Oração diária, Dedicação da Basílica de Latrão - Jo 2,13-22

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Jo 2,13-22

A atitude de Jesus diante os vendilhões no templo nos diz que algo grave estava acontecendo. O Templo havia sido tomado por multidão de aproveitadores.

Façamos a oração do dia: Senhor Jesus, que eu tenha pelas coisas do Pai o mesmo zelo que tiveste, sabendo reconhecer as exigências práticas da minha fé.

Dedicação da Basílica do Latrão (Catedral de Roma) – Ano Litúrgico A

Liturgia do dia 09 de novembro de 2020

PRIMEIRA LEITURA: Ez 47,1-2.8-9.12 ou 1Cor 3,9c-11.16-17

Leitura da Profecia de Ezequiel

Naqueles dias, 1o homem fez-me voltar até a entrada do Templo e eis que saía água da sua parte subterrânea na direção leste, porque o Templo estava voltado para o oriente; a água corria do lado direito do Templo, a sul do altar. 2Ele fez-me sair pela porta que dá para o norte, e fez-me dar uma volta por fora, até à porta que dá para o leste, onde eu vi a água jorrando do lado direito. 8Então ele me disse: “Estas águas correm para a região oriental, descem para o vale do Jordão, desembocam nas águas salgadas do mar, e elas se tornarão saudáveis. 

9Onde o rio chegar, todos os animais que ali se movem poderão viver.

Haverá peixes em quantidade, pois ali desembocam as águas que trazem saúde; e haverá vida aonde chegar o rio. 12Nas margens junto ao rio, de ambos os lados, crescerá toda espécie de árvores frutíferas; suas folhas não murcharão e seus frutos jamais se acabarão: cada mês darão novos frutos, pois as águas que banham as árvores saem do santuário. Seus frutos servirão de alimento e suas folhas serão remédio”.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

Ou (escolhe-se uma das leituras)

Primeira Leitura (1Cor 3,9c-11.16-17)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos, 9cvós sois lavoura de Deus, construção de Deus. 10Segundo a graça que Deus me deu, eu coloquei — como experiente mestre de obra — o alicerce, sobre o qual outros se põem a construir. Mas cada qual veja bem como está construindo. 11De fato, ninguém pode colocar outro alicerce diferente do que está aí, já colocado: Jesus Cristo.

16Acaso não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus mora em vós? 17Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá, pois o santuário de Deus é santo e vós sois esse santuário.

– Palavra do

Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 46(45)

— Os braços de um rio vêm trazer alegria à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo.
— Os braços de um rio vêm trazer alegria à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo.

— O Senhor para nós é refúgio e vigor, sempre pronto, mostrou-se um socorro na angústia; assim não tememos, se a terra estremece, se os montes desabam, caindo nos mares.

— Os braços de um rio vêm trazer alegria à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo. Quem a pode abalar? Deus está no seu meio! Já bem antes da aurora, ele vem ajudá-la.

— Conosco está o Senhor do universo! O nosso refúgio é o Deus de Jacó. Vinde ver, contemplai os prodígios de Deus e a obra estupenda que fez no universo: reprime as guerras na face da terra.

EVANGELHO:  Jo 2,13-22

– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
– Glória a vós,

Senhor.

13Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. 14No Templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. 15Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. 

16E disse aos que vendiam pombas: “Tirai isto daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!” 17Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: “O zelo por tua casa me consumirá”. 18Então os judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agir assim?”

19Ele respondeu: “Destruí este Templo, e em três dias o levantarei”. 20Os judeus disseram: “Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?” 21Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo. 22Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Basílica é um edifício com estilo próprio. Esse tipo de arquitetura foi muito conveniente para a liturgia e as assembleias da Igreja desde o início do cristianismo. Há quatro Basílicas Maiores em Roma: São Pedro, Santa Maria, São Paulo e São João de Latrão. Hoje celebramos a festa da Dedicação da Basílica de Latrão, o dia em que ela foi consagrada para o serviço divino.

É a catedral do Papa, por isso todas as Igrejas do mundo latino celebram a festa. Basílicas menores são igrejas que foram honradas com esse título dado pelo Papa, sobretudo pela grande afluência do povo. A construção de material sólido tem sua importância, sem nos esquecermos de que cada cristão é templo vivo do Espírito Santo.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Coloque-se diante desta cena do Evangelho e observe como quem está do lado de fora. Onde ela acontece? O que Jesus faz? O que diz? Qual pergunta os judeus fazem? Qual é a resposta de Jesus?

Agora, entre em seu templo e faça sua oração: “Senhor Jesus, olho para meu santuário interior e temo a tua indignação. Mas não recuo. Rogo que expulses tudo que em mim é indigno de permanecer na tua presença, tudo o que é mercadoria, moeda de câmbio, interesses mesquinhos. Pelo menos neste momento, faça de meu coração morada do Pai, e que esta experiência deixe em mim o gosto da oração simples, pura, que me nutre de teu divino amor.”

Leitura (Verdade)

O episódio da expulsão dos vendedores do templo é narrado pelos evangelhos sinóticos na última semana de Jesus, após relatar sua entrada em Jerusalém. A atitude de Jesus surpreende, e os motivos devem, necessariamente, ser graves. O gesto significa o fim de um velho modelo religioso.

O novo modelo, que Jesus propõe, dispensa bancas e cambistas. No coração está a vida do povo e o verdadeiro louvor ao Pai. No lugar de um templo material, os templos vivos dos seus filhos e filhas.

Faça a leitura do texto pausadamente, quantas vezes julgar necessário e descubra qual é a mensagem de Jesus e qual ensinamento Ele nos deixa nesta Palavra.

“O fato surpreende. Cheio de ternura e perdão, o Mestre parece negar sua biografia e provoca um escândalo no Templo. Sua atitude nos diz que alguma coisa muito grave estava acontecendo. O Templo sagrado havia sido tomado por multidão de aproveitadores.

Em nome da fé, escravizavam os humildes, profanavam o Templo. Jesus rompe com essa estrutura e assinala que o novo Templo acontecerá com sua ressurreição. A data de hoje assinala a inauguração da Basílica do Latrão, em Roma, no ano de 324, durante muito tempo residência papal. Nós também somos templos e nossa família também é sagrada. Francisco de Assis lembrava que o mundo inteiro é templo de Deus. Não podemos profanar a casa de Deus.”

Meditação (Caminho)

Em primeiro lugar, Jesus deixa claro que os lugares sagrados merecem respeito. Depois, Ele fala do templo de seu Corpo Ressuscitado e dos templos vivos que somos nós, seus filhos e filhas. O que mais este texto lhe diz? Como você cuida do seu corpo, templo do Espírito Santo? Se Jesus viesse de surpresa, como encontraria hoje seu templo interior.

Oração (Vida)

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes. Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas. Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados.

Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos. Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra. Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Após contemplar a ação de Jesus para com as forças que nos dividem tome uma decisão radical de procurar construir relações humanas mais cristãs, com gestos de amor e atitudes de solidariedade.

Bênção

Concedei, ó Deus, a vossos filhos a benção desejada, para que nutridos por vosso amor produzam frutos de paz e de justiça. Amém

  • O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.
  • Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui