Oração diária Olho por olho e dente por dente!

PRECISAMOS MUITO DE SUA AJUDA

Estimados irmãos venho aqui pedir a sua ajuda se possível for. Estamos fechando o mês e não vou conseguir pagar a mensalidade da divida do site referente ao servidor onde o site fica hospedado. Pra complicar minha situação tenho pai acamado. Diante das dificuldades que todos estamos passando compreendo o qto esta difícil para todos, mas se vc tiver a possibilidade de AJUDAR COM UMA DOAÇÃO sera de muita ajuda para diminuir as dividas. .Clique aqui para Doar

11ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

15 de junho de 2020

ORAÇÃO DO DIA

Pai, não permitas que a violência tome conta do meu coração; antes, torna-me capaz de responder, com gestos de amor, a quem me faz o mal.

PRIMEIRA LEITURA: 1Rs 21,1-16

Leitura do Primeiro Livro dos Reis – Naquele tempo, 1Nabot de Jez­rael possuía uma vinha em Jez­rael, ao lado do palácio de Acab, rei de Samaria. 2Acab falou a Nabot: “Cede-me a tua vinha, para que eu a transforme numa horta, pois está perto da minha casa. Em troca eu te darei uma vinha melhor, ou, se preferires, pagarei em dinheiro o seu valor”.
3Mas Nabot respondeu a Acab: “O Senhor me livre de te ceder a herança de meus pais”. 4Acab voltou para casa aborrecido e irritado por causa desta resposta que lhe deu Nabot de Jezrael: “Não te cederei a herança de meus pais”. Deitou-se na cama, com o rosto voltado para a parede, e não quis comer nada.
5Sua mulher Jezabel aproximou-se dele e disse-lhe: “Por que estás triste e não queres comer?” 6Ele respondeu: “Porque eu conversei com Nabot de Jezrael e lhe fiz a proposta de me ceder a sua vinha pelo seu preço em dinheiro, ou, se preferisse, eu lhe daria em troca outra vinha. Mas ele respondeu que não me cede a vinha”.
7Então sua mulher Jezabel disse-lhe: “Bela figura de rei de Israel estás fazendo! Levanta-te, toma alimento e fica de bom humor, pois eu te darei a vinha de Nabot de Jezrael”.
8Ela escreveu então cartas em nome de Acab, selou-as com o selo real, e enviou-as aos anciãos e nobres da cidade de Nabot. 9Nas cartas estava escrito o seguinte: “Proclamai um jejum e fazei Nabot sentar-se entre os primeiros do povo, 10e subornai dois homens perversos contra ele, que dêem este testemunho: ‘Tu amaldiçoaste a Deus e ao rei!’ Levai-o depois para fora e ape­drejai-o até que morra”.
11Os homens da cidade, an­ciãos e nobres concidadãos de Nabot, fizeram conforme a ordem recebida de Jezabel, como estava escrito nas cartas que lhes tinha enviado. 12Proclamaram um jejum e fizeram Nabot sentar-se entre os primeiros do povo. 13Chegaram os dois homens perversos, sentaram-se diante dele e testemunharam contra Nabot diante de toda a assembleia, dizendo: “Nabot amaldiçoou a Deus e ao rei”. Em virtude disto, levaram-no para fora da cidade e mataram-no a pedradas.
14Depois mandaram a notícia a Jezabel: “Nabot foi apedrejado e morto”. 15Ao saber que Nabot tinha sido apedrejado e estava morto, Jezabel disse a Acab: “Levanta-te e toma posse da vinha que Nabot de Jezrael não te quis ceder por seu preço em dinheiro; pois Nabot já não vive; está morto”. 16Quando Acab soube que Nabot estava morto, levantou-se para descer até a vinha de Nabot de Jezrael e dela tomar posse. – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 5

— Atendei o meu gemido, ó Senhor!
— Atendei o meu gemido, ó Senhor!

— Escutai, ó Senhor Deus, minhas palavras, atendei o meu gemido! Ficai atento ao clamor da minha prece, ó meu Rei e meu Senhor!

— Não sois um Deus a quem agrade a iniquidade, não pode o mal morar convosco; nem os ímpios poderão permanecer perante os vossos olhos.

— Detestais o que pratica a iniquidade e destruís o mentiroso. Ó Senhor, abominais o sanguinário, o perverso e enganador.

