Liturgia diária, O servo não é maior do que o seu senhor - Jo 15,18-21

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Jo 15,18-21

O mundo persegue os seguidores de Cristo porque, não conhecendo a Deus, não conhece aquele que ele enviou.

Façamos a oração do dia: Pai, faze-me forte para enfrentar o ódio e a perseguição do mundo, sem abrir mão de minha fidelidade a ti e a teu Reino, a exemplo de Jesus.

5ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 08 de maio de 2021

PRIMEIRA LEITURA: At 16,1-10

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 1Paulo foi para Derbe e Listra. Havia em Listra um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia, crente, e de pai grego. 2Os irmãos de Listra e Icônio davam bom testemunho de Timóteo. 3Paulo quis então que Timóteo partisse com ele. Tomou-o consigo e circuncidou-o, por causa dos judeus que se encontravam nessas regiões, pois todos sabiam que o pai de Timóteo era grego.

4Percorrendo as cidades, Paulo e Timóteo transmitiam as decisões que os apóstolos e anciãos de Jerusalém haviam tomado. E recomendavam que fossem observadas. 5As Igrejas fortaleciam-se na fé e, de dia para dia, cresciam em número. 6Paulo e Timóteo atravessaram a Frígia e a região da Galácia, pois o Espírito Santo os proibira de pregar a Palavra de Deus na Ásia.

7Chegando

perto da Mísia, eles tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu. 8Então atravessaram a Mísia e desceram para Trôade. 9Durante a noite, Paulo teve uma visão: na sua frente, estava de pé um macedônio que lhe suplicava: “Vem à Macedônia e ajuda-nos!” 10Depois dessa visão, procuramos partir imediatamente para a Macedônia, pois estávamos convencidos de que Deus acabava de nos chamar para pregar-lhes o Evangelho.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 100 (99)

— Aclamai o Senhor, ó terra inteira.

— Aclamai o Senhor, ó terra inteira.

— Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos!

— Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, Ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho.

— Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente!

EVANGELHO: Jo 15,18-21

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18“Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. 19Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia.

20Lembrai-vos

daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior que seu senhor’. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

“Se vocês fossem do mundo, o mundo gostaria de vocês como gosta do que é dele. Como não são do mundo, são perseguidos.” O mundo persegue os seguidores de Cristo porque, não conhecendo a Deus, não conhece aquele que ele enviou. Nada de estranho, portanto, se um cristão não é compreendido por querer viver como cristão. Nada de estranho se quem luta pela justiça e se põe decididamente ao lado dos que foram excluídos da vida social seja questionado e perseguido.

Nada

de estranho se alguém dentro da própria Igreja, procurando ser mais parecido com Jesus, não seja compreendido e seja criticado. Perseguição e martírio são realidades na vida cristã desde sempre e continuam sendo ainda hoje. Há muitas formas de perseguição, expressas em hostilidades por causa de Jesus Cristo ou por causa da prática de seus ensinamentos.

Alguns permaneceram firmes na fé em Jesus Cristo e serão mortos, e outros serão mortos porque defenderam um camponês injustiçado. O fato é que em toda parte, de alguma maneira, os cristãos são perseguidos por sua fé. São atacados, discriminados no trabalho e na vida pública, correm risco de violência, de prisão, de tortura, de morte. O testemunho que dão é corajoso. Não desistem e mantêm-se firmes na fé que demonstram nas ações.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Guiados pela Palavra de Deus, vamos ao encontro do Senhor, que hoje nos convida a crescer na confiança em sua presença e a viver a nossa fé com coragem quando surgirem as perseguições. Jesus nos lembra: “Se me perseguiram, perseguirão a vós também”. Que o Senhor, por meio de sua Palavra, nos anime e encoraje na nossa missão de sermos sal e luz do mundo.

Peçamos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda o dom da fé e a força da súplica sincera. Que nele encontremos salvação, cura e confiança plena. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Qual é o tema central da narrativa? O que o leproso pede a Jesus? E o que Jesus faz?

“Já nos primeiros dias da vida de Jesus, o velho Simeão garantiu que ele seria sinal de contradição. Os discípulos de Jesus devem esperar igual sorte. O evangelista João trabalha muitas vezes com antíteses. Ele trata o tema do amor, mas também do ódio. É o ódio que o mundo tem por Jesus e, por consequência, por seus discípulos. Esse ódio se manifesta pelas perseguições. A escolha é a separação do mundo. Os discípulos já não mais pertencem ao mundo. Fora dos seus domínios, o mundo os odeia. A vida é um duro combate, os discípulos escolhem a luz, desprezando as trevas: escolhem o amor, excluindo o ódio. A perseguição acaba tendo um resultado positivo: ela purifica e amadurece a fé dos discípulos.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você hoje? O que significa sermos escolhidos por Jesus do meio do mundo? Qual é a missão do cristão no mundo? O que a Palavra lhe pede neste dia?

Oração (Vida)

Este é o momento de dar a sua resposta de amor e adesão a Deus. Sintetize o que viveu com a Palavra e apresente ao Senhor. Sua resposta a Deus pode ser de louvor ou de ação de graças, de súplica ou de perdão. O importante é dirigir a Ele a sua oração pessoal, apresentando-lhe também as realidades que o(a) cercam.

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil! Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejamos atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Vosso filho Jesus está no meio de nós, trazendo-nos esperança e força para caminhar. Que sua Palavra seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas. Amém

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver?

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !