Liturgia diária Olha, nós deixamos tudo e te seguimos - Mc 10,28-31

PRECISO MUITO TE AJUDA !
Divida desse mês é de R$ 514,00 (referente a mensalidade do servidor do site) Data para acertar o pagamento: 17/06
Valor arrecadado: R$ 104,89
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

8ª Semana Comum – Ano Litúrgico A

28 de fevereiro de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, dá-me a graça de entregar-me totalmente ao serviço do Reino, sem esperar outra recompensa além de saber-me amado por ti.

PRIMEIRA LEITURA:  Eclo 35,1-15

Leitura do Livro do Eclesiástico – 1Aquele que guarda a lei faz muitas oferendas; 2aquele que cumpre os preceitos oferece um sacrifício salutar (3).4Aquele que mostra agradecimento, oferece flor de farinha, e o que pratica a beneficência oferece um sacrifício de louvor.
5O que agrada ao Senhor é afastar-se do mal, e o que o aplaca é deixar a injustiça. 6Não te apresentes na presença de Deus de mãos vazias, 7porque tudo isso se faz em virtude do preceito. 8O sacrifício do justo enriquece o altar, o seu perfume sobe ao Altís­simo. 9A oblação do justo é aceitável, e sua memória não cairá no esquecimento.
10Honra ao Senhor com coração generoso e não regateies as primícias que apresentares. 11Faze todas as tuas oferendas com semblante sereno, e com alegria consagra o teu dízimo. 12Dá a Deus segundo a doação que ele te fez, e com generosidade, conforme as tuas posses; 13porque ele é um Deus retri­buidor, e te recompensará sete vezes mais. 14Não tentes corrom­pê-lo

com presentes: ele não os aceita; 15nem confies em sacrifício injusto, porque o Senhor é um juiz que não faz discriminação de pessoas

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 49

          — A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
— A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

— “Reuni à minha frente os meus eleitos, que selaram a Aliança em sacrifícios!” Testemunha o próprio céu seu julgamento, porque Deus mesmo é juiz e vai julgar.

— “Escuta, ó meu povo, eu vou falar; ouve, Israel, eu testemunho contra ti: Eu, o Senhor, somente eu, sou o teu Deus! Eu não venho censurar teus sacrifícios, pois sempre estão perante mim teus holocaustos.

— Imola a Deus um sacrifício de louvor e cumpre os votos que fizeste ao Altíssimo. Quem me oferece um sacrifício de louvor, este sim é que me honra de verdade. A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

EVANGELHO:  Mc 10,28-31

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio

de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Marcos.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, 28começou Pedro a dizer a Jesus: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. 29Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, 30receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna.
31Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Os servidores do povo de Deus ocupam o último lugar. Os discípulos de Jesus Cristo deixam tudo para segui-lo. O discípulo não pode se iludir nem ser iludido. “Seduziste-me, Senhor”, disse o profeta Jeremias a Deus, “e eu me deixei seduzir”. Queria ele dizer que tinha sido enganado quando

Deus o chamou para profetizar. Pensar que a entrada com Jesus em Jerusalém será triunfal, com imprensa e fotógrafos, é ilusão. O discípulo que deixa tudo em vista de uma recompensa maior pode se equivocar. A propaganda vocacional apresentada pelo evangelista São Marcos não é das mais atraentes. O candidato descobrirá rapidamente que esperam dele um mínimo de seriedade num grande gesto de entrega. O apóstolo São Pedro tem consciência de ter deixado tudo para seguir Jesus. Quer saber então qual será a sua recompensa. Num primeiro momento a resposta vocacional não é clara nem total. Deve ser aprimorada ao longo da vida. Começa no Batismo e vai até adormecermos no Senhor. Aqueles que deixaram casa, irmãos, mãe, pai, filhos e campos por causa de Cristo e do Evangelho, vão receber cem vezes mais já nesta vida, e no futuro a vida eterna. Vão receber casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições. A perspectiva de perseguições purifica a perspectiva interesseira de recompensa centuplicada.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Começamos a nossa oração apresentando ao Senhor tudo que somos e temos. Peçamos a luz de seu Espírito para compreendermos a sua Palavra. “Ó luz do Senhor, vem sobre nós e renova o dom do entendimento de tua Palavra!”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Leia-o com bastante calma e destaque os verbos, os personagens e outros elementos da Palavra que lhe chamam a atenção. Em seguida, responda: qual é o tema central do texto? Qual é a sua mensagem para nós?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Neste momento de meditação, leia novamente o Evangelho e deixe-se tocar pela Palavra. Ao meditar, você é convidado a deixar que a Palavra de Deus se misture com a sua vida. Ou seja, deixe que a sua vida seja iluminada por Deus por meio da Palavra.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Depois de deixar-se iluminar pela Palavra, faça a sua oração. Agradeça ao Senhor seu grande amor, pois Ele se fez semelhante a nós para mostrar que nos ama. Reze sem medo e diga-lhe o que se passa com você e com seus irmãos e irmãs.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Silencie neste momento seu coração e assuma o compromisso de viver a Palavra neste dia.

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]