Oração diária Olho por olho e dente por dente!

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 5,38-42

Somente quem é forte é capaz de oferecer a face esquerda quando lhe batem na direita. Somente o forte dá o manto a quem lhe tirou a túnica.

Façamos a oração do dia: Pai, não permitas que a violência tome conta do meu coração; antes, torna-me capaz de responder, com gestos de amor, a quem me faz o mal.

11ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 14 de junho de 2021

PRIMEIRA LEITURA: 2Cor 6,1-10  

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos, 1como colaboradores de Cristo, nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus, 2pois ele diz: “No momento favorável, eu te ouvi e no dia da salvação, eu te socorri”. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação.

3Não damos a ninguém nenhum motivo de escândalo, para que o nosso ministério não seja desacreditado. 4Mas em tudo nos recomendamos como ministros de Deus, com muita paciência, em tribulações, em necessidades, em angústias, 5em açoites, em prisões, em tumultos, em fadigas, em insônias, em jejuns, 6em castidade, em compreensão, em longanimidade, em bondade, no Espírito Santo, em amor sincero, 7em palavras verdadeiras, no poder de Deus, em armas de justiça, ofensivas e defensivas, 8em

honra e desonra, em má ou boa fama; considerados sedutores, sendo, porém, verazes; 9como desconhecidos, sendo porém, bem conhecidos; como moribundos, embora vivamos; como castigados, mas não mortos; 10como aflitos, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo muitos; como quem nada possui, mas tendo tudo.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 98(97) 

— O Senhor fez conhecer a salvação.

— O Senhor fez conhecer a salvação.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.

— O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.

— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!

EVANGELHO: Mt 5,38-42

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 38“Ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ 39Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! 40Se

alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! 41Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! 42Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Somente quem é forte é capaz de oferecer a face esquerda quando lhe batem na direita. Somente o forte dá o manto a quem lhe tirou a túnica. Virtude significa força, e quem é forte pratica de forma heroica as virtudes. Elas dão energia a suas pernas para que andem dois quilômetros quando forçadas por alguém a percorrer um. Pediram alguma coisa? Dê! Pediram emprestado? Empreste. Peça a Deus força suficiente para não resistir ao malvado, liberdade bastante para dar e emprestar sem esperar retorno. Os espertos vão gostar, vão te explorar ao máximo e sugar todo o teu sangue. Vão comer tudo e não deixar nada. O dom de Deus, porém, é completo e vem acompanhado de sabedoria e inteligência. Jesus está dando exemplos de como romper o círculo da vingança. Ele não está dando preceitos. Seu único preceito é o do amor fraterno. Ele propõe atitudes que desmontem a violência do agressor sem desmontar o agressor. O seguidor de Jesus será alguém com autodomínio, capaz de controlar seus ímpetos e suas emoções, capaz de estudar rapidamente a situação em que se encontra e sair-se bem. Como vencer o adversário sem aplicar o princípio do “olho por olho, dente por dente”? Como não resistir ao malvado sem dar prêmio à maldade? Tudo é possível se tomarmos decisões movidos pela sensibilidade do Espírito que é Amor.

LEITURA
ORANTE

Oração Inicial

Mais uma vez a Palavra de Jesus nos ilumina na caminhada cristã. Coloquemo-nos na presença do Senhor e, silenciando o nosso coração, peçamos a graça de escutar sua Palavra.

Rezemos: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia o texto e repita as palavras e as frases que mais chamaram sua atenção durante a leitura. Você recorda outras citações bíblicas que tratam dos mesmos elementos presentes neste texto?

“A Lei do Talião – olho por olho, dente por dente – não era um convite para a vingança, mas para a moderação. Visava prevenir excessiva punição; o castigo não poderia ser maior que o crime. O Antigo Testamento mostra preocupação com isso. Jesus se propõe a interromper o curso da violência, superar as retaliações e favorecer novas relações. Além de superar o ciclo da violência, o discípulo deve promover o bem com respostas generosas. Uma lei obrigava todo judeu a carregar a bagagem de um romano por uma milha, aproximadamente a distância de um quilômetro. Esta é a milha da obrigação. Jesus pede uma segunda milha, a da generosidade. Gratuidade é uma das características do Reino. Não querer o mínimo, mas o máximo.”

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Às vezes estar no caminho do Evangelho exige estar na contramão de outras leis? Como faço meu discernimento quando estou nesta encruzilhada? Que critérios orientam minhas decisões?

Oração (Vida)

Faça a sua oração pedindo a Jesus Cristo para que a Palavra viva em você. Reze pelas realidades que o(a) cercam e agradeça a Deus a vida e todo o bem que lhe acontece.
Oração pela igreja e pela pátria: “Deus e Senhor nosso, protegei a vossa Igreja, dai-lhe santos pastores e dignos ministros. Derramai as Vossas bençãos sobre o Nosso santo Padre, o Papa, sobre o nosso (Arce)bispo, sobre o nosso pároco e sobre todo o clero; sobre o Chefe da Nação e do Estado para que governem com justiça. Dai ao povo brasileiro paz constante e prosperidade completa. Favorecei, com os efeitos contínuos de Vossa bondade, o Brasil, este (arce)bispado, a paróquia em que habitamos, a cada um de nós em particular e a todas as pessoas por quem devemos orar ou que se recomendaram às nossas orações. Tende misericórdia das almas dos fiéis que padecem no purgatório: dai-lhes, Senhor, o descanso e a luz eterna. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra de Deus em sua vida? O que ela lhe propõe viver? Como você pretende atingir esse propósito?

Bênção

“E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos (…) A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito” Amém (Gálatas 6,9; 18).

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !