Oração diária O Filho do Homem veio para servir

São Tiago Maior – Ano Litúrgico C

25 de julho de 2016

ORAÇÃO DO DIA

Pai, transforma-me em servidor de meus semelhantes, fazendo-me sempre pronto a doar minha vida para que o teu amor chegue até eles.

PRIMEIRA LEITURA:  2Cor 4,7-15

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios – Irmãos, 7trazemos esse tesouro em vasos de barro, para que todos reconheçam que este poder extraordinário vem de Deus e não de nós.
8Somos afligidos de todos os lados, mas não vencidos pela angústia; postos entre os maiores apuros, mas sem perder a esperança; 9perseguidos, mas não desamparados; derrubados, mas não aniquilados; 10por toda parte e sempre levamos em nós mesmos os sofrimentos mortais de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifestada em nossos corpos.
11De fato, nós, os vivos, somos continuamente entregues à morte, por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifestada em nossa natureza mortal. 12Assim, a morte age em nós, enquanto a vida age em vós. 13Mas, sustentados pelo mesmo espírito de fé, conforme o que está escrito: “Eu creio e, por isso, falei”, nós também cremos e, por isso, falamos, 14certos de que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também com Jesus e nos colocará ao seu lado, juntamente convosco. 15E tudo isso é por causa de vós, para que a abundância da graça em um número maior de pessoas faça crescer a ação de graças para a glória de Deus.

SALMO 125

          — Os que lançam as sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria.
— Os que lançam as sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria.

— Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, parecíamos sonhar; encheu-se de sorriso nossa boca, nossos lábios de canções.

— Entre os gentios se dizia: “Maravilhas fez com eles o Senhor!” Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!

— Mudai nossa sorte, ó Senhor, como torrentes no deserto. Os que lançam as sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria.

— Chorando de tristeza sairão, espalhando suas sementes; cantando de alegria voltarão, carregando os seus feixes!

EVANGELHO: Mt 20,20-28

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

20Naquele tempo, a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”.
22Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.
24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

São Tiago Maior, filho de Zebedeu, irmão de São João. Nas listas dos apóstolos está sempre entre os três primeiros e participa com eles de momentos especiais da vida do Senhor, como a cura da sogra de Pedro, a ressurreição da filha de Jairo, a transfiguração no Tabor, a oração da agonia no Getsêmani. Evangelizou o norte da Espanha, segundo a tradição, e voltou para Israel onde foi decapitado por ordem do rei Herodes Agripa I no ano 42. Seus restos mortais foram levados para a Espanha no século VIII e encontrados muito tempo depois num campo que um bispo viu iluminado por uma estrela. O rei Afonso II mandou construir ali uma igreja com um mosteiro e o lugar passou a ser chamado de São Tiago do Campo da Estrela ou Compostela. É célebre o caminho de São Tiago que se percorre a pé em peregrinação.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
A liturgia de hoje faz alusão a São Tiago Apóstolo. Ele e os demais discípulos são convidados por Jesus a perceber que o Reino de Deus não se instaura pelo poder, mas por meio dos gestos de humildade e amor e do serviço generoso.
Abramo-nos à ação do Espírito Santo que reza em nós, dizendo: “Ó Divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto? Quais personagens compõem a narrativa? Como a mãe de Tiago compreendeu o Reino anunciado por Jesus? Qual é a reação dos demais discípulos diante de tão ousado pedido? Quais são as orientações dadas por Jesus? Qual característica de Jesus o texto nos revela?
“O nosso evangelho de hoje é a sequência do anúncio da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Esse anúncio, de certo modo, desconcerta os discípulos e faz com que manifestem desejos contrários aos valores do evangelho de Jesus e não compreendam o mistério de Cristo. Esse desconcerto, associado à incompreensão dos discípulos, é a causa do pedido da mãe de João e Tiago. A opção livre de seguir Jesus deve ser acompanhada da decisão de renunciar a privilégios e interesses pessoais, assim como a qualquer desejo de recompensa. O pedido da mãe dos filhos de Zebedeu visa a um futuro fora dos limites temporais da história humana. Ela postula um lugar privilegiado para os seus filhos no reino de Cristo. A resposta de Jesus, ao contrário, visa à história como lugar do engajamento e do testemunho dos discípulos e recorda a eles que o ideal do discípulo é ser como o Mestre (Mt 10,24-25). Aos discípulos compete construir uma comunidade caracterizada pelo serviço gratuito e generoso, a exemplo de Jesus, que se fez servo de todos. O futuro escatológico está subordinado à decisão de Deus. Mas não se chega à glória sem passar pela paixão” (Reflexão de Pe. Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você hoje? Qual palavra mais chamou sua atenção? Em que sentido o texto fortalece sua caminhada de fé? Como você acolhe as palavras e os ensinamentos de Jesus em sua vida? Quais são os gestos que Jesus o(a) convida a viver? O que significa viver a humildade e o serviço generoso a exemplo de Jesus, que veio para servir, e não ser servido?

Oração (Vida)
Neste dia em que celebramos a memória litúrgica de São Tiago, agradeçamos ao Senhor pela fé que recebemos dos apóstolos. Peçamos também a graça de crescer na adesão ao Senhor e no testemunho de nossa fé. Lembremos ainda todos aqueles que são chamados pelo Senhor para o seu seguimento.
“Deus, nosso Pai, a Ti confiamos os jovens e as jovens do mundo, com seus problemas, aspirações e esperanças. Guarda-os com teu olhar de amor e faze-os transformadores da paz e construtores de uma sociedade de amor. Chama-os a seguir Jesus, teu Filho. Que eles compreendam que vale a pena doar inteiramente a vida por Ti e pela humanidade. Concede-lhes generosidade e prontidão na resposta. Acolhe, Senhor, o nosso louvor e a nossa oração também pelos jovens que, a exemplo de Maria, Mãe da Igreja, acreditaram na tua Palavra e se preparam para o sacramento da ordem, para a profissão dos conselhos evangélicos, para o empenho missionário. Ajuda-os a compreender que o chamado que Tu deste a eles é sempre atual e urgente. Amém” (São João Paulo II).

Contemplação (Vida e Missão)
Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]