Oração diária Um tesouro escondido

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 13,44-46

Façamos a oração do dia: Pai, que eu seja decidido e rápido em desfazer-me do que me impede de acolher plenamente o teu Reino. Que meu coração nunca se apegue a coisa alguma deste mundo.

21ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 23 de agosto de 2021

PRIMEIRA LEITURA: 2Cor 10,17-11,2  

Primeira Leitura (2Cor 10,17–11,2)

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos, 17quem se gloria, glorie-se no Senhor. 18Pois é aprovado só aquele que o Senhor recomenda e não aquele que se recomenda a si mesmo. 11,1Oxalá pudésseis suportar um pouco de insensatez, da minha parte. Na verdade, vós me suportais. 2Sinto por vós um amor ciumento semelhante ao amor que Deus vos tem. Fui eu que vos desposei a um único esposo, apresentando-vos a Cristo como virgem pura.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 148

— Vós jovens, vós moças e rapazes, louvai todos o nome do Senhor!

— Vós jovens, vós moças e rapazes, louvai todos o nome do Senhor!

— Louvai o Senhor Deus nos altos céus, louvai-o no excelso firmamento! Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o, louvai-o, legiões celestiais!

— Reis da terra, povos todos, bendizei-o, e vós, príncipes e todos os juízes; e vós, jovens, e vós, moças e rapazes, anciãos e criancinhas, bendizei-o! Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos.

A majestade e o esplendor de sua glória ultrapassam em grandeza o céu e a terra! Ele exaltou seu povo eleito em poderio, ele é o motivo de louvor para os seus santos. É um hino para os filhos de Israel, este povo que ele ama e lhe pertence.

EVANGELHO: Mt 13,44-46

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo disse Jesus à multidão: 44“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

As leituras bíblicas de hoje são próprias da festa de Santa Rosa de Lima, padroeira da América Latina. As parábolas do tesouro escondido num campo e da pérola de grande valor retratam a vida de Santa Rosa. Ela é o “alguém” que encontra o tesouro e o negociante que procura pérolas preciosas. Ela procurou e encontrou. Procurou o Reino, encontrou-o e está nele intercedendo por todos os povos da nossa América. O Reino dos Céus ou Reino de Deus será para nós uma realidade definitiva depois da nossa morte, quando entrarmos na casa do Pai na eternidade. Aqui na terra temos sinais do Reino futuro. Ele vai acontecendo como amostras do que será depois.

O Prefácio de Cristo Rei anuncia “um reino eterno e universal, reino da verdade e da vida, reino da santidade e da graça, reino da justiça, do amor e da paz”. Desejamos que haja amostras desse Reino em nossos países. Para que o desejo se torne realidade, nos dispomos a trabalhar em favor da justiça, do amor e da paz. Santa Rosa tem o título de padroeira da América Latina, onde nasceu e viveu durante trinta e um anos de 1586 a 1617. Ela conhece nossos problemas. Ela sabe que temos o nome de cristãos e às vezes somente o nome. Sua intercessão é valiosa e não pode faltar para que todos, sem exceção, vivam bem, sejam felizes e possam dizer: “O Reino de Deus, que é justiça, paz e alegria no Espírito Santo, é semelhante aos países da América Latina!”

Côn.

Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Hoje celebramos a memória de Santa Rosa de Lima, nascida no Peru em 1586. Sua vida foi dedicada aos doentes e pobres, na Ordem Terceira Dominicana. Peçamos a sua intercessão para que cada vez mais nos abramos à ação do Espírito Santo e aprendamos a rezar, dizendo: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho e procure destacar os verbos e as palavras que mais o(a) tocam. Recorde outros textos que possam ajudá-lo(a) na compreensão deste.

“Nossa vida é feita de escolhas. Escolher implica fazer uma comparação entre muitas possibilidades. Nem todas as pessoas fazem as mesmas escolhas nem têm os mesmos critérios. Cada pessoa, de maneira consciente ou não, organiza uma escala de valores. As decisões partem dessa escala de valores. O negociante do Evangelho fez sua escolha, para muitos, equivocada. Para entrar no Reino, é necessária a decisão total. Apegar-se as seguranças, mesmo religiosas, que são falsas ou puras imitações, em troca da justiça do Reino, é preferir bijuterias a uma pedra preciosa. A questão não pode ser vista pela ótica da renúncia. O comerciante não renunciou, mas sim escolheu uma realidade melhor. E essa escolha o fez inteiramente feliz.” 

Meditação (Caminho)

É o momento do encontro da Palavra de Deus com a nossa vida. Procure perceber como o texto pode iluminar a sua experiência de fé. O que o Evangelho de hoje diz a você? Volte ao texto bíblico, leia-o com bastante atenção e deixe-se tocar pela Palavra. Procure ver e acolher o tesouro que o Senhor lhe oferece neste momento.

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Faça sua oração sem medo de abrir o coração ao seu Senhor e Mestre. Deus espera que, no momento da oração, seus filhos falem com Ele, pois deseja ouvir a voz de cada um. Seja para agradecer, seja para pedir, o Senhor o(a) escuta.

Contemplação (Vida e Missão)

O que o texto bíblico o(a) levou a experimentar? Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Faça uma síntese do que o Evangelho despertou em seu coração, para vivê-lo em seu dia.

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !