Liturgia diária, Santos Anjos da Guarda - Mt 18,1-5.10

PRECISO MUITO TE AJUDA ! FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

O site acumula uma divida e diante a crise que todos estamos passando essa divida esta aumentando podendo até o site sair fora do ar.

Divida atual: R$ 2800,00
Valor arrecadado: R$ 849,00 (22/04/2021 - 07:30 - atualizaremos quando recebermos uma nova doação)

Peço se alguém puder ajudar com uma doação de qualquer valor, agradeço imensamente.

PIX CHAVE CELULAR: 19 987634283
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

OU

PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Quem não tem pix e puder doar por boleto esse é meu numero de WhatsApp 19 987634283 me chama e como forma de agradecimento dou acesso ao site missa com crianças que tem historinhas para catequese. Quem nao puder ajudar, peço oraçoes ! Deus abençoe a todos. Anderson

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 18,1-5.10

Os anjos da guarda são os mensageiros, embaixadores, missionários de Deus. Jesus diz que os anjos das crianças contemplam sem cessar a face do Pai.

Façamos a oração do dia: Pai, poupa-me de cair na tentação de querer fazer-me grande aos olhos do mundo, pois a verdadeira grandeza consiste em fazer-me amigo e servidor do meu próximo.

Santos Anjos da Guarda – Ano Litúrgico A

Liturgia do dia 02 de outubro de 2020

PRIMEIRA LEITURA: Ex 23,20-23

Leitura do livro do Êxodo – Assim diz o Senhor: 20“Vou enviar um anjo adiante de ti para te proteger no caminho e para te conduzir ao lugar que te preparei. 21Está de sobreaviso em sua presença, e ouve o que ele te diz. Não lhe resistas, pois ele não te perdoaria tua falta, porque meu nome está nele. 22Mas, se lhe obedeceres pontualmente, se fizeres tudo o que eu te disser, serei o inimigo dos teus inimigos, e o adversário dos teus adversários. 23Porque meu anjo marchará adiante de ti e te conduzirá entre os amorreus, os hiteus, os ferezeus, os cananeus, os heveus e os jebuseus, que exterminarei.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 91(90) 

— O Senhor deu uma ordem aos seus Anjos,

para em todos os caminhos te guardarem.
— O Senhor deu uma ordem aos seus Anjos, para em todos os caminhos te guardarem.

— Quem habita ao abrigo do Altíssimo e vive à sombra do Senhor onipotente, diz ao Senhor: “Sois meu refúgio e proteção, sois o meu Deus, no qual confio inteiramente”.

— Do caçador e do seu laço ele te livra. Ele te salva da palavra que destrói. Com suas asas haverá de proteger-te, com seu escudo e suas armas, defender-te.

— Não temerás terror algum durante a noite, nem a flecha disparada em pleno dia; nem a peste que caminha pelo escuro, nem a desgraça que devasta ao meio-dia.

— Nenhum mal há de chegar perto de ti, nem a desgraça baterá à tua porta; pois o Senhor deu uma ordem a seus anjos para em todos os caminhos te guardarem.

EVANGELHO:  Mt 18,1-5.10

– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
– Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Neste momento os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-lhe: Quem é o maior no Reino

dos céus? 2Jesus chamou uma criancinha, colocou-a no meio deles e disse: 3Em verdade vos declaro: se não vos transformardes e vos tornardes como criancinhas, não entrareis no Reino dos céus. 4Aquele que se fizer humilde como esta criança será maior no Reino dos céus. 5E o que recebe em meu nome a um menino como este, é a mim que recebe. 10Guardai-vos de menosprezar um só destes pequenos, porque eu vos digo que seus anjos no céu contemplam sem cessar a face de meu Pai que está nos céus.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Hoje meditamos com Mateus sobre os anjos que Deus colocou ao nosso lado para a nossa guarda. Os anjos da guarda são os mensageiros, embaixadores, missionários de Deus. Jesus diz que os anjos das crianças contemplam sem cessar a face do Pai. Podemos então conversar com nosso Anjo da Guarda e agradecer a proteção que ele nos dá.

Podemos também pensar nas crianças bem valorizadas por Jesus no

texto de Mateus, rever como tratamos as crianças que estão em nossa casa, as crianças da escola, as crianças do catecismo.

Elas não são somente o futuro da nação. Elas existem no presente e dão vida ao ambiente. Sua energia pode às vezes desgastar os adultos, mas a irritação que causam está mais na dificuldade em compreendê-las do que nelas mesmas. As palavras de Jesus são claras: “Quem acolher em meu nome uma criança como esta, estará acolhendo a mim mesmo. Cuidado! Não desprezeis um só destes pequenos!”

Na mesma linha, Rute Rocha assim escreveu sobre o Direito das Crianças: “Toda criança no mundo deve ser bem protegida contra os rigores do tempo, contra os rigores da vida. Criança tem que ter nome, criança tem que ter lar, ter saúde e não ter fome, ter segurança e estudar”.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Hoje, em união com toda a Igreja peregrina, veneramos os Santos Anjos da Guarda, e agradecemos ao Senhor que, enquanto caminhamos neste mundo, se põe ao nosso lado, nos guarda e protege.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Leitura (Verdade)

O Evangelho de hoje traz uma discussão entre os discípulos sobre “quem é o maior no Reino dos Céus”. O que Jesus responde a eles? Que exemplo Jesus dá? Faça a leitura do texto bíblico com calma, quantas vezes julgar necessário, destaque os personagens que surgem durante a narrativa e identifique seu tema central.

“É surpreendente a nova escala de valores que Jesus anuncia para o seu Reino: os últimos serão os primeiros. São acolhidos os publicanos e as prostitutas, são considerados bem-aventurados os excluídos, pobres e doentes. Neste texto, a criança é colocada em primeiro lugar.

As crianças e mulheres eram consideradas cidadãs de segunda classe, nem sendo contempladas pelas estatísticas. O termo “criança” abrange aquele e aquela que não completou doze anos e também as pessoas de condição social inferior. É sua simplicidade que é ressaltada, contrapondo-se ao orgulho dos fariseus e das lideranças religiosas. Passa por elas a chave de entrada no Reino. A criança não nasce pronta e deve ser amada e cuidada pelos adultos.”

Meditação (Caminho)

O Senhor fala com você por meio de sua Palavra. O que Ele lhe diz? Qual versículo mais marcou seu coração? Se você ainda não conseguiu identificar o que o Senhor quer dizer-lhe, leia novamente o texto, procurando ouvi-lo, e faça a sua meditação.

Oração (Vida)

Neste momento de sua oração, aproxime-se do Senhor, silencie o seu coração e faça a sua oração. Apresente a Jesus suas intenções e as necessidades do povo de Deus. Amar, cuidar e rezar com e pelas crianças. Reze a oração do Anjo da Guarda com a mesma confiança que rezou na iniciação de sua fé.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Com que palavra de Deus você deseja viver este dia?

Bênção

“Meu santo anjo da guarda, velai por mim, abri-me os olhos, dai-me prudência em meus caminhos pela existência. Livrai-me dos males físicos e morais, das doenças e dos vícios, das más companhias, dos perigos; nos momentos de aflição e nas ocasiões perigosas, sede meu guia, meu protetor e minha guarda contra tudo quanto me cause dano físico ou espiritual. Livrai-me dos ataques dos inimigos invisíveis e dos espíritos tentadores. Meu santo anjo da guarda, protegei-me.”

Confira a Homilia dominical.Clique aqui