Oração diária O maior no Reino dos Céus

19ª Semana Comum – Ano Litúrgico C

09 de agosto de 2016

ORAÇÃO DO DIA

Pai, poupa-me de cair na tentação de querer fazer-me grande aos olhos do mundo, pois a verdadeira grandeza consiste em fazer-me amigo e servidor do meu próximo.

PRIMEIRA LEITURA: Ez 2,8-3,4

Leitura da Profecia de Ezequiel – Assim fala o Senhor: 2,8“Quanto a ti, Filho do homem, escuta o que eu te digo: Não sejas rebelde como esse bando de rebeldes. Abre a boca e come o que eu te vou dar”. 9Eu olhei e vi uma mão estendida para mim e, na mão, um livro enrolado. Desenrolou-o diante de mim; estava escrito na frente e no verso e nele havia cantos fúnebres, lamentações e ais.
3,1Ele me disse: “Filho do homem, come o que tens diante de ti! Come este rolo e vai falar aos filhos de Israel”. 2Eu abri a boca, e ele fez-me comer o rolo. 3Depois disse-me: “Filho do homem, alimenta teu ventre e sacia as entranhas com este rolo que eu te dou”. Eu o comi, e era doce como mel em minha boca. 4Ele disse-me então: “Filho do homem, vai! Dirigi-te à casa de Israel e fala-lhes com as minhas palavras”. – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 118

— Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!
— Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!

— Seguindo vossa lei me rejubilo muito mais do que em todas as riquezas.

— Minha alegria é a vossa Aliança, meus conselheiros são os vossos mandamentos.

— A lei de vossa boca, para mim, vale mais do que milhões em ouro e prata.

— Como é doce ao paladar vossa palavra, muito mais doce do que mel na minha boca!

— Vossa palavra é minha herança para sempre, porque ela é que me alegra o coração!

— Abro a boca e aspiro largamente, pois estou ávido de vossos mandamentos.

EVANGELHO: Mt 18,1-5.10.12-14

        – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior do Reino dos Céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta é a mim que recebe.
10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. 12Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? 13Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. 14Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Quem é o maior no Reino dos Céus? Será Santa Benedita Teresa da Cruz? Tinha vocação para ser grande nesta terra, mas se fez criança, optando pela infância espiritual própria do Carmelo. Filósofa, fenomenóloga, aluna de Husserl, deixou tudo e entrou no Carmelo levando consigo três não pequenas complicações: era alemã, era judia e os tempos eram de Hitler. Terminou no Campo de Concentração de Auschwitz, onde morreu por ser judia sendo cristã carmelita. Acrescente-se, pois, à sua santidade de vida o martírio como filha de Israel. Jesus não deixou de ser judeu ao morrer na cruz. Edith Stein, esse era seu nome civil, rezava e muito. Antes que as irmãs chegassem à capela, já estava ajoelhada em seu lugar, mas não procurava se sobressair. Dizem as testemunhas que apagava-se em tudo.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
O Evangelho de hoje nos convida a nos tornarmos pequenos, necessitados da presença de Deus. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Peçamos ao Espírito Santo a graça de acolher os ensinamentos de Jesus por meio da sua Palavra. “Ó Espírito Santo, ilumina-me com tua luz. Renova em mim os teus sete dons, em especial o dom do entendimento de tua Palavra de vida.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Faça a leitura da Palavra de Deus pausadamente, quantas vezes julgar necessário, prestando atenção aos verbos e aos personagens que aparecem na narrativa. Qual é o tema central do texto? O que diz Jesus? Do que Ele está falando? “Em verdade vos digo, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus” (Mt 18,3-4).

Meditação (Caminho)
O que diz o texto bíblico? Faça a leitura da Palavra de Deus pausadamente, quantas vezes julgar necessário, prestando atenção aos verbos e aos personagens que aparecem na narrativa. Qual é o tema central do texto? O que diz Jesus? Do que Ele está falando? “Em verdade vos digo, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus” (Mt 18,3-4).

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Nesta etapa da leitura orante, abra seu coração e exponha ao Senhor tudo que se encontra em seu interior. Viva este momento com muita confiança no Senhor, pois Ele é misericórdia, perdão, e está pronto para escutá-lo(a). Apresente-lhe suas intenções, preces ou louvores.

Contemplação (Vida e Missão)
No Evangelho de hoje, vimos que o Reino de Deus pertence aos pequenos. Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? O que você vivenciou durante a leitura deste Evangelho? Que apelo ele despertou em seu coração? O que ele o(a) convida a viver neste dia?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]