Liturgia diária, Oferecer a outra face, entregar o manto - Mt 5,38-42

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !

11ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

19 de junho de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, não permitas que a violência tome conta do meu coração; antes, torna-me capaz de responder, com gestos de amor, a quem me faz o mal.

PRIMEIRA LEITURA: 2Cor 6,1-10

Leitura da segunda carta de são Paulo aos Coríntios –

Irmãos, 1Na qualidade de colaboradores seus, exortamo-vos a que não recebais a graça de Deus em vão. 2Pois ele diz: Eu te ouvi no tempo favorável e te ajudei no dia da salvação (Is 49,8). Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação. 3A ninguém damos qualquer motivo de escândalo, para que o nosso ministério não seja criticado. 4Mas em todas as coisas nos apresentamos como ministros de Deus, por uma grande constância nas tribulações, nas misérias, nas angústias, 5nos açoites, nos cárceres, nos tumultos populares, nos trabalhos, nas vigílias, nas privações; 6pela pureza, pela ciência, pela longanimidade, pela bondade, pelo Espírito Santo, por uma caridade sincera, 7pela palavra da verdade, pelo poder de Deus; pelas armas da justiça ofensivas e defensivas, 8através da honra e da desonra, da boa e da má fama. 9Tidos por impostores, somos, no entanto, sinceros; por desconhecidos, somos bem conhecidos; por

agonizantes, estamos com vida; por condenados e, no entanto, estamos livres da morte. 10Somos julgados tristes, nós que estamos sempre contentes; indigentes, porém enriquecendo a muitos; sem posses, nós que tudo possuímos!

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 97

          —O Senhor fez conhecer a salvação.
— O Senhor fez conhecer a salvação.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.

— O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.

— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!

EVANGELHO: Mt 5,38-42

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 38Tendes ouvido o que foi dito: Olho por olho, dente por dente. 39Eu, porém, vos digo: não resistais ao mau. Se alguém te ferir a face direita, oferece-lhe também

a outra. 40Se alguém te citar em justiça para tirar-te a túnica, cede-lhe também a capa. 41Se alguém vem obrigar-te a andar mil passos com ele, anda dois mil. 42Dá a quem te pede e não te desvies daquele que te quer pedir emprestado.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Não resistir ao malvado; oferecer a outra face; entregar o manto; caminhar o dobro, tudo isto é andar na contramão do “olho por olho, dente por dente”, mas é também dar um prêmio à maldade. Ao menos é o que parece. Na realidade, porém, não retribuir o mal com o mal significa na prática romper o elo de uma corrente contínua de violência. Agir contra ou introduzir atos contrários aos costumeiros é atitude de quem é forte. É preciso ter coragem para andar na contramão daquilo que todo mundo acha normal. Oferecer a outra face é uma ação gratuita e inesperada. Ela inaugura algo novo no

meio de coisas velhas, repetitivas, já conhecidas. Um tapa retribuído com outro tapa é repetição do que já foi visto. O que há de novo em retribuir olho por olho e dente por dente? É assim que a violência se estabelece e perpetua. No jogo da vida, nas relações conflituosas, a criatividade do Espírito sugere continuamente atos novos capazes de modificar o que já é conhecido. É ciência e arte que não se improvisam. A arte está em desarmar a violência. A ciência procura saber com que recursos isto pode ser feito. Cada caso é um caso, cada pessoa é diferente. A prudência encontrará o caminho mais apto para se atingir o fim almejado. O ponto de partida é claro: não repetir o que já foi feito. Ao contrário, procurar que o adversário caia com seu próprio peso.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Coloquemo-nos na presença do Senhor e, silenciando o nosso coração, peçamos a graça de escutar sua Palavra. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Rezemos: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho lenta e atentamente, quantas vezes julgar necessário, e destaque os verbos que mais lhe chamaram atenção. “Ouviste que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ Eu, porém, vos digo: não ofereçais resistência ao malvado!” Qual é a mensagem central do Evangelho de hoje?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Que palavra do Evangelho mais o(a) tocou? Qual caminho esta Palavra o(a) convida a seguir? Releio o texto, medite-o com atenção e escute o Senhor.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Faça a sua oração pedindo a Jesus Cristo para que a Palavra viva em você. Reze pelas realidades que o(a) cercam e agradeça a Deus a vida e todo o bem que lhe acontece.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Guarde tudo o que o Senhor, por meio da Palavra, o(a) chama a viver neste dia.

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]