Liturgia diária O Pai do Céu não quer que ninguém se perca - Mt 18,12-14

2ª Semana do Advento – Ano Litúrgico A

06 de dezembro de 2016

ORAÇÃO DO DIA

Pai, que eu te dê a alegria de estar sempre em comunhão contigo, e ir ao encontro de quem se extraviou para reconduzi-lo ao amor.

PRIMEIRA LEITURA:  Is 40,1-11

Leitura do Livro do Profeta Isaías – 1Consolai o meu povo, consolai-o! — diz o vosso Deus. 2Falai ao coração de Jerusalém e dizei em alta voz que sua servidão acabou e a expiação de suas culpas foi cumprida; ela recebeu das mãos do Senhor o dobro por todos os seus pecados.
3Grita uma voz: “preparai no deserto o caminho do Senhor, aplainai na solidão a estrada do nosso Deus. 4Nivelem-se todos os vales, rebaixem-se todos os montes e colinas; endireite-se o que é torto e alisem-se as asperezas: 5a glória do Senhor então se manifestará, e todos os homens verão juntamente o que a boca do Senhor falou”.
6Dizia uma voz: “Grita!” E respondi: “Que devo gritar?” A criatura humana é feno, toda a sua glória é como flor do campo; 7seca o feno, murcha a flor ao soprar o Senhor sobre eles. Sim, o povo é feno. 8Seca o feno, murcha a flor, mas a palavra de nosso Deus fica para sempre. 9Sobe a um alto monte, tu, que trazes a boa nova a Sião; levanta com força a tua voz, tu, que trazes a boa nova a Jerusalém, ergue a voz, não temas; dize às cidades de Judá: “Eis o vosso Deus, 10eis que o Senhor Deus vem com poder, seu braço tudo domina: eis, com ele, sua conquista, eis à sua frente a vitória. 11Como um pastor, ele apascenta o rebanho, reúne, com a força dos braços, os cordeiros e carrega-os ao colo; ele mesmo tange as ovelhas-mães”. – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 95

          — Olhai e vede: o nosso Deus vem com poder!
— Olhai e vede: o nosso Deus vem com poder!

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome! Dia após dia anunciai sua salvação.

— Manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios! Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” E os povos ele julga com justiça.

— O céu se rejubile e exulte a terra, aplauda o mar com o que vive em suas águas; os campos com seus frutos rejubilem e exultem as florestas e as matas.

— Na presença do Senhor, pois ele vem, porque vem para julgar a terra inteira. Governará o mundo todo com justiça, e os povos julgará com lealdade.

EVANGELHO: Mt 18,12-14

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo disse Jesus a seus discípulos: 12Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu?
13Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. 14Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

No Advento, ele vem procurar a ovelha que se perdeu. As noventa e nove ovelhas estão bem, estão guardadas e protegidas. Falta uma que se extraviou. Aquele que vem, vem especialmente por causa dela sem deixar de prestar atenção nas noventa e nove que também alegram o seu coração. Encontrar a extraviada lhe causará alegria maior. O Pai do Céu não quer que ninguém se perca, por isso enviou seu Filho ao mundo para que nele todos tenham salvação. Entenda-se por salvação não apenas ir para o céu quando morrer, o que não é pouco, mas também dar sentido à própria existência, mesmo nas horas incertas. Quão grande é a preocupação do Pastor por uma ovelha. O que dizer se, em vez de uma, forem noventa e nova as extraviadas. Ele não entrará em desespero, mas redobrará seus esforços para recuperar todas. Não dormirá tranquilo com a única que sobrou nem se contentará em acariciá-la como se tudo mais estivesse bem. Quando se disse no passado que a França era terra de missão, e foi publicada em livro esta afirmação, muita gente se assustou e se ofendeu. Faz parte do plano de salvação ter a coragem de dizer que o curral se abriu e as ovelhas fugiram. Não é normal que fujam se conhecem a voz do pastor. Mais normal é que se extraviem ao voltar para o redil. O Pai não quer que ninguém se perca, que nenhuma ovelha se extravie, o que torna ainda maior a responsabilidade do pastor.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

O Senhor nos chama para estar com Ele. Preparemo-nos para acolhê-lo em nossa vida, pedindo-lhe a graça da conversão. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Ó Espírito Santo, luz que ilumina as trevas da escuridão, vem nos iluminar. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Deus, Pai de misericórdia, não quer que ninguém se perca. Faça a leitura do texto, grife as palavras que mais lhe chamaram atenção e repita-as. Descubra as divisões e a articulação do texto e esteja atento aos detalhes, para identificar a mensagem de Jesus.

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você? O bom pastor é capaz de deixar as noventa e nove ovelhas, em segurança, para ir procurar e encontrar aquela que se perdeu. O que você escutou do Senhor? Qual palavra Ele dirige a você? Se você ainda não o escutou, leia novamente o texto com bastante calma e atenção.

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O que você gostaria de trazer para sua oração? Estamos vivendo o tempo do Advento, que é tempo de espera e vigilância. Aproxime-se do Senhor, faça sua oração a partir da Palavra e apresente a Ele suas necessidades.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que sentimento está presente em você neste momento? Como você deseja viver este dia?

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]