Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
Para bem nos preparar invoquemos a presença do Espírito Santo:
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos
Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.
ORAÇÃO DO DIA
PRIMEIRA LEITURA: At 3,11-26
12Ao ver isso, Pedro dirigiu-se ao povo: “Israelitas, por que vos espantais com o que aconteceu? Por que ficais olhando para nós, como se tivéssemos feito este homem andar com nosso próprio poder ou piedade? 13O Deus de Abraão, de Isaac, de Jacó, o Deus de nossos antepassados glorificou o seu servo Jesus. Vós o entregastes e o rejeitastes diante de Pilatos, que estava decidido a soltá-lo.
14Vós
17E agora, meus irmãos, eu sei que vós agistes por ignorância, assim como vossos chefes. 18Deus, porém, cumpriu desse modo o que havia anunciado pela boca de todos os profetas: que o seu Cristo haveria de sofrer. 19Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos, para que vossos pecados sejam perdoados. 20Assim podereis alcançar o tempo do repouso que vem do Senhor. E ele enviará Jesus, o Cristo, que vos foi destinado.
21No entanto, é necessário que o céu o receba, até que se cumpra o tempo da restauração de todas as coisas, conforme disse Deus, nos tempos passados, pela boca de seus santos profetas. 22Com efeito, Moisés afirmou: ‘O Senhor Deus fará surgir, entre vós irmãos, um profeta como eu. Escutai tudo o que ele vos disser. 23Quem
24E todos os profetas que falaram, desde Samuel e seus sucessores, também eles anunciaram estes dias. 25Vós sois filhos dos profetas e da aliança, que Deus fez com vossos pais, quando disse a Abraão: ‘Através da tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra’.
26Após ter ressuscitado o seu servo, Deus o enviou em primeiro lugar a vós, para vos abençoar, na medida em que cada um se converta de suas maldades”. – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
— Ó Senhor, nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo!
— Ó Senhor, nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo! Perguntamos: “Senhor, que é o homem para dele assim vos lembrardes e o tratardes com tanto carinho?”
—
— As ovelhas, os bois, os rebanhos, todo o gado e as feras da mata; passarinhos e peixes dos mares, todo ser que se move nas águas.
EVANGELHO: Lc 24,35-48
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
– Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 35os discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. 36Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!”
37Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. 38Mas Jesus disse: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? 39Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho”.
40E dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés. 41Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: “Tendes aqui alguma coisa para comer?” 42Deram-lhe um pedaço de peixe assado. 43Ele o tomou e comeu diante deles. 44Depois disse-lhes: “São estas as coisas que vos falei quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.
45Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, 46e lhes disse: “Assim está escrito: o Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia 47e no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. 48Vós sereis testemunhas de tudo isso”
– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.
Comentário do Evangelho
Os discípulos de Emaús acertaram o caminho quando o refizeram. Estavam certos de que tudo tinha terminado. Não lhes restava outra coisa a não ser voltar para casa. Acolhedores, não se negaram a conversar com o viajante que não conheciam. Acolhedores, partilharam o pão com o desconhecido. Contavam sua experiência do dia aos discípulos em Jerusalém, quando Jesus se pôs no meio deles. Saudou-os com a paz e desfez o espanto, feito de alegria e surpresa. Mesmo à distância eles o tinham visto sofrer, morrer e ser sepultado. Vê-lo ali vivo como sempre, falando, permitindo ser tocado, pedindo alimento, era uma alegria e ao mesmo tempo uma situação muito estranha. Deram-lhe um pedaço de peixe assado. O anjo Rafael segredou aos familiares de Tobias: Pareceu-lhes que eu comia, mas foi só aparência. Como é ser ressuscitado? Acima das perguntas, brilha para nós a esperança da feliz ressurreição, quando, desfeito o corpo mortal, nos será no céu dado um corpo imperecível. Não tenham medo. A paz esteja com vocês.
Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
Neste momento de oração, recordemos este período que estamos vivendo, a Oitava da Páscoa, tempo de graça, de vida nova, trazida pela ressurreição de Jesus Cristo. Que Ele esteja conosco!
Iniciemos a oração, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
“Ó Espírito Santo de Deus, vem sobre nós e acendei o fogo de vosso amor, para que assim compreendamos bem a sua Palavra.”
Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? O Evangelho de hoje dá continuidade à passagem de ontem, dos discípulos de Emaús.
Faça a leitura do texto destacando os elementos essenciais da narrativa. Perceba que os discípulos de Emaús dão aos outros o testemunho de que Jesus está vivo, e, naquele mesmo momento, o próprio Jesus lhes aparece.
A comunidade fica sem saber o que pensar, meio perdida diante do acontecido. Há uma mistura de sentimentos diante da morte e da ressurreição de Jesus. E quando Ele se apresenta, a comunidade toma o cuidado de deixar claro que Ele é realmente o crucificado e ressuscitado.
Meditação (Caminho)
O que o texto me diz? O texto bíblico fala com você, ou melhor, Deus fala com você, por meio de sua Palavra.
Se for preciso, releia o texto e deixe-se tocar por ele. Detenha-se nas expressões, palavras ou personagens que mais lhe chamaram atenção. Este é o momento em que você se dispõe a escutar com mais atenção o que Deus quer lhe falar.
Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Você se deixou tocar pela Palavra do Senhor, agora é hora de dizer a Ele o que você sente, aquilo de que necessita. Abra o seu coração e entregue ao Pai as suas necessidades e as pessoas ao seu redor.
Contemplação (Vida e Missão)
Neste momento, procure perceber o que se passa com você. Qual olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que está experimentando neste momento? Sintetize em uma palavra o que sentiu e vivenciou e leve-a com você durante o dia, com o propósito de vivê-la.
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
Leitura orante: Equipe de Redação Paulinas Internet.
AJUDE A MANTER O SITE NO AR !
Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto
ou
PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto
Deus te abençoe !