Liturgia diária, Vinde a mim, todos vós que estais cansados - Mt 11,28-30

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho:

Como é bom saber que Deus se preocupa conosco, com nossas lutas, com nossos cansaços! Jesus nos convida para que descansemos em seu coração.

Façamos a oração do dia: Pai, dá-me disposição para pôr em prática as exigências do Reino, assumidas como expressão de minha fé sincera em teu Filho Jesus. Que elas sejam para mim um jugo suave!

15ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 15 de julho de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Ex 3,13-20 

Leitura do Livro do Êxodo.

Naqueles dias, ouvindo a voz do Senhor no meio da sarça, 13Moisés disse a Deus: “Sim, eu irei aos filhos de Israel e lhes direi: ‘O Deus de vossos pais enviou-me a vós’. Mas, se eles perguntarem: ‘Qual é o seu nome?’ o que lhes devo responder?”

14Deus disse a Moisés: “Eu sou aquele que sou”. E acrescentou: “Assim responderás aos filhos de Israel: ‘Eu sou enviou-me a vós’”.

15E Deus disse ainda a Moisés: “Assim dirás aos filhos de Israel: ‘O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó, enviou-me a vós’. Este é o meu nome para sempre, e assim serei lembrado de geração em geração. 16Vai,

reúne os anciãos de Israel e dize-lhes: ‘O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó, apareceu-me, dizendo: Eu vos visitei e vi tudo o que vos sucede no Egito. 17E decidi tirar-vos da opressão do Egito e conduzir-vos à terra dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus, a uma terra onde corre leite e mel.

18Eles te escutarão e tu, com os anciãos de Israel, irás ao rei do Egito e lhe direis: O Senhor, o Deus dos hebreus, veio ao nosso encontro. E, agora, temos de ir, a três dias de marcha no deserto, para oferecermos sacrifícios ao Senhor nosso Deus’.

19Eu sei, no entanto, que o rei do Egito não vos deixará partir, se não for obrigado por mão forte. 20Por isso, estenderei minha mão e castigarei o Egito com toda a sorte de prodígios que vou realizar no meio deles. Depois disso, o rei do Egito vos deixará partir”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 105(104)

— O Senhor se lembra sempre da Aliança.

O Senhor se lembra sempre da Aliança.

— Dai graças ao Senhor, gritai seu nome, anunciai entre as nações seus grandes feitos! Lembrai as maravilhas que ele fez, seus prodígios e as palavras de seus lábios!

— Ele sempre se recorda da Aliança, promulgada a incontáveis gerações; da Aliança que ele fez com Abraão, e do seu santo juramento a Isaac.

— Deus deu um grande crescimento a seu povo e o fez mais forte que os próprios opressores. Ele mudou seus corações para odiá-lo, e trataram com má-fé seus servidores.

— Então mandou Moisés, seu mensageiro, e igualmente Aarão, seu escolhido; por meio deles realizou muitos prodígios e, na terra do Egito, maravilhas.

EVANGELHO: Mt 11,28-30

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28 “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso.

29Tomai

sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Quem está cansado, sobrecarregado de fardos pesados, é convidado a ir ter com Jesus. Nele encontrará descanso, porque ele é manso e humilde de coração. Seu jugo é suave e seu fardo é leve. A expressão “jugo da Lei” era conhecida no tempo de Jesus. Observar a Lei com todos os preceitos criados para protegê-la tornou-se um fardo para o judeu observante. Jesus se oferece para aliviar esse fardo. O texto diz: “Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossas almas”. Um Mestre manso e humilde é certamente agradável.

Descanso interior é sumamente desejável para vivermos em paz com nós mesmos e com os outros. O alívio de fardos, sobretudo de estatutos e regulamentos, é um alívio, sem nenhum adjetivo. Já ouvimos que os mansos possuirão a terra, e que todas as obrigações da Lei se concentram no mandamento do amor: “O que vos mando é que vos ameis uns aos outros”. É sempre possível e agradável conversar com uma pessoa mansa. É bom, pois, rezar como aprendemos: “Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso”.

Cansados e sobrecarregados encontraremos repouso em Jesus. Cansados por estarem sobrecarregados. A frase não precisa de explicação. A experiência a esclarece. A sobrecarga pode não ser física. Sem motivação, tudo perde o gosto. Uma simples presença, que estava faltando, diminui o fardo e renova as forças para carregá-lo. E, se a pessoa certa está no lugar certo, tudo dará certo.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

O Evangelho de hoje nos coloca muito próximos do coração misericordioso de Jesus. Ele chama para si todos os que estão cansados e abatidos, pois deseja que vivamos no seu amor e na alegria.

Oremos: “Pai, dá-me um coração manso e humilde, a exemplo de teu Filho Jesus, cujo testemunho de vida deve inspirar toda a minha ação. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia e releia o Evangelho, contemplando cada palavra e acolhendo a comunicação que o Senhor faz para a sua vida.

“Entre os ouvintes de Jesus estavam pessoas machucadas, sofridas, excluídas. Destina-se a elas o convite para uma vida nova e feliz. Foi a elas que Jesus anunciou as bem-aventuranças, que colocam a nu os falsos esquemas das alegrias do mundo. Jesus é especialista em carregar a cruz, e ele nos oferece seus ombros para aliviar nossos sofrimentos. O jugo dele – porque é amor – pode ser facilmente carregado. O sofrimento, por vezes, nos desestabiliza e revolta. Nesse caso, podemos recorrer a ele. Nem sempre ele tira de nós a cruz, mas sempre nos dá forças para carregá-la. Jesus salvou o mundo pelo sofrimento, e o apóstolo Paulo diz que podemos – com nossas dores – completar a Redenção. O sofrimento nos torna mais maduros.”

Meditação (Caminho)

“O convite de Jesus é para que descansemos em seu coração. Nele, Deus nos pede para dividir nossos fardos, angústias, feridas, cansaços, fadigas, e, assim, aliviar nosso coração, nosso ser. Como é bom saber que Deus se preocupa com o nosso dia a dia, com nossas lutas, com nossos cansaços! Conforta-nos saber que nosso Deus não é nem distante nem indiferente aos nossos dramas. Ao povo sofrido Jesus oferecia um jugo leve e suave, porque ele é manso e humilde de coração. Hoje, como está o meu coração? Por quais dificuldades tenho passado nestes tempos? Quantas tribulações tenho enfrentado? Senhor, que eu descubra o caminho que leva ao seu coração, para que eu possa descansar em ti!” 

Oração (Vida)

Ao Senhor entregamos a nossa vida e este novo dia. A Ele confiamos as pessoas que amamos e todas aquelas com as quais partilharemos a vida. Agradeçamos ao Senhor seus ensinamentos.
Conclua com a oração: “Jesus Mestre, agradeço as luzes que me destes nesta meditação. Perdoai-me pelos limites que me impediram de fazê-la melhor. Ofereço-vos a resolução que tomei e que espero viver, pela vossa graça. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !