Liturgia diária O homem prudente - Mt 7, 21.24-27

1ª Semana do Advento – Ano Litúrgico A

01 de dezembro de 2016

ORAÇÃO DO DIA

Espírito que move a praticar a Palavra, que eu não proclame minha fé só com a boca, e sim, com a plena vivência da vontade do Pai celeste, expressa nas palavras de Jesus.

PRIMEIRA LEITURA: Is 26,1-6

Leitura do Livro do Profeta Isaías – 1Naquele dia, cantarão este canto em Judá: “Uma cidade fortificada é a nossa segurança; o Senhor cercou-a de muros e antemuro. 2Abri as suas portas, para que entre um povo justo, cumpridor da palavra, 3firme em seu propósito; e tu lhe conservarás a paz, porque confia em ti.
4Esperai no Senhor por todos os tempos, o Senhor é a rocha eterna. 5Ele derrubou os que habitam no alto, há de humilhar a cidade orgulhosa, deitando-a por terra, até fazê-la beijar o chão. 6Hão de pisá-la os pés, os pés dos pobres, as passadas dos humildes”. – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 117

          — Bendito é aquele que vem vindo em nome do Senhor.
— Bendito é aquele que vem vindo em nome do Senhor.

— Dai graças ao Senhor porque ele é bom! “Eterna é a sua misericórdia!” É melhor buscar refúgio no Senhor, do que pôr no ser humano a esperança; é melhor buscar refúgio no Senhor, do que contar com os poderosos deste mundo!”

— Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; quero entrar para dar graças ao Senhor! “Sim, esta é a porta do Senhor, por ela só os justos entrarão!” Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes e vos tornastes para mim o Salvador!

— Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, ó Senhor, dai-nos também prosperidade! Bendito seja, em nome do Senhor, aquele que em seus átrios vai entrando! Desta casa do Senhor vos bendizemos. Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!

EVANGELHO: Mt 7,21.24-27

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha.
26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!”

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Esperamos o Senhor que virá abrir as portas do céu e indicar o caminho da salvação. Virá para que a vida neste mundo tenha sentido, não termine no nada e, menos ainda, num fracasso total. Salvação significa sucesso na existência. Chegamos ao fim. Quem entrará no Reino dos Céus? O próprio Jesus nos diz que não bastam as palavras, são necessárias as ações. Atos concretos mostram a veracidade do que dizemos.
Não é suficiente invocar o nome do Senhor, repeti-lo inúmeras vezes quando inúmeros recursos nos foram dados e permaneceram intocados. Deus me dá terra e semente. Rezo para que a semente brote sem tê-la jogado na terra que também não foi arada. Jogo a semente e depois vem a juriti e come tudo. A juriti precisa de alimento e encontrou na minha plantação. Tenho eu agora que aprender a me proteger para obter uma boa colheita. Construir sobre a rocha e construir sobre a areia significa fazer com seriedade a nossa parte usando todos os dons que Deus nos deu, e então dizer Senhor, Senhor para agradecer ou para dizer: só posso até aqui. Na doença, reze para encontrar um bom médico. Depois peça o milagre.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Para nos colocarmos em oração, procuremos um local silencioso. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Faça uma leitura atenta, considerando bem o sentido de cada palavra e frase. Repita as palavras que mais lhe chamaram atenção e procure identificar o tema central do texto.

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Neste momento de meditação, é Deus quem fala com você por meio da Palavra. O que mais o(a) tocou no texto? O que Deus lhe falou? Se você ainda não conseguiu ouvi-lo, leia novamente o Evangelho, procurando escutar sua voz.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O que você deseja dizer ao Senhor? Oração é dirigir a Deus seus pedidos, louvores ou súplicas, com suas próprias palavras. Aproxime-se do Senhor sem medo e diga-lhe o que deseja.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Faça um instante de silêncio e guarde a Palavra em seu coração, para vivê-la neste dia.

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]