Oração diária Mestre, queremos ver um sinal

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho Mt 12,38-42: Nem mesmo os milagres realizados por Jesus a geração adúltera não acredita em Jesus e ainda pede mais sinais e Jesus os adverte que será dado apenas o sinal de Jonas, ou seja acreditar e converter-se. Façamos a oração do dia: Pai, dá-me simplicidade de coração para reconhecer que Jesus é teu Filho, enviado ao mundo para nos salvar. E que jamais eu exija sinais além dos que ele já realizou.

16ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

20 de julho de 2020

ORAÇÃO DO DIA

Pai, dá-me simplicidade de coração para reconhecer que Jesus é teu Filho, enviado ao mundo para nos salvar. E que jamais eu exija sinais além dos que ele já realizou.

PRIMEIRA LEITURA: Mq 6,1-4.6-8

Leitura da Profecia de Miquéias – 1Ouvi o que diz o Senhor: “Levanta-te, convoca um julgamento perante os montes e faze com que as colinas ouçam tua voz”.
2Ouvi, montes, as razões do Senhor em juízo, escutai-o, fundamentos da terra; a pendência do Senhor é com seu povo, ele disputa em juízo contra Israel. 3“Povo meu, que é que te fiz? Em que te fui penoso? Responde-me. 4Eu te retirei da terra do Egito e te libertei da casa de servidão, e pus à tua frente Moisés, Aarão e Maria”.
6“Que oferta farei ao Senhor, digna dele, ao ajoelhar-me diante do Deus altíssimo? Acaso oferecerei holocaustos e novilhos de um ano? 7Acaso agradam ao Senhor carneiros aos milhares e torrentes de óleo? Porventura ofer¬taria eu o meu primogênito, por um crime meu, o fruto do meu sangue pelos pecados da minha vida?” 8Foi-te revelado, ó homem, o que é o bem, e o que o Senhor exige de ti: principalmente praticar a justiça e amar a misericórdia, e caminhar solícito com teu Deus. – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 50(49)

 — A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
— A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

— Reuni à minha frente os meus eleitos, que selaram a Aliança em sacrifícios! Testemunha o próprio céu seu julgamento, porque Deus mesmo é juiz e vai julgar.

— Eu não venho censurar teus sacrifícios, pois sempre estão perante mim teus holocaustos; não preciso dos novilhos de tua casa nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos.

— Como ousas repetir os meus preceitos e trazer minha Aliança em tua boca? Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos e deste as costas às palavras dos meus lábios!

— Diante disso que fizeste eu calarei? Acaso pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo e manifesto essas coisas aos teus olhos.

— Quem me oferece um sacrifício de louvor, este sim é que me honra de verdade. A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

EVANGELHO: Mt 12,38-42

          – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 38alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: “Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti”. 39Jesus respondeu-lhes: “Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas.
40Com efeito, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra. 41No dia do juízo, os habitantes de Nínive se levantarão contra essa geração e a condenarão, porque se converteram diante da pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas. 42No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração, e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão”.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Herodes, quando se encontrou com Jesus, queria ver algum milagre. Herodes certamente gostava de circo e de distrações. Jesus, porém, era sério, como sério foi João Batista. Eles não vieram para brincar. Agora são os escribas e os fariseus que querem ver um sinal. Querem alguma coisa extraordinária, fora do ordinário da vida. Jesus os encaminha para o único sinal que ele pretende dar, o sinal de Jonas, que não é sinal do céu, mas sinal da terra. Se algum espetáculo houver, será o da conversão dos escribas e fariseus, e de Herodes. Isto sim será um grande sinal. O sinal de Jonas significa uma mudança de atitude social. Os responsáveis pelo sistema em que vive uma população devem se converter, caso o sistema seja gerador de violência, corrupção e todo tipo de injustiça. Espera-se mais do que uma conversão pessoal de faltas e defeitos. Espera-se a conversão dos responsáveis pela fonte, pela causa, pelo que gera e alimenta o pecado do mundo.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

A leitura orante é uma maneira de dialogar com Deus, que fala conosco por meio de sua Palavra. Nesse diálogo, aos poucos vamos conhecendo o mistério de Cristo e o coração de Deus. São Gregório Magno lembrava: “Conheço o coração de Deus por meio das Palavras de Deus”. Também nós, por meio da leitura, da escuta e da contemplação da Palavra, queremos conhecer o mistério de Cristo e o coração de Deus.
Rezemos, pedindo a abertura de nosso coração: “Ó Espírito Santo, dai-nos um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus!”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Leia-o e procure compreender o contexto da narrativa. Por que pedem que Jesus realize um sinal vindo do céu? Por que Jesus está sendo provado? Qual é a ação de Jesus? Qual é o sinal de Jonas?

“Muitas vezes Jesus pediu aos que havia curado que não divulgassem o fato. Ele não queria ser conhecido pelo seu poder. O evangelista João evita a palavra “milagre” e prefere o termo “sinal”. Suas curas eram sinais de que o mal estava, aos poucos, sendo expulso. A ideia de um sinal que legitimasse a afirmação era bastante comum no Antigo Testamento. Jesus não aceita a provocação, não realiza nenhum milagre, mas aponta o sinal de Jonas, que ficou três dias no ventre do peixe. A ressurreição é o testemunho final que legitimará as palavras e o projeto de Jesus. Nosso caminhar cristão não é iluminado por milagres. É a fé que nos conduz. Ela é a certeza de que não somos uma geração adúltera, isto é, infiel, mas filhos de Deus.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Em silêncio, relacione o texto lido à sua vida e responda para você mesmo(a).
Qual palavra do Evangelho mais me chamou atenção? Eu também necessito de outros ou mais sinais para crer em Jesus?
Para o cristão, toda a vida de Jesus é sinal que nos remete a Deus. E uma canção do padre Zezinho, chamada “Se não fosse Jesus”, pode nos ajudar a rezar: “Se não fosse Jesus e este sonho insistente que ele plantou… Se não fosse Jesus e o projeto exigente que nos deixou… Se não fosse Jesus e os santos e santas que ele formou… A esperança de um mundo melhor seria muito pequena. A esperança de um mundo melhor seria menor. Se não fosse Jesus e esta ânsia de eterno que ele plantou… Se não fosse Jesus e o projeto fraterno que nos deixou… Se não fosse Jesus e as muitas verdades que ele gritou… A esperança de um mundo melhor seria muito pequena. A esperança de um mundo melhor seria menor.”

Oração (Vida)

Ofereça ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente também o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Reze: “Senhor Jesus, que meus pensamentos se inspirem no Evangelho e se tornem fonte de vossa luz a iluminar meus irmãos. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra deste dia falou ao seu coração, tocou sua vida? Guarde tudo o que o Senhor, por meio da Palavra, o(a) chama a viver neste dia.

Bênção

– O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.

– Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

[apss_share]