Liturgia diária O maior e o menor no Reino dos Céus - Mt 5,17-19

3ª Semana da Quaresma – Ano Litúrgico A

21 de março de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, livra-me do perigo de reduzir minha obediência aos teus mandamentos à execução mecânica de gestos exteriores. Revela-me, cada vez mais profundamente, a tua vontade.

PRIMEIRA LEITURA: Dt 4,1.5-9

Leitura do Livro do Deuteronômio – Moisés falou ao povo, dizendo: 1“Agora, Israel, ouve as leis e os decretos que eu vos ensino a cumprir, para que, fazendo-o, vivais e entreis na posse da terra prometida que o Senhor Deus de vossos pais vos dará. 5Eis que vos ensinei leis e decretos conforme o Senhor meu Deus me ordenou, para que os pratiqueis na terra em que ides entrar e da qual tomareis posse.
6Vós os guardareis, pois, e os poreis em prática, porque neles está vossa sabedoria e inteligência perante os povos, para que, ouvindo todas as leis, digam: ‘Na verdade, é sábia e inteligente esta grande nação!’ 7Pois, qual é a grande nação cujos deuses lhe são tão próximos quanto o Senhor nosso Deus, sempre que o invocamos? 8E que nação haverá tão grande que tenha leis e decretos tão justos, quanto esta lei que hoje vos ponho diante dos olhos? 9Mas toma cuidado! Procura com grande zelo não te esqueceres de tudo o que viste com os próprios olhos, e nada deixes escapar do teu coração por todos os dias de tua vida; antes, ensina-o a teus filhos e netos”.

Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 147

          — Glorifica o Senhor, Jerusalém!
— Glorifica o Senhor, Jerusalém!

— Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em teu seio abençoou.

— Ele envia suas ordens para a terra, e a palavra que ele diz corre veloz. Ele faz cair a neve como lã e espalha a geada como cinza.

— Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos e suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos.

EVANGELHO: Mt 5,17-19

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17“Não pen­seis que vim abolir a Lei e os Profetas”. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em

verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da lei, sem que tudo se cumpra.
19Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Os mandamentos da Lei de Deus nos foram dados para ser praticados e ensinados. Não foram abolidos, mas precisam ser compreendidos. Os mandamentos são como um professor, que não substitui o aluno, mas orienta os seus caminhos. Os mandamentos me mostram o caminho e a graça de Deus me faz caminhar. Os mandamentos da Lei foram dados por meio de Moisés.
A graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Assim está escrito no prólogo do Evangelho de São João. A Lei escrita na pedra precisa entrar no coração humano e transformar-se em modo de vida. Podemos dizer que a prática dos mandamentos cria uma cultura e um estilo de vida. Um povo de ladrões que passasse a praticar o mandamento de não roubar estaria criando a cultura do respeito pelo que é do outro. Os mandamentos não devem ser confundidos com preceitos humanos. O preceito criado pelo ser humano não pode se sobrepor ao mandamento de Deus. O mandamento feito para libertar, se for mal interpretado, pode tornar-se um preceito que escraviza. Aquele que pratica e ensina não é superior a ninguém, podendo ser grande no Reino dos Céus, não nesta terra. O observante também é pecador e sua fraqueza o ajuda a compreender os outros e a usar sempre de misericórdia. Nesta Quaresma, vamos reler os Dez Mandamentos e fazer o nosso exame de consciência.

LEITURA

ORANTE

Oração Inicial
Coloquemo-nos diante de Jesus, “Palavra de vida eterna”, e, em silêncio, aquietemos o nosso coração, para melhor acolher a Palavra. Peçamos que as luzes do Espírito Santo nos iluminem para melhor compreendermos o Evangelho. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Leia o texto Evangelho vezes julgar necessário, concentrando-se em cada palavra e buscando compreender seu significado. Qual é a importância da Lei e dos profetas? O que significa o Reino dos Céus? No texto de hoje, há elementos importantes para a narrativa: a Lei e os profetas, presentes no Antigo Testamento, e Jesus, presente no Novo Testamento. Isso não quer dizer que, com a vinda de Jesus, a Lei e os profetas perderam sua importância. Pelo contrário, o próprio Jesus afirma: “Não vim para abolir a Lei e os profetas. Não vim para abolir, mas para cumprir”. Jesus veio para cumprir a aliança de amor entre Deus e seu povo.

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Trazendo a meditação da Palavra para a vida, leia novamente o texto bíblico e deixe-se tocar por ele. Reconheça que o Reino de Deus está em nosso meio, e em Jesus Cristo se cumpre a lei do amor. Em silêncio, escute a Palavra e deixe que o Senhor fale ao seu coração.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? São sinais do Reino e da lei (o amor) a solidariedade com os pobres, a ajuda aos necessitados, a promoção da dignidade e a reconciliação entre os povos. Faça sua oração apresentando ao Senhor a realidade do sofredor.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? De que modo a Palavra lhe pede conversão?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
Equipe de Redação Paulinas Internet.

[apss_share]

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !