Liturgia diária Em busca de um sinal - Lc 11,29-32

1ª Semana da Quaresma – Ano Litúrgico A

04 de março de 2020

Deseja ler a liturgia diária do dia 03 de março Clique aqui

ORAÇÃO DO DIA

Pai, torna-me dócil e sensível para acolher as palavras de Jesus, sem exigir sinais espetaculares como pré-requisito para aderir a ele.

PRIMEIRA LEITURA: Jn 3,1-10

Leitura da Profecia de Jonas – 1A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, pela segunda vez: 2“Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou confiar”.
3Jonas pôs-se a caminho de Nínive, conforme a ordem do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande; eram necessários três dias para ser atravessada. 4Jo­nas entrou na cidade, percorrendo o caminho de um dia; pregava ao povo, dizendo: “Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída”.
5Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o superior ao inferior. 6A pregação chegara aos ouvidos do rei de Nínive; ele levantou-se do trono e pôs de lado o manto real, vestiu-se de saco e sentou-se em cima de cinza. 7Em seguida, fez proclamar, em Nínive, como decreto do rei e dos príncipes: “Homens e animais bovinos e ovinos não provarão nada! Não comerão e não beberão água. 8Homens e animais se cobrirão de sacos, e os homens rezarão a Deus com força; cada um deve afastar-se do mau caminho e de suas práticas perversas.
9Deus talvez volte atrás, para perdoar-nos e aplacar sua ira, e assim não venhamos a perecer”. 10Vendo Deus as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal, que tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 51(50)

        — Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!
— Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!

— Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!

— Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!

— Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, e, se oferto um holocausto, o rejeitais. Meu sacrifício é minha alma penitente, não desprezeis um coração arrependido!

EVANGELHO: Lc 11,29-32

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.
30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os nini­vitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior que Salomão.
32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Quaresma é tempo de conversão, e, quando se fala em conversão, o profeta Jonas aparece. Ele pregou aos violentos moradores da cidade de Nínive, capital da Assíria, e eles se converteram, mudaram os seus costumes e deixaram a violência que tinham em suas mãos. Um sinal de conversão está na mudança de rumo e na procura de novos caminhos. É este o significado da palavra conversão. No juízo final os ninivitas se levantarão e condenarão aqueles que ouviram a pregação de Jesus e não se converteram. Com os ninivitas estará a Rainha do Sul, que é a Rainha de Sabá, que procurou caminhos novos para a prática da justiça e foi verificar como o rei Salomão administrava a vida do seu povo. O texto de hoje é um convite à conversão social. A nação e seus governantes são chamados a mudar de rumo. A busca da paz supõe uma boa administração da justiça. Não alimente o mal da sociedade e participe de todas as ações que promovam a superação da violência. Relações sociais honestas e sadias são sinal da presença de Jesus em nosso meio. Jesus é mais do que Jonas, que pregou aos ninivitas.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Agora eu imagino Jesus com os discípulos, uma multidão ao seu redor, ouvindo seus ensinamentos. Escolho um lugar, no meio desta cena, de onde quero escutar o Mestre. Acalmo todo meu ser e foco-me no Evangelho que a liturgia oferece hoje. Assim estou em comunhão com toda a comunidade cristã acolhendo a semente da Palavra. Quero que em mim ela produza frutos, muitos frutos, por isso abro meu coração e ouvidos.
Oro ou canto: Cada vez que eu venho, para te falar, na verdade eu venho para te escutar. Fala-me da Vida, preciso te escutar! Fala da Verdade, que vai me libertar!

Leitura (Verdade)
Releio o texto e escuto o que ele me diz: o que a multidão busca? Para onde Jesus aponta que devemos buscar os sinais de sua presença?
“Dois aspectos da vida do profeta Jonas podem ser relacionados com a vida de Jesus. Jonas proclamou a conversão aos habitantes de Nínive antes de serem julgados e tornou-se, ele mesmo, um sinal para os ninivitas por seu resgate da morte pelo poder de Deus. Quem muito recebe, muito terá a devolver. No dia do julgamento, os estrangeiros estarão em vantagem em relação ao povo escolhido, de coração endurecido, que rejeitou a Jesus e sua mensagem de salvação. Foram os pobres, os excluídos, os marginalizados que souberam entender a Boa-Nova e seu portador. Ao contrário, a elite religiosa e os membros influentes do judaísmo fecharam-se na sua autossuficiência. Eles não souberam ou não quiseram perceber os sinais.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
Eu sou um cristão, uma cristã envolvida com a proposta de Jesus? Como aproveito as oportunidades de fazer o bem que a comunidade e a sociedade me oferecem? Onde busco a sabedoria que dá sentido a vida?

Oração (Vida)
Este momento deixo meu coração falar com Deus. O quero lhe dizer? Que sinais eu peço?
Rezo como missionário(a) pelas necessidades de meu povo. Falo com Deus das fragilidades humanas (lembro as classes menos favorecidas, as que exercem responsabilidade com o povo) e peço a graça de sabedoria divina.

Contemplação (Vida e Missão)
Faço memória do amor de Deus que me criou e salvou. Procuro introduzir este amor no meu cotidiano, na tramas das relações e nas situações de injustiça social. Reforço minha fé com o mantra:

Bênção
Benção especial da Quaresma

  • Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
  • O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
  • O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
  • Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
    Ir. Carmen Maria Pulga

[apss_share]