Liturgia diária, A palavra escondida será descoberta - Lc 8,16-18

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 8,16-18

Façamos a oração do dia: Pai, transforma-me em lâmpada do Reino, para que, por meio de meu testemunho de vida, eu possa mostrar teu caminho a muitas pessoas que vagam nas trevas.

25ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 20 de setembro de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Esd 1,1-6  

Início do Livro de Esdras.

1No primeiro ano do reinado de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor pronunciada pela boca de Jeremias, o Senhor moveu o espírito de Ciro, rei da Pérsia, que mandou publicar em todo o seu reino, de viva voz e por escrito, a seguinte proclamação:

2“Assim fala Ciro, rei da Pérsia: O Senhor, Deus do Céu, me deu todos os reinos da terra e me encarregou de lhe construir um templo em Jerusalém, na terra de Judá. 3Quem, dentre vós todos, pertence a seu povo? Que o Senhor, seu Deus, esteja com ele, e que se ponha a caminho e suba a Jerusalém, e construa o templo do Senhor, Deus de Israel, o Deus que está em Jerusalém. 4E a todos os sobreviventes, onde quer que residam, as pessoas do lugar proporcionem prata, ouro, bens e animais, além de donativos espontâneos para o templo de Deus, que está em Jerusalém”. 5Então

se levantaram os chefes de família de Judá e de Benjamim, os sacerdotes e os levitas, todos aqueles que se sentiram inspirados por Deus para ir edificar o templo do Senhor, que está em Jerusalém. 6E todos os seus vizinhos lhes trouxeram toda espécie de ajuda em prata, ouro, bens, animais e objetos preciosos, sem falar em todas as doações espontâneas.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 126(125)

— Maravilhas fez conosco o Senhor!

— Maravilhas fez conosco o Senhor!

— Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, parecíamos sonhar; encheu-se de sorriso nossa boca, nossos lábios de canções.

— Entre os gentios se dizia: “Maravilhas fez com eles o Senhor!” Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria.

— Mudai a nossa sorte, ó Senhor, como torrentes no deserto. Os que lançam as sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria.

— Chorando de tristeza sairão, espalhando suas sementes; cantando de alegria voltarão, carregando os seus feixes!

EVANGELHO: Lc 8,16-18

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 16“Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz. 17Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto. 18Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

A luz acesa ilumina quem entra na casa. Tudo o que é atingido pela claridade da luz se torna manifesto. Não fica nada escondido. A comunidade cristã é uma casa de família, de portas abertas para acolher quem quer entrar. Quem chega coberto pela poeira da vida passa por um banho e é logo iluminado. A água do banho é acompanhada de uma palavra oferecida a todos. É a Palavra da Salvação, verdadeira luz que ilumina o que estava oculto e torna manifesto o que está escondido. Você que entrou, iluminado pela luz da Palavra, veja como ouve a Palavra. “Tendo ouvido a Palavra com coração nobre e generoso, conserve-a e produza fruto pela perseverança.”

A

passagem de Lucas que estamos lendo hoje é continuação imediata da explicação dada por Jesus da parábola do semeador. A semente da Palavra é lançada sobre o universo. Aquele que semeia não tem apenas o título de semeador, mas sai semeando. Aquele que ouve deve cuidar do modo como ouve. Tenha o recipiente do coração aberto, porque ao que tem será dado, quem tem terá mais e quem não tem ficará sem nada. A narrativa de Lucas termina com a questão dos verdadeiros parentes de Jesus. Quem é a família de Jesus nesta casa iluminada pela Palavra. Jesus mesmo responde: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Ao entrar em oração aquietemos nosso ser, corpo e mente, para estarmos bem alerta e consciente à exortação de Jesus: “Prestai atenção à maneira como vós ouvis!” Disponho-me a ouvir com atenção à sua Palavra.

Rezemos: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Tira de mim o coração de pedra para substituí-lo por um coração sensível. Amém.”

Leitura (Verdade)

Não basta apenas ouvir o Evangelho. É preciso ouvir do jeito certo, pondo em prática o que se ouviu.

“A lâmpada – imagem doméstica positiva – ajuda a entender a verdadeira a razão do discipulado: o projeto divino, revelado por Jesus, deve expandir-se sem limites. Daí a advertência de saber ouvir, ou seja, estar disposto a responder ativamente para alcançar novas dimensões do projeto do Reino de Deus. Aquele que acende uma lâmpada é o primeiro a beneficiar-se de sua luz. Mas a luz não é propriedade privada: ela precisa servir a todos. Este é o compromisso do discípulo-missionário. Não somos simples fregueses que se retiram uma vez satisfeita sua necessidade. Aquele que foi evangelizado, deve evangelizar os demais. O cristão é alguém a quem Cristo confia os outros irmãos. A partilha é nosso compromisso.” 

Meditação (Caminho)

Se começamos a praticar a Palavra de Deus com as possibilidades que temos no momento, receberemos de Deus a ajuda necessária para ir crescendo e melhorando. Jesus vai iluminando nosso caminho a medida que caminhamos em sua estrada, despertos e dispostos a segui-lo.
Como a Palavra de Deus, rezada e meditada, renova em mim a fé, a esperança, a confiança no Senhor? Estou na estrada de Jesus?

Oração (Vida)

“Jesus Mestre, santificai meus pensamentos e aumentai minha fé.
Jesus Mestre, libertai-me do desânimo e fortificai minha esperança.
Jesus, Mestre vivo na Igreja, ajudai-me a viver a solidariedade e o amor.
Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de Vós tudo espero.
Jesus, caminho da santidade, tornai-me vosso fiel seguidor.
Jesus Caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está nos céus.
Jesus Vida, vivei em mim, para que eu viva em Vós.
Jesus Vida, fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor.
Jesus Verdade, que eu seja luz para o mundo.
Jesus Caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica diante de todos
Jesus Vida, fazei que minha presença comunique vosso amor e vossa alegria. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Senhor, que tua Palavra esteja presente neste meu dia para que eu seja capaz de pôr em prática os apelos que Jesus fez aos discípulos e a mim, hoje, através deste Evangelho.

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro (a) da Boa Nova.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !