Liturgia diária, O tesouro escondido num campo - Mt 13,44-52

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 13,44-46

O Reino dos Céus é como um tesouro que foi encontrado escondido num campo. O Reino dos Céus vale mais do que todos os bens que possuímos.

Façamos a oração do dia: Pai, meu grande anseio é deixar-te ser o senhor de minha vida. Faze-me suficientemente audacioso para renunciar a tudo quanto me afasta deste objetivo.

17ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 28 de julho de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Ex 34,29-35 

Leitura do Livro do Êxodo.

29Quando Moisés desceu da montanha do Sinai, trazendo nas mãos as duas tábuas da aliança, não sabia que a pele de seu rosto resplandecia por ter falado com o Senhor. 30Aarão e os filhos de Israel, vendo o rosto de Moisés resplandecente, tiveram medo de se aproximar.

31Então Moisés os chamou, e tanto Aarão como os chefes da Comunidade foram para junto dele. E, depois que lhes falou, 32todos os filhos de Israel também se aproximaram dele, e Moisés transmitiu-lhes todas as ordens que tinha recebido do Senhor no monte Sinai.

33Quando Moisés acabou de lhes falar, cobriu o rosto com um véu. 34Todas as vezes que Moisés se apresentava ao Senhor, para falar com ele, retirava o véu, até a hora de sair; depois saía e dizia aos filhos de Israel tudo o que lhe tinha sido ordenado.

35E

eles viam a pele do rosto de Moisés resplandecer; mas ele voltava a cobrir o rosto com o véu, até o momento que entrava para falar com o Senhor.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 99(98)

— Santo é o Senhor nosso Deus.

— Santo é o Senhor nosso Deus.

— Exaltai o Senhor nosso Deus, e prostrai-vos perante seus pés, pois é santo o Senhor nosso Deus!

— Eis Moisés e Aarão entre os seus sacerdotes. E também Samuel invocava seu nome, e ele mesmo, o Senhor, os ouvia.

— Da coluna de nuvem falava com eles. E guardavam a lei e os preceitos divinos, que o Senhor nosso Deus tinha dado.

— Exaltai o Senhor nosso Deus, e prostrai-vos perante seu monte, pois é santo o Senhor nosso Deus!

EVANGELHO: Mt 13,44-46

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“O Reino do Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo.

45O

Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

O Reino dos Céus é como um tesouro que foi encontrado escondido num campo. O tesouro era de grande valor. Tanto é que, quem o encontrou, vendeu tudo o que tinha e comprou o campo todo para ficar com o tesouro. O Reino dos Céus vale, então, mais do que todos os bens que possuímos. Não chego a saber com exatidão o que é o Reino. Sei, porém, que é o maior tesouro que podemos ter. Por ele deixamos tudo. Para possuí-lo vendemos tudo o que temos. O Reino é também parecido com o comerciante que procura pérolas preciosas. Encontrou uma e vendeu tudo o que tinha para ficar com ela.

Se

vendeu tudo, ficou sem nada, ou ficou com tudo na pérola comprada. “Por causa de certo Reino, canta o Padre Zezinho, estradas eu caminhei, buscando sem ter sossego o Reino que eu vislumbrei”. Se assim é o Reino, vale a pena entregar-se de corpo e alma por sua causa. Ele é sem dúvida uma causa, que se abraça e pela qual se luta.

Shakespeare disse em algum lugar que “ser grande é abraçar uma grande causa”, ou, dito de outra forma, uma grande causa nos torna grandes. Busquem o Reino de Deus e sua justiça, e tudo o mais lhes será acrescentado. Quando Jesus diz que o Reino está próximo, que o Reino chegou, percebemos que ele está falando não só de uma causa, mas também de uma pessoa. Essa pessoa é o próprio Jesus. Ele é o Reino que está em nós e no meio de nós. É um tesouro que produz alegria em quem o encontra.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

A dinâmica do Reino de Deus acontece de forma silenciosa, escondida e invisível. É um processo de vigilância e discernimento contínuo. Peçamos a Deus esses dons para trabalharmos com zelo e paciência na construção do Reino.

Peçamos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)

Faça uma leitura atenta do Evangelho e identifique os elementos colocados na parábola: o campo, o tesouro, o homem, o comprador, o valor, a venda, a compra, etc. São elementos de relações humanas. É nelas que construímos a justiça, a solidariedade, o perdão, etc., valores do Reino de Deus.

“Muitas lendas falam de tesouros escondidos em tempo de guerra e dos misteriosos mapas que nos podiam levar a eles. Esconder moedas, metais, joias debaixo da terra era também uma prática comum entre os hebreus, para assegurá-los em tempos de crise econômica ou militar. O personagem desta parábola vende tudo e compra aquele campo ou aquela pérola. A primeira impressão é de que ele perdeu o juízo. Vende a casa e todos os bens para obter o desejado tesouro. Os outros podem achar que ele fez um mau negócio, mas ele fica feliz. Para entrar no Reino dos céus, é necessária decisão total. Apegar-se a seguranças, mesmo religiosas, que sejam falsas, em troca da justiça do Reino, é preferir bijuterias a uma pedra preciosa.”

Meditação (Caminho)

O que diz o texto para mim hoje? Qual apelo o Senhor me dirige por meio destas comparações? Como trabalho meus relacionamentos familiares e sociais? Onde procuro meus tesouros?

Oração (Vida)

Agradeça tudo o que a Palavra permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.

Conclua com a oração ao Espírito Santo, do papa Paulo VI: “Ó Espírito Santo! Dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da Santa Igreja! Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus.

Um coração grande e forte, para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte, para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda ofensa, toda desilusão. Um coração grande e forte e constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir humilde e fielmente a vontade do Pai. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !