Oração diária, A graça de Deus estava com ele - Lc 2,36-40

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 2,36-40

Hoje meditaremos o encontro da profetisa Ana com Jesus, quando Ele é apresentado no Templo, e a sua alegria por ver o Messias.

Façamos a oração do dia: Pai, dá-me a graça de ser piedoso e justo como as pessoas envolvidas no mistério da encarnação de teu Filho Jesus. Sejam elas para mim fonte de perene inspiração.

Oitavas de Natal – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 30 de dezembro de 2020

PRIMEIRA LEITURA: 1Jo 2,12-17

Leitura da Primeira Carta de São João.

12Eu vos escrevo, filhinhos: os vossos pecados foram perdoados por meio do seu nome. 13Eu vos escrevo, pais: vós conheceis aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevo, jovens: vós vencestes o maligno.

14Já vos escrevi, filhinhos: vós conheceis o Pai. Já vos escrevi, jovens: vós sois fortes, a Palavra de Deus permanece em vós e vencestes o maligno. 15Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai. 16Porque tudo o que há no mundo – as paixões da natureza, a concupiscência dos olhos e a ostentação da riqueza – não vem do Pai, mas do mundo.

17Ora, o mundo passa, e também a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO  96(95)

— O céu se rejubile e exulte a terra!

— O céu se rejubile e exulte a terra!

— Ó família das nações, dai ao Senhor, ó nações, dai ao Senhor poder e glória, dai-lhe a glória que é devida ao seu nome!

— Oferecei um sacrifício nos seus átrios, adorai-o no esplendor da santidade, terra inteira, estremecei diante dele!

— Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça.

EVANGELHO: Lc 2,36-40

– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas
– Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 36havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido.

37Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. 39Depois

de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 40O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Hoje é a vez da profetisa Ana tomar o Menino nos braços e apresentá-lo a quem esperava a libertação de Jerusalém: libertação da dominação romana, mas também libertação dos próprios muros, como a viram os profetas, aberta para a humanidade. Transfiguração da Jerusalém terrestre na que vem do céu. Saduceus, fariseus, essênios, zelotas e até herodianos, cada um a seu modo esperava por novos tempos.

É a esperança presente em todos os povos desejosos dos mil anos de paz e de prosperidade. Os mil anos serão tranquilos, segundo o que se lê no Apocalipse, porque o demônio estará preso e acorrentado. Depois será solto e então virá de novo a turbulência. A paz verdadeira e duradoura é o Menino que acaba de nascer. A paz é uma pessoa, humana e divina, que está entre nós.

A

paz está retratada na senhora idosa, de 84 anos, com o Menino de 40 dias. Entre o idoso e a criança estão aqueles que se movem com mais agilidade e podem perturbar a paz. Dizem que estão na fase de produção. Que sua ação produtiva seja para a paz, que é fruto da justiça. Só assim os meninos e as meninas crescerão, ficarão fortes e cheios de sabedoria.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Acolhamos em nossa vida mais uma vez a Palavra de Deus. Hoje meditaremos o encontro da profetisa Ana com Jesus, quando Ele é apresentado no Templo, e a sua alegria por ver o Messias. Que ao longo do nosso dia possamos também acolher o Senhor e entoar o nosso louvor por sua presença em nossa vida.

Oremos: “Pai, dá-me um coração pobre, disposto a acolher a revelação de teu Filho Jesus que tu me fazes. Que eu tenha a felicidade de reconhecê-lo, com a ajuda de tua graça. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Quais palavras mais chamaram sua atenção? Qual é a mensagem central do Evangelho? Quais sentimentos são mostrados no texto?

“Um dos sinais mais bonitos em nossa Igreja é o crescente papel da mulher em suas atividades. Ela tem o direito e o dever de participar ativamente na vida da comunidade cristã. E isto não apenas na execução de tarefas, mas também nas decisões. Mãe, catequista, enfermeira, voluntária em muitas frentes, a mulher exerce uma missão insubstituível.

Cumprida a Lei de Moisés, diz Lucas, José e Maria retornam para Nazaré. E neste ambiente sagrado, o Menino cresce e se fortalece para a missão. Há um longo silêncio no ambiente familiar; depois Jesus se apresenta como aquele que vai salvar o povo dos pecados, como profeta da Libertação. Depois de trinta anos na família, começa sua vida pública.”

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje? Como esta Palavra encontra ressonância em sua vida? Como a experiência vivida pela profetisa Ana ilumina a sua caminhada de fé?

Permaneça em silêncio por alguns instantes para que o Senhor fale ao seu coração.

Oração (Vida)

Ofereça ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça sua prece de agradecimento ou pedido.

Conclua com a oração: “Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir.

Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus e buscar em tudo a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Como você pretende viver concretamente, durante o dia, os apelos que o Senhor lhe fez?

Bênção

Uma vida abençoada é uma vida com Deus. Pelo poder de Jesus, podemos conhecer o Pai e ter o Espírito Santo em nosso coração, guiando nossa vida. O relacionamento com Deus é a maior bênção que podemos ter. “Graça e paz vos sejam dadas em abundância por um profundo conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor!” (II Pedro, 1,2)

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !