Liturgia diária, O vosso coração se alegrará- Jo 16,20-23a

PRECISAMOS MUITO DE SUA AJUDA

Estimados irmãos venho aqui pedir a sua ajuda se possível for. Estamos com uma divida acumulada de R$ 4183,00. Pra complicar minha situação tenho pai acamado. Diante das dificuldades que todos estamos passando compreendo o qto esta difícil para todos, mas se vc tiver a possibilidade de AJUDAR COM UMA DOAÇÃO sera de muita ajuda para diminuir as dividas. .Clique aqui para Doar

6ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico A

22 de maio de 2020

ORAÇÃO DO DIA

Espírito de felicidade, que a certeza da ressurreição me ajude a suportar as dores e os sofrimentos, sem desfalecer.

PRIMEIRA LEITURA: At 18,9-18

Leitura dos Atos dos Apóstolos –

Estando Paulo em Corinto, 9uma noite, o Senhor disse-lhe em visão: “Não tenhas medo; continua a falar e não te cales, 10porque eu estou contigo. Ninguém te porá a mão para fazer mal. Nesta cidade há um povo numeroso que me pertence”. 11Assim Paulo ficou um ano e meio entre eles, ensinando-lhes a Palavra de Deus.
12Na época em que Galião era procônsul na Acaia, os judeus insurgiram-se em massa contra Paulo e levaram-no diante do tribunal, 13dizendo: “Este homem induz o povo a adorar a Deus de modo contrário à Lei”.
14Paulo ia tomar a palavra, quando Galião falou aos judeus, dizendo: “Judeus, se fosse por causa de um delito ou de uma ação criminosa, seria justo que eu atendesse a vossa queixa. 15Mas, como é questão de palavras, de nomes e da vossa Lei, tratai disso vós mesmos. Eu não quero ser juiz nessas coisas”. 16E Galião mandou-os sair do tribunal.
17Então todos agarraram Sóstenes, o chefe da sinagoga, e espancaram-no diante do tribunal. E Galião nem se incomodou com isso. 18Paulo permaneceu ainda vários dias em Corinto. Despedindo-se dos irmãos, embarcou para a Síria, em companhia de Priscila e Áquila. Em Cencreia, Paulo rapou a cabeça, pois tinha feito uma promessa.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 47(46)

         — O Senhor é o grande Rei de toda a terra.
— O Senhor é o grande Rei de toda a terra.

— Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria! Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, o soberano que domina toda a terra.

— Os povos sujeitou ao nosso jugo e colocou muitas nações aos nossos pés. Foi ele que escolheu a nossa herança, a glória de Jacó, seu bem-amado.

— Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta. Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa, salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei!

EVANGELHO: Jo 16,20-23a

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
20“Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. 21A mulher, quando deve dar à luz, fica angustiada porque chegou a sua hora; mas, depois que a criança nasceu, ela já não se lembra dos sofrimentos, por causa da alegria de um homem ter vindo ao mundo.
22Também vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria. 23aNaquele dia, não me perguntareis mais nada”

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

“Eu vos verei novamente, e o vosso coração se alegrará.” São palavras de Jesus referentes ao último dia, à sua vinda gloriosa no fim dos tempos, e referentes à vinda do Espírito Santo como o grande dom resultante da morte e da ressurreição do Senhor. “Naquele dia, não me perguntareis mais nada.” Esperamos pela revelação final e definitiva, quando veremos o Senhor face a face, e então nos veremos como realmente somos aos olhos de Deus. Entretanto, o Espírito Santo vai nos iluminando e na sua luz vemos a própria luz. Durante um ano e meio Paulo ensina a Palavra de Deus aos coríntios, sempre tendo que enfrentar dificuldades e oposições. Era, porém, acompanhado pelo próprio Senhor. “Não temas, continua a falar, eis que estou contigo”, disse-lhe Jesus numa visão. “Eu estou contigo”, já não mais como estava em Jerusalém ou Nazaré, mas no Espírito Santo. Nós nos abrimos ao Espírito Santo e nos dispomos a ser canais de sua manifestação ao mundo, sobretudo pela sensibilidade fraterna, para que o mundo possa se alegrar. A tristeza se faz presente ao longo de nossa vida, por isso pedimos a Deus a graça da alegria, que é resultado do encontro com seu Filho Jesus no Espírito Santo, alegria que ninguém nos pode tirar.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Com a imagem da mulher que sofre as dores de parto, mas depois vive uma grande alegria por ter dado à luz, Jesus compara a tristeza dos discípulos pela sua paixão e morte e a alegria pela sua ressurreição. Para bem compreendermos a Palavra que vamos meditar, peçamos: “Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)
Leia novamente o Evangelho e observe o que Jesus fala sobre tristeza e alegria. O que diz o texto? Quais palavras mais chamaram sua atenção durante a leitura?

“Jesus anuncia um mundo novo, banhado pela alegria. Compara o fato com as dores do parto. Desse sofrimento, nasce uma alegria definitiva. Hoje também a comunidade cristã geme as dores de parto. A caminhada do Reino é difícil e, por vezes, podemos ter a impressão de que fracassou. Isto porque raciocinamos a partir das estatísticas. “É agora que vai acontecer o Reino de Deus?”, perguntavam os apóstolos. O tecido do Reino tem que ser refeito cada dia. Ele está no meio de nós, mas de maneira frágil. Podemos definir isso como o Já e Ainda Não. As palavras de Jesus nos animam: “Não tenha medo, pequeno rebanho”. Ele estará sempre conosco, que formamos o Povo de Deus, mas que temos consciência de ser o “resto” de Israel.”(Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim hoje? Quais são as ações de quem caminha conforme a verdade? Como você acolhe o amor de Deus por nós, por você? Como você acolhe a tristeza e o sofrimento que experimenta ou já experimentou em algum momento da sua vida? É possível manter a alegria e a paz no sofrimento e nas dificuldades?

Oração (Vida)
A ti, Senhor, Deus todo-poderoso, elevo meu coração e meu olhar, para que tenhas compaixão de mim e me faças ver tudo como tu vês. Inunda de tua luz o coração humano, para que ele se plenifique de vida, de bondade e de misericórdia. Esteja sempre a nossa frente com tua luz para que fortalecidos com tua presença sejamos testemunhas autênticos de teu Reino.

Contemplação (Vida e Missão)
Confie ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça sua prece de agradecimento ou pedido.

Bênção
Benção da saúde:

  • O Senhor esteja convosco.
  • Ele esta entre nós.
  • Oremos: Senhor nosso Deus, que enviastes vosso Filho ao mundo para carregar as nossas enfermidades e levar sobre si as nossas dores, nós vos suplicamos por todas as pessoas doentes para que com a paciência fortalecida e a fé renovada superem a doença por vossa benção e voltem a gozar saúde por vossa ajuda.
  • Por Cristo Nosso Senhor.
  • Amém.
  • Deus de toda a consolação , que cuida de tidas as criaturas, vos dê a sua benção.
    Amém.
    Ir. Carmen Maria Pulga

Confira a Homilia da Ascenção do Senhor – A.Clique aqui

[apss_share]