Oração diária O fermento dos fariseus é a hipocrisia

28ª Semana Comum – Ano Litúrgico C

14 de outubro de 2016

ORAÇÃO DO DIA

Pai, que eu não me deixe encantar por falsos exemplos de piedade. Estejam meus olhos sempre fitos em Jesus, cujo exemplo devo seguir para ser agradável a ti.

PRIMEIRA LEITURA:  Ef 1,11-14

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios – Irmãos, 11em Cristo nós recebemos a nossa parte. Segundo o projeto daquele que conduz tudo conforme a decisão de sua vontade, nós fomos predestinados 12a ser, para o louvor de sua glória, os que de antemão puseram a sua esperança em Cristo. 13Nele também vós ouvistes a palavra da verdade, o evangelho que vos salva. Nele, ainda, acreditastes e fostes marcados com o selo do Espírito prometido, o Espírito Santo, 14o que é o penhor da nossa herança para a redenção do povo que ele adquiriu, para o louvor da sua glória.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 32

         — Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!
— Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

— Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Aos retos fica bem glorificá-lo. Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o!

— Pois reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.

— Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, e a nação que escolheu por sua herança! Dos altos céus o Senhor olha e observa; ele se inclina para olhar todos os homens.

EVANGELHO:  Lc 12,1-7

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, 1milhares de pessoas se reuniram, a ponto de uns pisarem os outros. Jesus começou a falar, primeiro a seus discípulos: “Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. 2Não há nada de escondido que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido.
3Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão, será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, no quarto, será proclamado sobre os telhados.
4Pois bem, meus amigos, eu vos digo: não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isto. 5Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno.
Sim, eu vos digo, a este temei. 6Não se vendem cinco pardais por uma pequena quantia? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. 7Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Há ainda flechas na aljava de Jesus. O fermento dos fariseus é a hipocrisia. Cuidado com ele. O fermento leveda a massa. Os discípulos serão fermento da massa, de outra natureza, e revelarão o oculto. Darão a conhecer o que viram e ouviram de Jesus. E os outros todos que lá estão e são amigos de Jesus, que palavra é dita a eles? Esta: Não tenham medo. Medo temos da morte definitiva. Dos que matam o corpo não temos medo. Valemos muito para viver com medo e vivemos com medo quando somos ambiciosos. Posso perder minhas oportunidades. Viver com medo leva à hipocrisia farisaica: camuflamos, interpretamos, bajulamos para nos proteger. Não se pode formar um cristão, um ministro, um discípulo, um consagrado num ambiente de medo. Não se forma. Deforma-se. A salvação é pelo risco, sem o qual a vida não vale a pena! Não tenha medo da vida. Tenha medo de não vivê-la. E viva sem ilusões. Dê espaço ao sofrimento. Aceite que falta tudo mesmo perto do Bom Pastor e mexa-se, ponha-se a caminho, porque vida é movimento.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Coloquemo-nos em atitude de oração, silenciando nosso interior e o exterior, para que assim compreendamos o que o Senhor tem a nos dizer por meio de sua Palavra. “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Leia o Evangelho de hoje, destacando os personagens e verbos que mais se destacam, e identifique seu tema central. Qual é a mensagem de Jesus? Qual cuidado Jesus pede que os fariseus tenham? No texto, Jesus fala dos medos dos fariseus; quais são esses medos?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Faça sua leitura novamente, deixando-se tocar por ele. Medite o Evangelho de hoje e detenha-se nas palavras que mais lhe chamam atenção, pois Deus fala com você por meio delas. No silêncio interior, acolha a Palavra e reflita sobre ela, sem perdê-la de vista, para que ela se torne caminho em sua vida.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Você já ouviu o que o Senhor desejava lhe dizer, e agora é o momento de conversar com Ele. Movido(a) pela Palavra, abra o seu coração e faça a sua oração. Conte ao Senhor o que se passa com você, apresentando-lhe a sua realidade e também a de sua família.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que sentimento você experimenta neste momento de oração? Faça uma síntese da Palavra de Deus, para viver bem o dia de hoje.

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]