Oração diária, A chegada do Reino de Deus - Lc 17,20-25

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho:  Lc 17,20-25

Jesus nos lembra de que o Reino de Deus está no meio de nós. É um Reino presente e invisível. Um Reino que precisa ser refeito a cada momento.

Façamos a oração do dia: Pai, abre meus olhos para que eu possa perceber, na pessoa e no ministério de Jesus, a presença de teu Reino na nossa História. E, reconhecendo-o, eu me deixe guiar por ele.

32ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

Liturgia do dia 12 de novembro de 2020

PRIMEIRA LEITURA:  Fm 7-20

Leitura da Carta de São Paulo a Filêmon – Caríssimo, 7grande alegria e consolo tive por causa de tua caridade. Os corações dos santos foram reanimados por ti, irmão. 8Por este motivo, se bem que tenha plena autoridade em Cristo para prescrever-te tua obrigação, 9prefiro fazer apenas um apelo à tua caridade.

Eu, Paulo, velho como estou e agora também prisioneiro de Cristo Jesus, 10faço-te um pedido em favor do meu filho que fiz nascer para Cristo na prisão, Onésimo. 11Antes, ele era inútil para ti; agora, ele é valioso para ti e para mim. 12Eu o estou mandando de volta para ti. Ele é como se fosse o meu próprio coração. 13Gostaria de tê-lo comigo, a fim de que fosse teu representante para cuidar de mim nesta prisão, que eu devo ao evangelho. 14Mas,

eu não quis fazer nada sem o teu parecer, para que a tua bondade não seja forçada, mas espontânea.

15Se ele te foi retirado por algum tempo, talvez seja para que o tenhas de volta para sempre, 16já não como escravo, mas, muito mais do que isso, como um irmão querido, muitíssimo querido para mim quanto mais o for para ti, tanto como pessoa humana quanto como irmão no Senhor. 

17Assim, se estás em comunhão de fé comigo, recebe-o como se fosse a mim mesmo. 18Se em alguma coisa te prejudicou ou se alguma coisa te deve, põe em minha conta. 19Eu, Paulo, de meu punho o escrevo; eu o pagarei, para não dizer que tu mesmo me deves a própria vida. 20Sim, irmão, deixa que eu te explore no Senhor. Conforta em Cristo meu coração.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO  146(145) 

— Feliz quem se apoia no Deus de Jacó!
— Feliz quem se apoia no Deus de Jacó!

— O Senhor faz justiça aos que são oprimidos; ele dá alimento aos famintos, é o Senhor quem liberta os cativos.

O Senhor abre os olhos aos cegos, o Senhor faz erguer-se o caído, o Senhor ama aquele que é justo. É o Senhor quem protege o estrangeiro.

— Quem ampara a viúva e o órfão, mas confunde os caminhos dos maus. O Senhor reinará para sempre! Ó Sião, o teu Deus reinará para sempre e por todos os séculos!

EVANGELHO:   Lc 17,20-25

– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
– Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 20os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. 21Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós”.
22E Jesus disse aos discípulos: “Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. 23As pessoas vos dirão: ‘Ele está ali’ ou ‘Ele está aqui’. Não deveis ir, nem correr atrás.24Pois,

como o relâmpago brilha de um lado até o outro do céu, assim também será o Filho do Homem, no seu dia. 25Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração”

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

No caminho para Jerusalém, os fariseus perguntam a Jesus quando chegaria o Reino de Deus. O Reino de Deus é visto como algo que deve chegar. A resposta de Jesus confirma essa visão, mas acrescenta que o Reino não chega ostensivamente. Não se pode dizer que ele está aqui ou ali, porque “o Reino está no meio de vós”.

O Reino é o próprio Jesus que está entre nós? O Reino é uma realidade que começa a acontecer entre nós até se tornar plena na eternidade? O que são os “dias do Filho do Homem” que os discípulos não verão? Jesus, o Filho do Homem, sofrerá muito, será rejeitado e se manifestará no fim dos tempos. Sua manifestação será como o brilho de um relâmpago, uma luz intensa de curta duração.

Na pregação na sinagoga de Nazaré, Jesus usou um “hoje” para dizer que com ele começa a acontecer o que está escrito. Ele, o Reino, está no meio de nós. Hoje é o dia do Filho do Homem. Aproximando-nos do fim do ano civil e do ano litúrgico, o Evangelho que lemos nos põe de sobreaviso em relação ao fim dos tempos. O brilho do relâmpago iluminará nossa passagem deste mundo para o Pai, ou nossa Páscoa será como o brilho de um relâmpago?Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

No Evangelho de hoje, Jesus nos lembra de que o Reino de Deus está no meio de nós. Jesus mesmo é o Reino de Deus.
Peçamos ao Espírito Santo a graça de acolher sua Palavra e deixemo-nos conduzir por ela. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário, destaque os verbos que surgem durante a narrativa e identifique seu contexto. Qual ensinamento Jesus nos transmite ao afirmar: “O Reino de Deus não vem ostensivamente” e “O Reino de Deus está no meio de vós”?

“O Reino de Deus era um sonho milenar para os judeus. Porém, eles imaginavam um reino igual a tantos outros, marcados pela grandeza, não excluindo a violência e a dominação. Os próprios apóstolos tinham esta compreensão. Jesus nega tal perspectiva, esclarecendo que o Reino já está entre eles.

“É um reino eterno e universal, reino de verdade e de vida, reino de santidade e de graça, reino de justiça, amor e paz” (Prefácio). O Reino obedece à dinâmica do “já e ainda não”. O Reino já está no meio de nós, mas ainda não se completou. É o Reino que não se define pelas estatísticas. É um Reino presente e invisível. Um Reino que precisa ser refeito a cada momento. Este Reino é feito de coisas pobres, mas seu triunfo é inevitável.”

Meditação (Caminho)

Procure um lugar reservado e silencioso para fazer sua meditação a partir do Evangelho. Qual é a sua compreensão do Reino de Deus? Você identifica os sinais do Reino em nosso meio? Qual convite a Palavra lhe faz hoje? Peça esta graça: Senhor, dá-me humildade para acolher o vosso Reino!

Oração (Vida)

Invocações a Jesus Mestre

“Jesus Mestre, santificai meus pensamentos e aumentai minha fé.
Jesus Mestre, libertai-me do desânimo e fortificai minha esperança.
Jesus, Mestre vivo na Igreja, ajudai-me a viver a solidariedade e o amor.
Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de Vós tudo espero.
Jesus, caminho da santidade, tornai-me vosso fiel seguidor.
Jesus Caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está nos céus.
Jesus Vida, vivei em mim, para que eu viva em Vós.
Jesus Vida, fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor.
Jesus Verdade, que eu seja luz para o mundo.
Jesus Caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica diante de todos
Jesus Vida, fazei que minha presença comunique vosso amor e vossa alegria. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da palavra? Sintetize em poucas palavras o apelo que o evangelho de hoje despertou em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

  • O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.
  • Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !