Oração diária, Vós sois meus amigos - Jo 15,12-17

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Jo 15,12-17

Se os seguidores de Jesus Cristo decidissem obedecer ao seu mandamento de amor, o mundo seria melhor do que é

Façamos a oração do dia: Pai, seja o amor de Jesus minha única fonte de inspiração para pôr em prática o mandamento do amor mútuo. Que eu me esforce por amar, como tu amas!

5ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 07 de maio de 2021

PRIMEIRA LEITURA: At 15,22-31

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 22pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, de acordo com toda a comunidade de Jerusalém, escolher alguns da comunidade para mandá-los a Antioquia, com Paulo e Barnabé.

Escolheram Judas, chamado Bársabas, e Silas, que eram muito respeitados pelos irmãos. 23Através deles enviaram a seguinte carta: “Nós, os apóstolos e os anciãos, vossos irmãos, saudamos os irmãos vindos do paganismo e que estão em Antioquia e nas regiões da Síria e da Cilícia. 24Ficamos sabendo que alguns dos nossos causaram perturbações com palavras que transtornaram vosso espírito. Eles não foram enviados por nós. 25Então decidimos, de comum acordo, escolher alguns representantes e mandá-los até vós, junto com nossos queridos irmãos Barnabé e Paulo, 26homens que arriscaram suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 27Por

isso, estamos enviando Judas e Silas, que pessoalmente vos transmitirão a mesma mensagem. 28Porque decidimos, o Espírito Santo e nós, não vos impor nenhum fardo, além destas coisas indispensáveis: 29abster-se de carnes sacrificadas aos ídolos, do sangue, das carnes de animais sufocados e das uniões ilegítimas. Vós fareis bem se evitardes essas coisas. Saudações!”

30Depois da despedida, Judas e Silas foram para Antioquia, reuniram a assembleia e entregaram a carta. 31A sua leitura causou alegria, por causa do estímulo que trazia.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 57(56)

— Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos.

— Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos.

— Meu coração está pronto, meu Deus, está pronto o meu coração! Vou cantar e tocar para vós: desperta, minha alma, desperta! Despertem a harpa e a lira, eu irei acordar a aurora!

— Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos, dar-vos graças por entre as nações! Vosso amor é mais alto que os céus, mais que as nuvens a vossa verdade! Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus, vossa glória refulja na terra!

EVANGELHO: Jo 15,12-17

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo

João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos.

14Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

“Vocês são meus amigos. Dei-lhes a conhecer o que ouvi de meu Pai. Eu escolhi vocês para darem frutos que permaneçam. O que pedirem ao Pai em meu nome, ele dará. Amem-se uns aos outros, é o que eu mando.” Cristo está se despedindo, dando-nos suas últimas recomendações e, mais do que recomendação, ele dá uma ordem. “O que eu vos mando é que vos ameis uns aos outros.” Este é o mandamento de Jesus para os seus seguidores, para a sua Igreja.

A

única obrigação que ele nos deixou. Amando-nos uns aos outros teremos cumprido toda a Lei. Platão, pagão, antes de Cristo, disse em algum momento que venceria a guerra o exército formado por amantes, porque, amando-se uns aos outros, cada um faria o melhor possível para o bem de seu companheiro. Se os seguidores de Jesus Cristo decidissem obedecer ao seu mandamento de amor, o mundo seria melhor do que é, e a Igreja também. Sendo que o exemplo vem de cima, quem se considera importante pode começar a dar o exemplo. Exemplo de quê? De um amor fraterno e gentil. A experiência do amor é dolorosa, não há dúvida, por tudo o que ele tem de incerteza. Mas é preciso experimentar para saber que gosto tem.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Jesus hoje nos deixa um mandamento: “Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”. Que a Palavra que vamos meditar nos ajude a compreender a radicalidade com que Jesus nos ama e fortaleça em nós as disposições para seguirmos o seu exemplo na vivência do amor fraterno.

Oremos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém”.

Leitura (Verdade)

Faça uma leitura atenta do Evangelho. Qual convite Jesus nos faz?

“A espiritualidade que emana do Evangelho, segundo João, é a do amor, e não a da servidão. Deus não busca servos, mas amigos, amigas que o amem e guardem os mandamentos do amor. O mundo judaico era marcado pelas leis. Quem observava escrupulosamente as leis, agradava a Deus. Jesus nos ensina outro caminho: o amor. Ele chama o amor de “meu mandamento”. Amar a Deus e o próximo é a plenitude da lei. O amor, que gera plenitude de vida, é superior às leis. Estas devem ser observadas sempre se levando em conta o valor a que visam. O amor de Deus conosco se concretiza numa realidade humana: “Vós sois meus amigos”. Esse amor é o vínculo entre o Pai e Jesus, entre Jesus e cada um de nós. O Espírito nos ensinará essa verdade.”

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje? O que significa amar a ponto de dar a vida? Como compreendo o convite de Jesus: “Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”? Minha espiritualidade é de amor ou de obrigação e medo? O que o Senhor me pede neste dia?

Oração (Vida)

“Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado no sentido da santa Igreja. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa. Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde e fielmente, a vontade do Pai. Amém” (Paulo VI).

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver hoje?

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !