Oração diária Orai assim: Pai nosso...

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 6,7-15

No Evangelho de hoje Jesus aprofunda, um pouco mais, como deve ser nossa oração e nosso jeito de praticar a justiça.

Façamos a oração do dia: Espírito do Pai, leva-me a transformar em vida a minha oração, e a descobrir, na oração, o sentido da minha vida.

11ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 17 de junho de 2021

PRIMEIRA LEITURA: 2Cor 11,1-11 

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos, 1oxalá pudésseis suportar um pouco de insensatez, da minha parte. Na verdade, vós me suportais. 2Sinto por vós um amor ciumento semelhante ao amor que Deus vos tem. Fui eu que vos desposei a um único esposo, apresentando-vos a Cristo como virgem pura. 3Porém, receio que, como Eva foi enganada pela esperteza da serpente, também vossos pensamentos se corrompam, afastando-se da simplicidade e purezas devidas a Cristo: 4De fato, se aparece alguém pregando outro Jesus, que nós não pregamos, ou prometendo um outro Espírito, que não recebestes, ou anunciando um outro evangelho, que não acolhestes, vós o suportais de bom grado. 5No entanto, entendo que em nada sou inferior a esses “super-apóstolos”! 6Mesmo que eu seja inábil na arte de falar, não o sou quanto à ciência: eu vo-lo tenho demonstrado em tudo e de todas as maneiras. 7Acaso

cometi algum pecado, pelo fato de vos ter anunciado o evangelho de Deus gratuitamente, humilhando-me a mim mesmo para vos exaltar? 8Para vos servir, despojei outras Igrejas, delas recebendo o meu sustento. 9E quando, estando entre vós, tive alguma necessidade, não fui pesado a ninguém, pois os irmãos vindos da Macedônia supriram as minhas necessidades. Em todas as circunstâncias, cuidei – e cuidarei ainda – de não ser pesado a vós. 10Tão certo como a verdade de Cristo está em mim, essa minha glória não me será arrebatada nas regiões da Acaia. 11E por quê? Será porque eu não vos amo? Deus o sabe!

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 111(110)

— Vossas obras; ó Senhor, são verdade e são justiça.

— Vossas obras; ó Senhor, são verdade e são justiça.

— Eu agradeço a Deus de todo o coração junto com todos os seus justos reunidos! Que grandiosas são as obras do Senhor, elas merecem todo o amor e admiração!

— Que beleza e esplendor são os seus feitos! Sua justiça permanece eternamente! O Senhor bom e clemente nos deixou a lembrança de suas grandes maravilhas.

Suas obras são verdade e são justiça, seus preceitos, todos eles, são estáveis, confirmados para sempre e pelos séculos, realizados na verdade e retidão.

EVANGELHO: Mt 6,7-15

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7”Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. 8Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. 9Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. 11O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. 13E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.

14De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15Mas,

se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

O Pai-Nosso é a oração de Jesus e do seguidor de Jesus. Na Igreja, comunidade de Jesus, o Pai-Nosso é a oração que não pode faltar. Foi a única oração que Jesus ensinou aos seus discípulos. Ela pode ser dita rapidamente, como fazemos com as orações vocais, e pode ser meditada, frase por frase.

Com ela podemos também fazer um bom exame de consciência. Por exemplo, como é que a tentação se apresenta na minha vida? O que é a tentação? Quem é o tentador? Por que é difícil resistir à tentação? Se ela nos atrai, é porque se apresenta com alguma coisa boa. Ninguém procura o que é ruim por ser ruim. Sempre procuramos o que achamos que é bom para nós.

Quando a serpente conversou com Eva, apresentou-lhe de forma muito tentadora a bondade do fruto da árvore proibida. E Eva, vendo que o fruto era apetitoso, bonito de ser visto e desejável para adquirir discernimento, perguntou a si mesma: “Por que não?”. E tomou a primeira decisão errada na história da humanidade. “Livra-nos, Senhor, do maligno”.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Com fé, peçamos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)

Ao ler pausadamente o Evangelho enumere as grandes petições que Jesus nos ensina pedir ao Pai. Com que atitude devemos nos dirigir ao Pai? Quais as consequências senão praticarmos o que pedimos nesta oração: “Perdoai nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”.

“A esmola e o jejum são coisas mensuráveis. O mesmo não se pode dizer da verdadeira oração. Os judeus tinham orações regulamentadas e muitas delas extensas. Os discípulos, certamente, haviam percebido a fragilidade dessas orações. E Jesus ensina a eles como orar de verdade. Não se trata de mudar a vontade de Deus em nosso favor. O Pai-Nosso indica o Pai como referência de nossa oração: o nome, o Reino, a vontade divina. Porque somos pobres, temos a necessidade de pedir: o pão, o perdão, a capacidade de resistir ao mal e de perdoar os irmãos. A vontade de Deus é a coisa mais maravilhosa que nos pode acontecer. Em cada pedido, fazemos uma ressalva: seja feita não a nossa, mas a sua vontade.

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Dialogue com a Palavra que você acabou de ler e procure perceber os apelos que ela lhe faz. Repita as petições que fazemos com a oração que Jesus nos ensinou: o Pai-nosso. Se possível escreva essas petições. A oração do Pai nosso resume a proposta do Reino de Deus. Bastaria, para o cristão, praticar com sinceridade o que reza no Pai-nosso.

Oração (Vida)

Ao Senhor entregamos nosso dia e pedimos que o Espírito Santo nos conceda a graça da compreensão do que pedimos com a oração do Pai nosso e nos dê a força para praticarmos o que pedimos.
“Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, como no céu, assim também na terra. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos que nos devem. E não nos introduzas em tentação, mas livra-nos do Maligno.”

Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra de Deus encontrou sintonia em sua vida? O que você deseja colocar em prática neste dia? Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !