Liturgia diária, O servo não é maior do que o seu senhor - Jo 15,18-21

PRECISO MUITO TE AJUDA !
Divida desse mês é de R$ 514,00 (referente a mensalidade do servidor do site) Data para acertar o pagamento: 17/06
Valor arrecadado: R$ 104,89
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

5ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico A

20 de maio de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, faze-me forte para enfrentar o ódio e a perseguição do mundo, sem abrir mão de minha fidelidade a ti e a teu Reino, a exemplo de Jesus.

PRIMEIRA LEITURA: At 16,1-10

Leitura dos Atos dos Apóstolos

Naqueles dias, 1Paulo foi para Derbe e Listra. Havia em Listra um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia, crente, e de pai grego. 2Os irmãos de Listra e Icônio davam bom testemunho de Timóteo. 3Paulo quis então que Timóteo partisse com ele. Tomou-o consigo e circuncidou-o, por causa dos judeus que se encontravam nessas regiões, pois todos sabiam que o pai de Timóteo era grego.
4Percorrendo as cidades, Paulo e Timóteo transmitiam as decisões que os apóstolos e anciãos de Jerusalém haviam tomado. E recomendavam que fossem observadas. 5As Igrejas fortaleciam-se na fé e, de dia para dia, cresciam em número. 6Paulo e Timóteo atravessaram a Frígia e a região da Galácia, pois o Espírito Santo os proibira de pregar a Palavra de Deus na Ásia.
7Chegando perto da Mísia, eles tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu. 8Então atravessaram a Mísia e desceram para Trôade.

9Durante a noite, Paulo teve uma visão: na sua frente, estava de pé um macedônio que lhe suplicava: “Vem à Macedônia e ajuda-nos!” 10Depois dessa visão, procuramos partir imediatamente para a Macedônia, pois estávamos convencidos de que Deus acabava de nos chamar para pregar-lhes o Evangelho.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 100

          — Aclamai o Senhor, ó terra inteira.
— Aclamai o Senhor, ó terra inteira.

— Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos!

— Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, Ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho.

— Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor fiel eternamente!

EVANGELHO:  Jo 15,18-21

– O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18“Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. 19Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria

daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia.
20Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior que seu senhor’. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

“O amor fraterno e comunitário é sumamente importante para que a Igreja de Jesus se mantenha em pé. Ela não contará com a compreensão do mundo, assim como Jesus também não contou. Jesus foi perseguido. Seus discípulos também o serão. Alguns, porém, guardarão a palavra que ouviram. Tal perseguição acontecerá, diz Jesus, “por causa do meu nome”. Há um mistério aqui presente, o mistério da iniquidade. Quando Jesus libertou Lázaro, símbolo de todos os amigos de

Jesus, das garras da morte, a morte pegou Jesus, mas não o dominou, mas pegou e o levou à cruz. Em algum lugar do mundo os cristãos estão sofrendo perseguições, desde as camufladas até as mais públicas e cruéis.
O Estado leigo, que na prática significa Estado anticatólico, as barreiras criadas aos cristãos nas esferas públicas, as leis votadas em oposição à moral cristã, a proibição de símbolos religiosos, os ataques de outras denominações religiosas cristãs sempre contra a Igreja Católica, são outras tantas perseguições coexistindo ao lado das que ferem e matam. Prisões e mortes acontecem também com não católicos pelo fato de serem cristãos. Há um ecumenismo de sangue vivido na morte de tantos mártires da fé. Nada estranho e não há por que nos lamentarmos. Um cristão não é de rosas que se deve coroar.”

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
A Palavra de Deus hoje nos convida a crescermos na confiança no Senhor e a vivermos a nossa fé com coragem quando surgirem às perseguições. Jesus nos lembra: “Se me perseguiram, perseguirão a vós também”. Que o Senhor, por meio de sua Palavra, nos anime e encoraje na nossa missão de sermos sal e luz no mundo.
Rezemos: Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.

Leitura (Verdade)
O que diz o texto? Leia-o e retome as palavras que mais chamaram a sua atenção. Qual é a mensagem central do texto? Qual é o convite que Jesus nos faz? A quem a mensagem de Jesus é dirigida?
Os textos bíblicos sempre enfatizam a necessidade de permanecermos unidos a Jesus, de permanecermos no seu amor, de amarmo-nos uns aos outros com o mesmo amor com que Cristo nos ama. No evangelho de hoje, Jesus nos lembra que ao amor se opõe o ódio. O discípulo deve estar preparado para enfrentar o ódio e a perseguição, semelhantes ao que Cristo viveu. Por isso Jesus nos adverte: “Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro odiou a mim” ou “Se me perseguiram, perseguirão a vós também”.
O perseguidor aqui é identificado com o “mundo”, ou seja, com aqueles que não creem em Jesus como o enviado do Pai. Serão perseguidos aqueles que anunciarem a Cristo e a sua mensagem de salvação: “Eles farão tudo isso por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”.

Meditação (Caminho)
O que diz o texto para mim? O que significa sermos escolhidos por Jesus do meio do mundo? Qual é a missão do cristão no mundo? O que a Palavra está me pedindo no dia de hoje?
O discípulo é chamado a configurar a sua vida a vida de Cristo e encontrar nele a força diante das dificuldades na realização de sua missão. A missão do cristão é ser testemunha no mundo. Jesus nos diz: “Vós sois o sal da terra… Vós sois a luz do mundo” (Mt 5, 13-15), portanto, “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações… Eis que eu estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28, 19-20). Confiemos que o Senhor está conosco e nada poderá nos sucumbir no anúncio do seu Reino.

Oração (Vida)
Papa Francisco, em suas mensagens e homilias, insistentemente tem nos convidado a rezar pelos cristãos perseguidos. Rezemos hoje nessas intenções.
“Do Senhor ressuscitado imploramos hoje a graça de não cedermos ao orgulho que alimenta a violência e as guerras, mas termos a coragem humilde do perdão e da paz. A Jesus vitorioso pedimos que alivie os sofrimentos de tantos irmãos nossos perseguidos por causa do seu nome, bem como de todos aqueles que sofrem injustamente as consequências dos conflitos e das violências em curso, e que são tantas”. (Mensagem de Páscoa do Papa Francisco, 2015). “Pensamos também na humilhação das pessoas que, pela sua conduta fiel ao Evangelho, são discriminadas e pagam na própria pele. E pensamos ainda nos nossos irmãos e irmãs perseguidos porque são cristãos, os mártires de hoje (e são tantos): não renegam Jesus e suportam, com dignidade, insultos e ultrajes. Seguem-No pelo seu caminho. Verdadeiramente, podemos falar duma ‘nuvem de testemunhas’ (cf. Hb 12, 1): os mártires de hoje”. (Papa Francisco, Celebração do Domingo de Ramos e da Paixão, 2015).

Contemplação (Vida e Missão)
Qual é o apelo que a Palavra de Deus despertou para o seu dia? Pense em uma ação concreta e procure torná-la realidade. Conte com a graça de Deus.

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]