Oração diária O Reino dos Céus é como um tesouro escondido

ORAÇÃO DO DIA

Pai, que eu seja decidido e rápido em desfazer-me do que me impede de acolher plenamente o teu Reino. Que meu coração nunca se apegue a coisa alguma deste mundo.

PRIMEIRA LEITURA:  Jr 15,10.16-21

Leitura do Livro do Profeta Jeremias – 10Ai de mim, minha mãe, que me geraste um homem de controvérsia, um homem em discórdia com toda a gente! Não emprestei com usura nem ninguém me emprestou, e contudo todos me amaldiçoam. 16Quando encontrei tuas palavras, alimentei-me, elas se tornaram para mim uma delícia e a alegria do coração, o modo como invocar teu nome sobre mim, Senhor Deus dos exércitos.
17Não costumo frequentar a roda dos folgazões e gabo-me disso; fiquei a sós, sob o influxo de tua presença e cheio de indignação. 18Por que se tornou eterna minha dor, por que não sara minha chaga maligna? Para mim te tornaste como miragem de um regato, como visão d’águas ilusórias. 19Ainda assim, isto diz-me o Senhor: “Se te converteres, converterei teu coração, para te sustentares em minha presença; se souberes separar o precioso do vil, falarás por minha boca; os outros voltarão para ti, e tu não voltarás para eles. 20Em favor deste povo, farei de ti uma muralha de bronze fortificada; combaterão contra ti, mas não prevalecerão, porque eu estou contigo para te salvar e te defender diz o Senhor. 21Eu te libertarei das mãos dos perversos e te salvarei dos prepotentes”. – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 58

— Sois meu refúgio no dia da aflição.
— Sois meu refúgio no dia da aflição.

— Libertai-me do inimigo, ó meu Deus, e protegei-me contra os meus perseguidores! Libertai-me dos obreiros da maldade, defendei-me desses homens sanguinários!

— Eis que ficam espreitando a minha vida, poderosos armam tramas contra mim. Mas eu, Senhor, não cometi pecado ou crime.

— Minha força, é a vós que me dirijo, porque sois o meu refúgio e proteção, Deus clemente e compassivo, meu amor! Deus virá com seu amor ao meu encontro, e hei de ver meus inimigos humilhados.

— Eu, então, hei de cantar vosso poder, e de manhã celebrarei vossa bondade, porque fostes para mim o meu abrigo, e meu refúgio no dia da aflição. Minha força, cantarei vossos louvores, porque sois o meu refúgio e proteção, Deus clemente e compassivo, meu amor!

EVANGELHO: Mt 13,44-46

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Seja o tesouro, seja a pérola, os dois valem mais do que tudo o que alguém tem, já que vendeu tudo o que tinha para ficar com o tesouro ou com a pérola. O Reino é como o tesouro e como a pérola. Vale mais do que tudo. O primeiro comprador comprou o campo no qual estava o tesouro. Seu interesse não era o campo, era o tesouro, mas para poder ficar com o tesouro, aceitou ficar com o campo também.
Assim é a vida. Queremos o tesouro e não o campo, mas levamos o campo de acréscimo. Aceito o campo, aceito as pessoas, o ambiente, as circunstâncias com suas limitações, mas o que busco é o tesouro. Foi assim que Jacó aceitou trabalhar sete anos para seu sogro Labão, que não lhe deu Rebeca, deu-lhe Lia, coberta com o véu e só descoberta mais tarde. Outros sete anos trabalhou Jacó até ficar com Rebeca. O Reino vale um tesouro e tem a beleza de uma pérola. Vale a pena lutar por ele quando se descobre o seu valor. Venha a nós o vosso Reino. Eu o quero, mas nem por isso o Senhor tem que me dar, pois ainda que não esperasse o que espero, continuaria te querendo como quero. Jesus não diz o que é o Reino. Diz que é semelhante a alguma coisa, porque o Reino é ele mesmo em nós. Há uma convicção de fé que nos impulsiona na busca desse Único Valor. Quantos na Igreja de Jesus têm essa convicção e buscam a Face do Senhor com esforço inaudito, olhando para frente sem ilusões, sabendo-se, porém, inseridos num “campo” que olha para trás!

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Com a Palavra de Deus, que é força para a nossa vida e orientação para o nosso caminho, acolhamos neste dia a mensagem de Jesus. Em seu ensinamento está a alegria do tesouro e da pérola encontrados.

Rezemos: “Ó Divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Tira de mim o coração de pedra para substituí-lo com um coração sensível. Amém.”

Leitura (Verdade)
É o momento de compreendermos o texto. O que ele diz? Leia com calma e silenciosamente o Evangelho. Depois, leia-o novamente em voz alta e pausadamente. Quais parábolas são utilizadas para falar do Reino dos Céus? Destaque as palavras que mais chamaram sua atenção e procure compreender o seu significado no contexto da narrativa.

“Essas duas parábolas, que muito provavelmente já existiam juntas e são complementares, fazem parte das parábolas do Reino pronunciadas em casa aos discípulos (v. 36). As duas parábolas acentuam dois aspectos: o grande valor do tesouro e da pérola encontrados, símbolos do Reino dos Céus, e a atitude de quem os encontra. É no ensinamento de Jesus que o tesouro do Reino de Deus se encontra escondido e protegido. Quem o descobre experimenta grande alegria e engaja toda a sua vida para não perdê-lo. A pérola de grande valor encontrada é resultado de uma busca intencional. A aquisição do bem encontrado requer, como na primeira parábola, o engajamento de toda a vida. O Reino dos Céus é comparável a bens que ultrapassam infinitamente o valor que se poderia atribuir-lhes. Segundo essas duas parábolas complementares, quem descobre o Reino dos Céus nas palavras e nos gestos de Jesus fará a experiência de uma tal alegria que será capaz de sacrificar suas antigas convicções e seguranças. É essa exigência que Jesus faz ao jovem rico que queria ter a vida eterna (Mt 19,21); é o que São Paulo exprime de maneira tão lapidar: ‘O que era para mim lucro, tive-o como perda, por amor de Cristo’ (Fl 3,7)” (Reflexão de Pe. Carlos Alberto Contieri, sj, em ‘A Bíblia dia a dia’, Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Qual palavra encontrou sintonia com a realidade que você está vivendo? Você reconhece que o ensinamento de Jesus é o grande tesouro e a pérola valiosa que você tem procurado? Que outras perguntas o texto desperta em seu coração? Silencie por alguns instantes e contemple essa Palavra.

Oração (Vida)
Apresente ao Senhor o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça sua prece de agradecimento ou pedido. Reze pela Jornada Mundial da Juventude, que acontece em Cracóvia, na Polônia, até o dia 31.

“Deus, Pai misericordioso, que revelaste Teu amor em Teu Filho Jesus Cristo e, no Espírito Santo, Consolador, o derramaste sobre nós, a Ti confiamos o futuro do mundo e de todos os homens. De maneira especial a Ti confiamos os jovens de todos os idiomas, povos e nações. Guia e protege-os nos complicados caminhos de hoje e dá-lhes a graça de poder colher abundantes frutos a partir da experiência da Jornada Mundial da Juventude de Cracóvia. Pai celeste, faz-nos testemunhas da Tua misericórdia. Ensina-nos a levar a fé aos que duvidam, a esperança aos desanimados, o amor aos indiferentes, o perdão a quem fez o mal e a alegria aos infelizes. Faz com que a centelha do amor misericordioso que acendeste dentro de nós converta-se em uma chama que transforma os corações e renova a face da Terra. Maria, Mãe de Misericórdia, rogai por nós. São João Paulo II, rogai por nós.”

Contemplação (Vida e Missão)
O que você se propõe a viver concretamente neste dia? O que está sendo pedido à sua vida, aqui e agora?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]