Liturgia diária, A casa tem que ser varrida e arrumada sempre de novo - Lc 11,15-26

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho:

É preciso caminhar na estrada de Jesus para saber discernir em nome de quem Ele age.

Façamos a oração do dia: Pai, afasta de meu coração todos os preconceitos que me impedem de acolher Jesus Cristo como teu enviado para trazer ao mundo a salvação e a libertação.

27ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

Liturgia do dia 09 de outubro de 2020

PRIMEIRA LEITURA: Gl 3,7-14

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas.

Irmãos, 7ficai pois cientes que os que creem é que são verdadeiros filhos de Abraão. 8E a Escritura, prevendo que Deus justificaria as nações pagãs pela fé, anunciou, muito antes, a Abraão: “Em ti serão abençoadas todas as nações”. 9Portanto, os crentes são abençoados com o crente Abraão. 10Aliás, todos os que põem sua confiança na prática da Lei estão ameaçados pela maldição, porque está escrito: “Maldito quem não cumprir perseverantemente tudo o que está escrito no livro da Lei”. 11Pela Lei ninguém se justifica perante Deus; isso é evidente porque o justo vive da fé. 12E a Lei não se funda na fé, mas no cumprimento: Aquele que cumpre a Lei, por ela viverá. 13Cristo resgatou-nos da maldição da Lei, fazendo-se maldição por nós, pois está escrito: Maldito

todo aquele que é suspenso no madeiro. 14Assim a bênção de Abraão se estendeu aos pagãos em Cristo Jesus e pela fé recebemos a promessa do Espírito.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO  111(110) 

— O Senhor se lembra sempre da Aliança!

— O Senhor se lembra sempre da Aliança!

— Eu agradeço a Deus de todo o coração junto com todos os seus justos reunidos! Que grandiosas são as obras do Senhor, elas merecem todo o amor e admiração!

— Que beleza e esplendor são os seus feitos! Sua justiça permanece eternamente! O Senhor bom e clemente nos deixou a lembrança de suas grandes maravilhas.

— Ele dá o alimento aos que o temem e jamais esquecerá sua Aliança. Ao seu povo manifesta seu poder, dando a ele a herança das nações.

EVANGELHO: 

– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
– Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio. 15Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”.

16Outros, para tentar Jesus, pediram-lhe um sinal do céu. 17Mas,

conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. 18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Bel­zebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus.

21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou.

23Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa. 24Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos, à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: ‘Vou voltar

para minha casa de onde saí’. 25Quando ele chega encontra a casa varrida e arrumada. 26Então ele vai, e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. E, entrando, instalam-se aí. No fim, esse homem fica em condição pior do que antes”.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Disseram que Jesus expulsava demônios pelo poder de Beelzebu. São Lucas diz que Jesus tinha expulsado um demônio que era mudo. Evidentemente, Jesus curou um homem que era mudo e começou a falar. Esta é a cena principal. O resto é a discussão. O fato é que o homem está curado. Isso não é motivo de alegria? Atenção! O inimigo, seja ele quem for, não se contenta e volta a atacar, mas será vencido pelo homem mais forte.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

“Senhor, tudo está em vosso poder, e ninguém pode resistir à vossa vontade. Vós fizestes todas as coisas 😮 Céu, a Terra, e tudo o que eles contém; sois o Deus do Universo!

Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha Tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça sevir, te louve e faça louvar por todas as criaturas. Faze, ó Pai, que pela leitura da Palavra, os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e que todos consigamos a vida eterna. Amém!

Leitura (Verdade)

Faça a leitura do texto pausadamente, quantas vezes julgar necessário, destacando as palavras que mais chamaram sua atenção. Procure identificar o tema central do Evangelho, considerando bem o sentido de cada frase. Descubra qual é a mensagem de Jesus e qual ensinamento Ele nos deixa nesta Palavra.

“Uma das táticas mais infelizes é tentar desqualificar o adversário. Para isso não se levam em conta os argumentos, mas apela-se para subterfúgios. Satanás é a cabeça do reino cujos membros, os demônios, estão a serviço de sua vontade. É o reino das trevas. Por se tratar do reino da mentira, vale qualquer argumento. Eles pedem a Jesus um sinal do céu. Ele mesmo, Jesus, o Filho de Deus, é este sinal. Nosso inimigo, o diabo, por definição é aquele que tenta dividir a comunidade cristã. Ele nos induz a assumir coisas “belas pelo avesso”, como dizia Santo Agostinho. Mas ele – Satanás – não tem igualdade de condições com Jesus. Ele é um perdedor. Devemos temer as “possessões” que o mal pode criar. São os maus hábitos.”

Meditação (Caminho)

Faça a sua meditação. De que forma você compreende e acolhe os ensinamentos de Jesus?
O que os gestos de Jesus dizem para mim hoje? Quais são os demônios que me cercam, me aprisionam e me impedem de viver com dignidade? Quais maus hábitos são mais fortes em mim?

Oração (Vida)

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes. Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas. Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados. Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos. Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra. Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Após contemplar a ação de Jesus para com as forças que nos dividem tome uma decisão radical de procurar construir relações humanas mais cristãs, com gestos de amor e atitudes de solidariedade.

Bênção

Concedei, ó Deus, a vossos filhos a benção desejada, para que nutridos por vosso amor produzam frutos de paz e de justiça. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui