Oração diária O homem rico e seu administrador

31ª Semana Comum – Ano Litúrgico C

04 de novembro de 2016

ORAÇÃO DO DIA

Pai, torna-me esperto em relação às coisas do Reino, e sempre misericordioso no trato com o meu semelhante, pois é assim que alcançarei a comunhão contigo.

PRIMEIRA LEITURA: Fl 3,17– 4,1

Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses – 3,17Sede meus imitadores, irmãos, e observai os que vivem de acordo com o exemplo que nós damos. 18Já vos disse muitas vezes, e agora repito, chorando: há muitos por aí que se comportam como inimigos da cruz de Cristo. 19O fim deles é a perdição, o deus deles é o estômago, a glória deles está no que é vergonhoso e só pensam nas coisas terrenas. 20Nós, porém, somos cidadãos do céu. De lá aguardamos o nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo. 21Ele transformará o nosso corpo humilhado e o tornará semelhante a seu corpo glorioso, com o poder que tem de sujeitar a si todas as coisas. 4,1Assim, meus irmãos, a quem quero bem e dos quais sinto saudade, minha alegria, minha coroa, meus amigos, continuai firmes no Senhor. – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 121

          — Que alegria, quando me disseram: “Vamos à casa do Senhor!”
— Que alegria, quando me disseram: “Vamos à casa do Senhor!”

— Que alegria, quando ouvi que me disseram: “Vamos à casa do Senhor!” E agora nossos pés se detêm, Jerusalém, em tuas portas.

— Jerusalém, cidade bem edificada num conjunto harmonioso; para lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor.

— Para louvar, segundo a lei de Israel, o nome do Senhor. A sede da justiça lá está e o trono de Davi.

EVANGELHO: Lc 16,1-8

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, 1Jesus disse aos discípulos: “Um homem rico tinha um administrador que foi acusado de esbanjar os seus bens. 2Ele o chamou e lhe disse: ‘Que é isto que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, pois já não podes mais administrar meus bens’. 3O administrador então começou a refletir: ‘O senhor vai me tirar a administração. Que vou fazer? Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho vergonha. 4Ah! Já sei o que fazer, para que alguém me receba em sua casa quando eu for afastado da administração’.
5Então ele chamou cada um dos que estavam devendo ao seu patrão. E perguntou ao primeiro: ‘Quanto deves ao meu patrão?’ 6Ele respondeu: ‘Cem barris de óleo!” O administrador disse: ‘Pega a tua conta, senta-te, depressa, e escreve cinquenta!’ 7Depois ele perguntou a outro: ‘E tu, quanto deves?’ Ele respondeu: ‘Cem medidas de trigo’. O administrador disse: ‘Pega tua conta e escreve oitenta’. 8E o senhor elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

O administrador desonesto foi elogiado em sua esperteza por ter sabido fazer amigos que abririam suas portas para acolhê-lo quando estivesse na precisão. E já estava porque tinha sido despedido por má administração. É uma história para ilustrar um ensinamento. O ensinamento é simples: os filhos da luz também devem ser espertos em seus negócios e, com o dinheiro deste mundo, fazer amigos que abram para eles as portas da eternidade quando chegar a sua hora. Olhando para o administrador, nós o vemos abatendo dívidas. Há um perdão e uma doação. Saiam pelo mundo os filhos da luz e introduzam em toda parte o perdão. E sejam solidários com os necessitados dando a eles o que precisam para sobreviverem no dia de hoje e continuarem vivendo amanhã e depois. Serão eles os porteiros da eternidade.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Hoje fazemos memória de São Carlos Borromeu. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Rezemos ao Espírito Santo: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? No Evangelho de hoje, veremos o administrador esperto, que, ao saber que o seu patrão iria avaliar sua administração, resolveu seu problema futuro. Faça a leitura do texto, grifando os pontos que mais lhe chamarem atenção. Qual problema futuro o administrador tenta resolver? O que diz o Evangelho a respeito do administrador? Qual é o tema central do texto?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Qual versículo mais o(a) tocou? Que caminho o Senhor o(a) chama a seguir por meio do Evangelho de hoje? O que o Senhor lhe diz por meio de sua Palavra?

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Oração é falar com Deus, por isso, neste momento, dirija o seu olhar para o Senhor sem medo, faça a sua prece e apresente-lhe as realidades e as necessidades do seu povo.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Qual palavra o(a) acompanhará ao longo do dia? Qual ensinamento do Evangelho de hoje você colocará em prática, para que a Palavra torne-se vida em sua vida?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Equipe de Redação Paulinas Internet.

[apss_share]