Liturgia diária, O meu jugo é suave e o meu fardo é leve - Mt 11,25-30

PRECISO MUITO TE AJUDA !
Divida desse mês é de R$ 514,00 (referente a mensalidade do servidor do site) Data para acertar o pagamento: 17/06
Valor arrecadado: R$ 104,89
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

14º Domingo do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

09 de julho de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, a mansidão e a humildade de Jesus sirvam de estímulo para mim, no relacionamento com os meus semelhantes. Livra-me da arrogância e da prepotência!

PRIMEIRA LEITURA: Zc 9,9-10

Leitura da Profecia de Zacarias:

Assim diz o Senhor: 9“Exulta, cidade de Sião! Rejubila, cidade de Jerusalém! Eis que vem teu rei ao teu encontro; ele é justo, ele salva; é humilde e vem montado num jumento, um potro, cria da jumenta.10Eliminará os carros de Efraim, os cavalos de Jerusalém; ele quebrará o arco de guerreiro, anunciará a paz às nações. Seu domínio se estenderá de um mar a outro mar, e desde o rio até os confins da terra”.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 144

          — Bendirei, eternamente, vosso nome, ó Senhor!
— Bendirei, eternamente, vosso nome, ó Senhor!

— Ó meu Deus, quero exaltar-vos, ó meu Rei,/ e bendizer o vosso nome pelos séculos./ Todos os dias haverei de bendizer-vos,/ hei de louvar o vosso nome para sempre.

— Misericórdia e piedade é o Senhor,/ ele é amor, é paciência, é compaixão./ O Senhor é muito bom para com todos,/ sua ternura abraça toda criatura.

Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem,/ e os vossos santos com louvores vos bendigam!/ Narrem a glória e o esplendor do vosso reino/ e saibam proclamar vosso poder!

— O Senhor é amor fiel em sua palavra,/ é santidade em toda obra que ele faz./ Ele sustenta todo aquele que vacila/ e levanta todo aquele que tombou.

SEGUNDA LEITURA: Rm 8,9.11-13

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

Irmãos: 9Vós não viveis segundo a carne, mas segundo o espírito, se realmente o Espírito de Deus mora em vós. Se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo. 11E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos mora em vós, então aquele que ressuscitou Jesus Cristo dentre os mortos vivificará também vossos corpos mortais por meio do seu Espírito que mora em vós. 12Portanto, irmãos, temos uma dívida, mas não para com a carne, para vivermos segundo a carne. 13Pois, se viverdes segundo a carne, morrereis, mas se, pelo espírito, matardes o procedimento carnal, então vivereis.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

EVANGELHO:  Mt 11,25-30

– O

Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: 25“Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. 28Vinde a mim, todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Entre

um Sermão e outro de Jesus há, no Evangelho de Mateus, uma parte narrativa. O trecho de hoje faz parte da narração que está entre o Sermão Missionário e o Sermão das Parábolas ou Sermão do Reino. O discípulo parte com coragem para a missão, e as parábolas ajudam-no a compreender a dinâmica do Reino e com o que ele se parece. São os pequeninos que compreendem estas coisas, por isso Jesus bendiz o Pai por tê-las escondido dos sábios e entendidos. Estes têm a riqueza da ciência e a guardam para si, por isso não compreendem Jesus nem a dinâmica do Reino. Ao chamar os Apóstolos, Jesus manifestou sua compaixão por um povo cansado e abatido como ovelha sem pastor. Hoje ele chama a si todos aqueles que estão cansados e carregados de fardos. Jesus os chama a serem seus discípulos e lhes promete o descanso, porque ele é manso e humilde de coração. Não é dono, não é chefe, não é patrão, não impõe fardos, não esmaga ninguém. O jugo de Jesus é suave e seu fardo, leve. Este Jesus, que deve ser apresentado ao mundo pelos missionários do Reino, será apresentado com palavras e será apresentado com gestos. Os discípulos serão ouvidos, mas também serão vistos, e assim atrairão novos discípulos. […]

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Liturgia do 14º domingo do Tempo Comum. Em sua oração dirigida ao Pai, Jesus expressa o louvor pelos pequenos, que foram capazes de acolhê-lo como dom do Pai e de reconhecer a relação filial que o une ao Pai. Que possamos, ao longo do dia, acolher o Senhor e entoar o nosso louvor pela sua presença em nossa vida.
“Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de Vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto? Detenha-se na oração de Jesus e destaque as palavras que mais lhe chamaram atenção. Qual é o motivo do louvor expresso na oração? Como é a relação entre Jesus e o Pai revelado no texto?
“Esta breve oração de louvor do evangelho de Mateus é também encontrada em Lucas, com as mesmas palavras do texto grego. Ela exprime a intimidade e o conhecimento entre Jesus e Deus Pai. Esta união entre Jesus e o Pai, e o mútuo conhecimento, que em Mateus só aparece aqui, é característica do evangelho de João, sendo encontrada nas seguintes passagens: dirigir-se diretamente ao Pai, em oração de louvor (Jo 11,41b-42); tudo entregue pelo Pai e a revelação do Filho (Jo 17,6); e o conhecimento entre o Filho e o Pai (Jo 17,25-26). O louvor é a expressão da alegria. O Pai é invocado como Senhor do céu e da terra. Jesus dá testemunho do Pai diante de todos. A vontade do Pai é que todos o acolhessem. Contudo, surge uma separação entre os ‘sábios e entendidos’ e os ‘pequeninos’. Os sábios e entendidos são os autossuficientes que se instalam no poder religioso ou econômico. Estes estão bem instalados em seus privilégios e não querem mudanças. Os pequeninos são os pobres bem-aventurados, privados e carentes, em busca do socorro de Deus e ansiosos pela mudança do sistema de opressão. Completando a oração, Jesus afirma a sua união de conhecimento com o Pai. Em Deus, conhecimento e amor são inseparáveis e são a fonte da sua revelação ao mundo como aquele que a todos quer acolher em sua vida divina e eterna” (Reflexão de José Raimundo Oliva, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você hoje? Qual ensinamento de Jesus você acolhe para sua vida? Por quais motivos você faz hoje seu hino de louvor a Deus?

Oração (Vida)
“Aleluia! Louvem a Deus no seu templo, louvem a Ele no seu poderoso firmamento! Louvem a Deus por suas façanhas, louvem a Ele por sua imensa grandeza! Louvem a Deus tocando trombetas, louvem a Ele com a cítara e harpa! Louvem a Deus com dança e tambor, louvem a Ele com cordas e flauta! Louvem a Deus com címbalos sonoros, louvem a ele com címbalos vibrantes. Todo ser que respira louve a Javé! Aleluia!” (Tradução livre do Salmo 150, do livro “Orações e devoções para todos os momentos”, da Paulinas Editora).

Contemplação (Vida e Missão)
Sintetize em poucas palavras o apelo que a Palavra lhe fez. O que você se propõe a viver neste dia?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]