Liturgia diária, O sábado é de Deus - Lc 6,6-11

PRECISO MUITO TE AJUDA !
Divida desse mês é de R$ 514,00 (referente a mensalidade do servidor do site) Data para acertar o pagamento: 17/06
Valor arrecadado: R$ 104,89
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

23ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

11 de setembro de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, abre minha mente para compreender tua santa vontade a fim de conformar minha vida com ela. E livra-me de qualquer tipo de preconceito.

PRIMEIRA LEITURA: Cl 1,24-2,3

Leitura da carta de são Paulo aos Colossenses – Irmãos, 24Agora me alegro nos sofrimentos suportados por vós. O que falta às tribulações de Cristo, completo na minha carne, por seu corpo que é a Igreja. 25Dela fui constituído ministro, em virtude da missão que Deus me conferiu de anunciar em vosso favor a realização da palavra de Deus, 26mistério este que esteve escondido desde a origem às gerações (passadas), mas que agora foi manifestado aos seus santos. 27A estes quis Deus dar a conhecer a riqueza e glória deste mistério entre os gentios: Cristo em vós, esperança da glória! 1Desejo realmente que estejais informados do árduo combate que sustento por amor de vós e dos de Laodicéia, assim como de todos os que ainda não me viram pessoalmente! 2Tudo sofro para que os seus corações sejam reconfortados e que, estreitamente unidos pela caridade, sejam enriquecidos de uma plenitude de inteligência, para conhecerem o mistério de Deus, isto é, Cristo, 3no

qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 61

          — A minha glória e salvação estão em Deus.
— A minha glória e salvação estão em Deus.

— Só em Deus a minha alma tem repouso, porque dele é que me vem a salvação! Só ele é meu rochedo e salvação, a fortaleza, onde encontro segurança!

— Povo todo, esperai sempre no Senhor, e abri diante dele o coração: nosso Deus é um refúgio para nós.

EVANGELHO:  Lc 6,6-11

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 6Em outro dia de sábado, Jesus entrou na sinagoga e ensinava. Achava-se ali um homem que tinha a mão direita seca. 7Ora, os escribas e os fariseus observavam Jesus para ver se ele curaria no dia de sábado. Eles teriam então pretexto para acusá-lo. 8Mas Jesus conhecia os pensamentos deles e disse ao homem que tinha a mão seca: Levanta-te e

põe-te em pé, aqui no meio. Ele se levantou e ficou em pé. 9Disse-lhes Jesus: Pergunto-vos se no sábado é permitido fazer o bem ou o mal; salvar a vida, ou deixá-la perecer. 10E relanceando os olhos sobre todos, disse ao homem: Estende tua mão. Ele a estendeu, e foi-lhe restabelecida a mão. 11Mas eles encheram-se de furor e indagavam uns aos outros o que fariam a Jesus

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Jesus tem que provocar para ver se entendem. Precisam compreender o valor da pessoa humana. Jesus cura o homem de mão seca, e eles ficam com raiva. O sábado é de Deus. É preciso lembrar-se dele e guardá-lo. Sim, lembre-se do sábado e guarde-o, fazendo o melhor que puder para quem necessita de alguma atenção. É a melhor maneira de observar o sábado e dar glória a Deus. Se penso em Deus, puro espírito, único e indivisível, que ninguém viu nem pode

ver, só me resta imaginá-lo. Os Escritos Sagrados nos ajudam. Mesmo assim, leio e imagino, e em última análise crio um Deus à minha imagem e semelhança. Vou defendê-lo, vou cultuá-lo, vou exigir que todos o aceitem, porque é Um e Único. Quem não o aceita, é infiel à verdade do único Deus, cuja imagem está na minha mente. Para que a imagem de Deus não se falsifique nem se desvirtue, ele precisa se encarnar. Preciso de um Deus encarnado que possa ser visto e sentido. Todos precisamos de um Filho do Homem para não nos enganarmos sobre seu Pai, que é Deus, e que na sua humanidade ele veio revelar.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Aproximemo-nos de Deus mais uma vez para fazermos a nossa oração com sua Palavra e peçamos as luzes de seu Espírito Santo para melhor compreendermos o Ele nos diz.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? “Levanta-te e fica aqui no meio!” Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário e destaque os verbos e os personagens que aparecem durante a narrativa. Qual atitude os escribas e os fariseus têm diante de Jesus? No Evangelho de hoje, Jesus demonstra compaixão e devolve a dignidade a um homem. Quem é esse homem? Qual é a situação dele? Qual é a mensagem central do texto?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Qual versículo mais lhe chamou atenção? Que caminho Jesus, por meio de sua Palavra, lhe indica? Neste segundo passo da leitura orante, coloque-se em uma atitude de escuta para ouvir o que o Senhor tem a lhe dizer. Escute-o.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? No Evangelho, vimos que Jesus tem compaixão do homem que tinha a mão seca e liberta-o daquela enfermidade. Com certeza, este era o desejo daquele homem: ficar curado. Aproxime-se de Jesus e apresente-lhe sua oração, suas intenções e seus agradecimentos.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que você deseja viver neste dia?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]