Liturgia diária, São Lucas Evangelista - Lc 10,1-9

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 10,1-9

Façamos a oração do dia: Pai, que a perspectiva de dificuldades a serem encontradas no apostolado não me faça recuar da missão de preparar o mundo para acolher teu Filho Jesus.

29ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 18 de outubro de 2021

PRIMEIRA LEITURA: 2Tm 4,10-17b 

Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo.

Caríssimo, 10Demas me abandonou por amor deste mundo, e foi para Tessalônica. Crescente foi para a Galácia, Tito para a Dalmácia. 11Só Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, porque me é útil para o ministério.

12Mandei Tíquico a Éfeso. 13Quando vieres, traze contigo a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos.

14Alexandre, o ferreiro, tem-me causado muito dano; o Senhor lhe pagará segundo as suas obras! 15Evita-o também tu, pois ele fez forte oposição às nossas palavras. 16Na minha primeira defesa, ninguém me assistiu; todos me abandonaram. Oxalá que não lhes seja levado em conta. 17Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças, ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 145(144) 

— Ó Senhor, vossos amigos anunciem/ vosso Reino glorioso!

— Ó Senhor,

vossos amigos anunciem/ vosso Reino glorioso!

— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem,/ e os vossos santos com louvores vos bendigam!/ Narrem a glória e o esplendor do vosso reino/ e saibam proclamar vosso poder!

— Para espalhar vossos prodígios entre os homens/ e o fulgor de vosso reino esplendoroso./ O vosso reino é um reino para sempre,/ vosso poder, de geração em geração.

— É justo o Senhor em seus caminhos,/ é Santo em toda obra que ele faz./ Ele está perto da pessoa que o invoca,/ de todo aquele que o invoca lealmente.

EVANGELHO: Lc 10,1-9

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo,1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita.

3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se

ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Festa de São Lucas, cujo Evangelho estamos lendo durante a semana. Lucas é o evangelista da Boa Notícia para os pobres e se preocupa com o discípulo apegado aos bens deste mundo. Enquanto para Marcos o carreirismo é um obstáculo no caminho de quem quer seguir Jesus, em Lucas é o dinheiro e a má administração dos bens deste mundo que atrapalham o discípulo. Lucas escreveu uma grande obra dividida em duas partes, o Evangelho e os Atos dos Apóstolos.

Bom

escritor, bom historiador, informou-se bem e consultou as fontes para depois escrever. Deve ter conversado com Nossa Senhora para redigir o Evangelho da Infância de Jesus e de João Batista, e conhecia o diário de bordo das viagens de São Paulo. É próprio de Lucas o relato da subida de Jesus para Jerusalém em etapas sucessivas nas quais ele vai formando os seus discípulos.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Memória litúrgica de São Lucas, evangelista. Autor do livro “Atos dos Apóstolos”, Lucas é o escritor da mansidão, da misericórdia e compaixão de Cristo. Companheiro de Paulo nas viagens missionárias, evangelista da infância de Jesus. Seus escritos indicam sua convivência e partilha com Maria, a Mãe de Cristo. Foi médico, escritor e apóstolo.
Hoje, Dia do médico, peçamos ao Senhor que os ilumine e que sejam solícitos com todos os enfermos, especialmente para com os mais vulneráveis. Amém!

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho pausadamente observando as recomendações de Jesus ao enviar os “mensageiros do Reino” pelo mundo, de cidade em cidade.

“Jesus parece estar pensando num ensaio geral para o anúncio do Reino. Os 72 ainda não têm a missão que será confiada aos Doze. Eles devem ir preparar o caminho. No máximo, poderiam curar os doentes. Já os apóstolos serão enviados com os mesmos poderes de Jesus: curar os doentes, expulsar os demônios e anunciar que o Reino está chegando. Os 72 têm uma missão geral; eles são enviados ao mundo. Os antigos suspeitavam que, no mundo inteiro, o número de nações era de 72. É a universalidade da salvação. Jesus opta por meios pobres, e os seus enviados não deveriam assemelhar-se a lobos, mas a ovelhas. É assinalada também a possibilidade de que a Boa-Nova seja rejeitada. Os que a rejeitam serão excluídos da nova história.”

Meditação (Caminho)

O mensageiro não é maior que a mensagem. Não importa o cargo que ocupa, nem os diplomas que conseguiu. Na escola de Jesus somos todos, apenas mensageiros de sua verdade, de seu amor e justiça.
Como é minha fidelidade a este chamado de Cristo?
Em que valores confio o sucesso de minha missão?

Ser discípulo de Jesus não é fácil, pois diariamente os valores de nossa fé são confrontados com os valores do mundo. Quais são minhas atitudes diante deste confronto?

Oração (Vida)

A missão é de Deus, e somos convidados a cooperar com ela. Motivados pela alegria do Evangelho para uma Igreja em saída, apresentemos ao Senhor as nossas preces, dizendo: “Senhor, ajudai-nos a viver e a anunciar a alegria do Evangelho”.
1. Pai de bondade, conservai o papa Francisco sempre fiel na missão de liderar a Igreja em sua nova etapa evangelizadora, marcada pela alegria.
2. Acompanhai com vosso Espírito os missionários e as missionárias que doam sua vida, longe da família e da pátria, para que não lhes faltem a alegria do Evangelho, a fidelidade e a ousadia no serviço profético da missão.
3. Senhor da messe, despertai em nossas famílias e comunidades vocações missionárias, dispostas a testemunhar a alegria do Evangelho em todos os continentes.
4. Encorajai a vossa Igreja no anúncio e no testemunho do Evangelho até os confins do mundo.

Contemplação (Vida e Missão)

Contemplando o poder de Jesus e sua força libertadora como quero estar junto dele neste dia e deixar que Ele me capacite para a missão que me confiou?

Bênção

Abençoe-nos o Deus da vida, do amor, da justiça e da paz. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém. Permaneçamos unidos a Jesus Cristo nosso Caminho, nossa Verdade e nossa Vida.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !