Liturgia diária O Senhor é manso e humilde de coração e seu jugo é suave

2ª Semana do Advento – Ano Litúrgico A

07 de dezembro de 2016

ORAÇÃO DO DIA

Pai, dá-me disposição para pôr em prática as exigências do Reino, assumidas como expressão de minha fé sincera em teu Filho Jesus. Que elas sejam para mim um jugo suave!

PRIMEIRA LEITURA: Is 40,25-31

Leitura do Livro do Profeta Isaías – 25“Com quem haveis de me comparar, e a quem seria eu igual?” — fala o Santo. 26Levantai os olhos para o alto e vede: Quem criou tudo isto? — Aquele que expressa em números o exército das estrelas e a cada uma chama pelo nome: tal é a grandeza e força e poder de Deus que nenhuma delas falta à chamada. 27Então, por que dizes, Jacó, e por que falas, Israel: “Minha vida ocultou-se da vista do Senhor e meu julgamento escapa ao do meu Deus?” 28Acaso ignoras, ou não ouviste? O Senhor é o Deus eterno que criou os confins da terra; ele não falha nem se cansa, insondável é sua sabedoria; 29ele dá coragem ao desvalido e aumenta o vigor do mais fraco. 30Cansam-se as crianças e param, os jovens tropeçam e caem, 31mas os que esperam no Senhor renovam suas forças, criam asas como as águias, correm sem se cansar, caminham sem parar.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 102

          — Bendize, ó minha alma, ao Senhor.
— Bendize, ó minha alma, ao Senhor.

— Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!

— Pois ele te perdoa toda culpa e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão;

— O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas.

EVANGELHO: Mt 11,28-30

– O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

No Advento, ele vem chamar os cansados. Cansados, desanimados, desiludidos, para estes o fardo se torna pesado, mesmo quando não é. O encontro com a pessoa de Jesus, a descoberta de que ele está no jardim, como o viu Maria Madalena, ou a descoberta na estrada de Emaús, quando seu caminho se cruza com o nosso, é antes de tudo a descoberta de um amigo. É possível imaginá-lo colocando os braços em nosso ombro como o retratam alguns ícones coptas. Sentir suas mãos em nossos ombros é descobrir que seu jugo é suave e seu fardo, leve. Nós o aguardamos nesse Advento.
Desejamos que ele desça com o orvalho que umedece a terra para descobrirmos que acumulamos peso desnecessário sobre nossos ombros, para descobrir o caminho da verdadeira alegria, para aprender a valorizar na justa medida tudo o que temos de bom nesta terra. Ele é manso e humilde de coração, o que torna a aproximação mais tranquila. Aproximação e aprendizado. O Mestre é manso e humilde, não é alguém frio que estampa no rosto a autoridade. Os discípulos querem ser como ele. Gente humilde não quer dizer tímida. É antes despretensiosa e com ela se pode falar. Gente mansa não quer dizer ingênua. É antes sem agressividade e não fere ninguém. O compromisso com a mansidão ajuda e força o autocontrole. Erra-se com vontade de aprender. Numa escala ascendente, caímos e nos levantamos. A queda seguinte está sempre acima do último nível. Não regredimos porque estamos sempre avançando e ascendendo em direção ao Senhor que vem.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Hoje a Igreja celebra a festa de Santo Ambrósio, um homem político considerado defensor dos pobres. Peçamos a Santo Ambrósio por nós e pelos políticos do nosso país. Que o Espírito Santo nos ilumine. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso.” Faça a leitura do texto quantas vezes julgar necessário e destaque as palavras que mais lhe chamaram atenção. Procure aproximar-se cada vez mais da Palavra, até compreendê-la. O que Jesus diz no Evangelho? Qual é o seu tema central?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Meditação não é deixar a mente vazia, mas sim encontrar-se com Deus por meio de sua Palavra. O que o Evangelho de hoje lhe diz? Se for necessário, leia-o novamente.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Oração é voltar-se para o Senhor sem nenhuma reserva. Apresente-se a Ele e faça sua oração sem medo, pois Ele está com você e escuta com atenção o que você diz.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? No silêncio de seu coração, o que você sente ressoar?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Leitura orante: Equipe de Redação Paulinas Internet.

[apss_share]