EVANGELHO: Mt 5,38-42

          – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 38“Ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ 39Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! 40Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! 41Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! 42Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado”.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Esta semana termina com as festas do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria. Coração é sede da bondade. Então, desde hoje, sejamos bondosos com todas as pessoas. Evitemos causar tristeza a quem quer que seja. Vão bater na sua face direita, e você vai oferecer a esquerda. Vão querer tirar a sua camisa, e você dará também o casaco. Vão obrigá-lo a andar um quilômetro, e você andará dois. Vão lhe pedir emprestado, e você emprestará. Por que tudo isso? Primeiro, para mostrar que você é livre. Depois, para não dar um certificado a atitudes que você não apoia. Por que dar um tapa, se você não está de acordo com o tapa que lhe deram? Não alimente o pecado do mundo, antes o enfraqueça. Introduza algo novo em seus relacionamentos, como a bondade e a compreensão. Não trate o inocente como culpado, mas trate o culpado como inocente, para que se reabilite. Continua válida a regra de ouro: “Faça ao outro o que você quer que seja feito a você”. Você não acha bom ser bem tratado? Um exemplo de maldade encontra-se no Primeiro Livro dos Reis, na história da vinha de Nabot. O rei Acab quis comprar a vinha. Nabot não quis vender por ser herança de seus pais. O rei ficou triste, e sua esposa Jezabel fez falsas acusações contra Nabot, que foi apedrejado e morreu. Assim Acab pôde se apossar da vinha.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Coloquemo-nos na presença do Senhor e, silenciando o nosso coração, peçamos a graça de escutar sua Palavra.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Rezemos: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho lenta e atentamente, quantas vezes julgar necessário, e destaque os verbos que mais lhe chamaram atenção. “Ouviste que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ Eu, porém, vos digo: não ofereçais resistência ao malvado!” Observar como a lei pode mudar as atitudes pessoais e sociais. Para omde caminha a Lei do Senhor?

“A Lei do Talião, em sua origem, objetivava prevenir punição excessiva. Gandhi observava: “A prática do olho por olho, dente por dente nos deixará todos cegos e sem dentes”. Jesus quer interromper o ciclo da violência. Essa superação acontece pelo perdão e pela capacidade de responder ao mal com o bem. Caminhar um quilômetro – uma milha – era obrigação dos judeus em relação aos dominadores romanos e suas bagagens. Esta era a obrigação. Caminhar mais de um quilômetro é a generosidade. Não podemos ficar nos limites do dever. Não podemos fazer apenas o mínimo, mas o máximo. Só o bem pode vencer o mal. Só o perdão pode trazer paz e possibilitar ao que errou uma vida nova. À Lei do Talião, Jesus responde com a lei do Amor.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim? Às vezes estar no caminho do Evangelho exige estar na contramão de outras leis? Como faço meu discernimento quando estou nesta encruzilhada? Que critérios orientam minhas decisões?

Oração (Vida)
Faça a sua oração pedindo a Jesus Cristo para que a Palavra viva em você. Reze pelas realidades que o(a) cercam e agradeça a Deus a vida e todo o bem que lhe acontece.

Oração pela igreja e pela pátria: “Deus e Senhor nosso, protegei a vossa Igreja, dai-lhe santos pastores e dignos ministros. Derramai as Vossas bençãos sobre o Nosso santo Padre, o Papa, sobre o nosso (Arce)bispo, sobre o nosso pároco e sobre todo o clero; sobre o Chefe da Nação e do Estado para que governem com justiça. Dai ao povo brasileiro paz constante e prosperidade completa. Favorecei, com os efeitos contínuos de Vossa bondade, o Brasil, este (arce)bispado, a paróquia em que habitamos, a cada um de nós em particular e a todas as pessoas por quem devemos orar ou que se recomendaram às nossas orações. Tende misericórdia das almas dos fiéis que padecem no purgatório: dai-lhes, Senhor, o descanso e a luz eterna. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)
A Palavra deste dia falou ao seu coração, tocou sua vida? Guarde tudo o que o Senhor, por meio da Palavra, o(a) chama a viver neste dia.

Bênção
“Procurem aperfeiçoar-se, exortem-se mutuamente, tenham um só pensamento, vivam em paz. E o Deus de amor e paz estará com vocês. Saúdem uns aos outros com beijo santo (…). A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês.” (2 Coríntios 13,11-14).

Ir. Carmen Maria Pulga

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

[apss_share]