Oração diária, Quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado... - Lc 12,8-12

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 12,8-12

Não deve existir lugar para o medo, pois o Espírito conduzirá a palavra e a vida dos seus.

Façamos a oração do dia: Pai, seja eu instruído pelo Espírito Santo, para estar sempre pronto a dar testemunho corajoso de minha fé em teu Filho Jesus.

28ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

Liturgia do dia 17 de outubro de 2020

PRIMEIRA LEITURA: Ef 1,15-23

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios – Irmãos, 15desde que soube da vossa fé no Senhor Jesus e do vosso amor para com todos os santos, 16não cesso de dar graças a vosso respeito, quando me lembro de vós em minhas orações. 17Que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, vos dê um espírito de sabedoria que vo-lo revele e faça verdadeiramente conhecer. 18Que ele abra o vosso coração à sua luz, para que saibais qual a esperança que o seu chamamento vos dá, qual a riqueza da glória que está na vossa herança com os santos, 19 e que imenso poder ele exerceu em favor de nós que cremos, de acordo com a sua ação e força onipotente. 20Ele manifestou sua força em Cristo, quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita nos céus, 21bem acima de toda a autoridade, poder, potência, soberania ou qualquer título que se possa nomear não somente neste mundo, mas ainda no mundo futuro. 22Sim, ele pôs tudo sob os seus pés e fez dele, que está acima de tudo, a Cabeça da Igreja, 23que é o seu corpo, a plenitude daquele que possui a plenitude universal.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO  8 

— Vós destes o domínio ao vosso Filho sobre tudo o que criastes.
— Vós destes o domínio ao vosso Filho sobre tudo o que criastes.

— Ó Senhor nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo! Desdobrastes nos céus vossa glória com grandeza, esplendor, majestade. O perfeito louvor vos é dado pelos lábios dos mais pequeninos.

— Contemplando estes céus que plasmastes e formastes com dedos de artista; vendo a lua e estrelas brilhantes, perguntamos: “Senhor, que é o homem, para dele assim vos lembrardes e o tratardes com tanto carinho?”

— Pouco abaixo de Deus o fizestes, coroando-o de glória e esplendor; vós lhe destes poder sobre tudo, vossas obras aos pés lhes pusestes

EVANGELHO:  Lc 12,8-12

– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
– Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 8“Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, o Filho do Homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus. 9Mas aquele que me renegar diante dos homens, será negado diante dos anjos de Deus. 10Todo aquele que disser alguma coisa contra o Filho do Homem será perdoado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. 11Quando vos conduzirem diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não fiqueis preocupados como ou com que vos defendereis, ou com o que direis. 12Pois, nessa hora, o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Depois de ter criticado fortemente os escribas e os fariseus, Jesus orienta o povo a não se deixar enganar por quem ensina e não pratica, e anima os discípulos a anunciarem a Palavra de Deus, a proclamarem tudo o que eles aprenderam na intimidade com Jesus. Sem medo, proclamem até nos telhados. Tudo será conhecido e revelado. Não tenham medo de se declarar a favor de Jesus diante do povo. Jesus vai se declarar a favor deles diante dos anjos.

E diz ainda uma palavra inesperada: quem falar contra Jesus será perdoado, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, não será perdoado. O Espírito Santo nos ensinará o que dizer, quando quiserem nos condenar por sermos discípulos de Jesus. Mateus e Marcos unem o pecado contra o Espírito Santo ao episódio no qual atacaram Jesus, dizendo que ele agia com o poder de Belzebu. Lucas separa o episódio de Belzebu e a blasfêmia contra o Espírito Santo, mas o sentido é o mesmo.

Rejeitar Jesus, rejeitar a Igreja, rejeitar o Papa, tudo pode ser explicado e pode ser desculpado, mas rejeitar o amor é blasfemar contra o Espírito. Em suma, trata-se de posicionar-se a favor de Jesus e crer na ação do Espírito Santo.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

O Evangelho de hoje segue com as orientações de Jesus aos seus discípulos. É preciso que eles enfrentem as dificuldades que surgirem na realização da missão sem perder a confiança, pois nessa hora o Espírito Santo os orientará quanto ao que devem dizer.
Espírito Santo, que rezas silenciosamente no profundo do meu ser, torna-me confiante e humilde para ser capaz de entrar no silêncio de tua oração. Amém.

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Leia-o pausadamente. Quais são as orientações dadas por Jesus? O que é a blasfêmia contra o Espírito Santo? Por que a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada? De que forma o Espírito Santo se faz presente na vida dos discípulos?

“Por definição, somos discípulos-missionários de Cristo. Isto supõe a docilidade de aprender e a coragem de anunciar. Muitas vezes o anúncio e a profecia trazem dividendos de sofrimentos. Alguns dos seus seguidores, diante de sua doutrina, não andavam mais com ele. Há uma estreita identificação entre Jesus, seu projeto e o Pai. Como o Mestre, o discípulo pode tornar-se sinal de contradição. Mesmo assim, não deve existir lugar para o medo, pois o Espírito conduzirá a palavra e a vida dos seus. Como uma lâmpada, o discípulo deve testemunhar o Mestre pela palavra e pela vida.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Que luz Jesus me revela, com sua pessoa e sua mensagem? De que maneira esta passagem me compromete? O que ela me pede?
As orientações de Jesus aos seus discípulos são também direcionadas a você? Permaneça por alguns instantes em silêncio, para que o Senhor fale ao seu coração.

Oração (Vida)

Espírito Santo, que pairas silenciosamente sobre as águas desde o inicio da criação, purifica-me na força da água do batismo, para que eu seja capaz de viver o silêncio da paz.
Espírito Santo, que falas silenciosamente na harmonia do universo, dá-me a capacidade de acolher meu irmão e minha irmã, no meu silêncio interior.
Espírito Santo, em quem o amor é presente, vem traduzir em meu ser, o teu amor pela oração.
Dá-me a coragem de interromper minhas atividades para trazê-las a ti na oração.
Ensina-me a rezar, a dialogar com o Senhor, ou a parar diante dele silenciosamente.
Sustenta em minha prece o movimento do Espírito arrastando-me para Deus.
Na impossibilidade de rezar, ajuda-me a manter a oferenda da minha pobreza.
Ensina-me a sair de mim e rezar pelos outros, pela Igreja, pela Pátria, pela humanidade.
Espírito Santo vem converter-me para Deus. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Apresente ao Senhor o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia..

Bênção

  • O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.
  • Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui