Oração diária, Quem me receber, estará recebendo Aquele que me enviou - Lc 9,46-50

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 9,46-50

Façamos a oração do dia: Pai, que eu busque sempre destacar-me no serviço ao meu semelhante, de modo especial, os mais necessitados, pois nisto consiste minha verdadeira grandeza de discípulo.

26ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 27 de setembro de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Zc 8,1-8  

Leitura da Profecia de Zacarias.

1A palavra do Senhor dos exércitos foi manifestada nos seguintes termos: 2“Isto diz o Senhor dos exércitos: Tomei-me de forte ciúme por Sião, consumo-me de zelo ciumento por ela. 3Isto diz o Senhor: Voltei a Sião e habitarei no meio de Jerusalém; Jerusalém será chamada Cidade Fiel, e o monte do Senhor dos exércitos, Monte Santo. 4Isto diz o Senhor dos exércitos: Velhos e velhas ainda se sentarão nas praças de Jerusalém, cada qual com seu bastão na mão, devido à idade avançada; 5as praças da cidade se encherão de meninos e meninas a brincar em suas praças. 6Isto diz o Senhor dos exércitos: Se tais cenas parecerem difíceis aos olhos do resto do povo, naqueles dias, acaso serão também difíceis aos meus olhos? — diz o Senhor dos exércitos. 7Isto diz o Senhor dos exércitos: Eis que eu vou salvar o meu povo da terra do oriente e da terra do pôr do sol; 8eu

os conduzirei, e eles habitarão no meio de Jerusalém; serão meu povo e eu serei seu Deus, em verdade e com justiça”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 102(101) 

— O Senhor edificou Jerusalém e apareceu na sua glória!

— O Senhor edificou Jerusalém e apareceu na sua glória!

— As nações respeitarão o vosso nome, e os reis de toda a terra, a vossa glória; quando o Senhor reconstruir Jerusalém e aparecer com gloriosa majestade, ele ouvirá a oração dos oprimidos e não desprezará a sua prece.

— Para as futuras gerações se escreva isto, e um povo novo a ser criado louve a Deus. Ele inclinou-se de seu templo nas alturas, e o Senhor olhou a terra do alto céu, para os gemidos dos cativos escutar e da morte libertar os condenados.

— Assim também a geração dos vossos servos terá casa e viverá em segurança, e ante vós se firmará sua descendência. Para que cantem o seu nome em Sião e louve ao Senhor Jerusalém, quando os povos e as nações se reunirem e todos os impérios o servirem.

EVANGELHO:
Lc 9,46-50

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 46houve entre os discípulos uma discussão, para saber qual deles seria o maior. 47Jesus sabia o que estavam pensando, pegou então uma criança, colocou-a junto de si 48e disse-lhes: “Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim. E quem me receber, estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior”.

49João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque não anda conosco”. 50Jesus disse-lhe: “Não o proibais, pois quem não está contra vós, está a vosso favor”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

m dia alguém cuspiu no rosto de São Vicente de Paulo. Ele estava pedido esmola para os pobres. Com muita paciência e humildade, tirou do bolso um lenço, limpou a cusparada, estendeu novamente a mão e disse: “O cuspe é para mim, agora, por favor, a esmola para o meu pobre”. São Vicente tinha ideia clara de quem era o maior. Ele não era o maior nem pretendia ser. Ele era o menor, o servidor de todos, e acolhia os pobres como crianças em nome de Jesus. Fundou a Congregação da Missão, dos Padres Lazaristas, e a Companhia das Filhas da Caridade, juntamente com Santa Luísa de Marillac. Depois de ordenado padre, São Vicente foi aprisionado pelos turcos muçulmanos e vendido como escravo.

Libertado,

dedicou-se inteiramente aos doentes. As Conferências Vicentinas que conhecemos na atualidade tiveram início com Antônio Frederico Ozanam e seus companheiros, no ano de 1833. Elas foram inspiradas por São Vicente de Paulo e hoje estão espalhadas pelo mundo inteiro. São Vicente deu orientações bem precisas aos seus colaboradores para que os pobres e os doentes fossem bem tratados, com respeito, e não se sentissem de forma alguma humilhados quando fossem ajudados.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Nesta semana que se inicia, desejamos, no encontro com o Senhor por meio da leitura orante, entregar a Ele tudo o que iremos viver e pedir-lhe as luzes e as graças necessárias para nossa caminhada.
Prepare-se para a leitura orante com este refrão meditativo.

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Quais são as palavras ou gestos de Jesus? Qual tema perpassa a discussão dos personagens? Por que a necessidade de se fazer pequeno como uma criança para ser o maior no Reino dos Céus?

“As portas de entrada no Reino de Deus são estreitas e só podemos passar por elas pela graça divina. As categorias humanas exaltam os mais poderosos, os mais ricos, os mais bem-sucedidos, os mais inteligentes. Esse modo de proceder não serve como porta de entrada para o Reino. Para compreender a mensagem de Jesus, precisamos mudar nosso modo de pensar a respeito do poder. Enquanto persistir entre os discípulos o desejo do poder que domina, não haverá possibilidade de construção do Reino. Jesus inverteu a escala de valores: os últimos serão os primeiros; os primeiros serão últimos. É a primazia do serviço. E, passando por cima da prática usual, Jesus indica a criança como modelo. Mais: aconselha a acolher o bem, venha ele de onde vier.” 

Meditação (Caminho)

Estar atento contra a inveja e o ciúme. É triste a tendência da dominação e do exercício do poder. Jesus coloca nomeio dos discípulos uma criança, modelo de simplicidade e acolhimento, trazendo a descoberto o desejo deles de poder e distinção.

Oração (Vida)

Ó Jesus, passastes entre nós fazendo o bem, mostrando teu poder, sobretudo, no perdão e na misericórdia, na simplicidade e no serviço gratuito, dá-me um coração de criança, que se deixe guiar por tua Palavra e teu exemplo. Faça-me dócil instrumento da tua paz, da tua verdade e da tua alegria.

Contemplação (Vida e Missão)

Permaneça por alguns instantes em silêncio e procure sintetizar em poucas palavras o apelo que a Palavra de Deus lhe faz.

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !