Oração diária O Espírito Santo, acende nos corações o fogo do amor!

29ª Semana Comum – Ano Litúrgico C

20 de outubro de 2016

ORAÇÃO DO DIA

Pai, que o batismo de Jesus, por sua morte de cruz, purifique-me de todo pecado e de toda maldade, como um fogo ardente, abrindo o meu coração totalmente para ti.

PRIMEIRA LEITURA: Ef 3,14-21

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios – Irmãos, 14eu dobro os joelhos diante do Pai, 15de quem toda e qualquer família recebe seu nome, no céu e sobre a terra. 16Que ele vos conceda, segundo a riqueza de sua glória, serdes robustecidos, por seu Espírito, quanto ao homem interior, 17que ele faça habitar, pela fé, Cristo em vossos corações, que estejais enraizados e fundados no amor. 18Tereis assim a capacidade de compreender, com todos os santos, qual a largura, o comprimento, a altura, a profundidade, 19e de conhecer o amor de Cristo, que ultrapassa todo o conhecimento, a fim de que sejais cumulados até receber toda a plenitude de Deus. 20Àquele que tudo pode realizar superabundantemente, e muito mais do que nós pedimos ou concebemos, e cujo poder atua em nós, 21a ele a glória, na Igreja e em Jesus Cristo, por todas as gerações, para sempre. Amém. – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 32

      — Transborda em toda a terra a bondade do Senhor!
— Transborda em toda a terra a bondade do Senhor!

— Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Aos retos fica bem glorificá-lo. Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o!

— Pois é reta a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.

— Mas os desígnios do Senhor são para sempre, e os pensamentos que ele traz no coração, de geração em geração, vão perdurar. Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, e a nação que escolheu por sua herança!

— Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria.

EVANGELHO:  Lc 12,49-53

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 49“Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! 50Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra!
51Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. 52Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; 53ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

No evangelho de Marcos, Jesus pergunta aos filhos de Zebedeu se podem beber o cálice que ele vai beber e serem batizados com o batismo em que ele será batizado. Jesus está se referindo à sua Paixão e Morte. Nesse momento que ele lançará fogo sobre a terra. É este o batismo no Espírito Santo e no fogo, o batismo de Jesus anunciado por João Batista. Quando estiver na cruz, o mundo será incendiado pelo Espírito que acende nos corações o fogo do amor. O fogo também purifica, como faz com o ouro que se separa das escórias. Tal divisão é positiva e necessária no dizer de Paulo aos coríntios, quando afirma que é preciso que haja até mesmo cisões entre eles, a fim de que se tornem manifestos os que são comprovados. Rompe-se então a paz pela falta de concórdia. A paz existe quando todos concordam com os meios para se alcançar o mesmo fim. A discordância dos meios rompe a paz sem romper a caridade enquanto o fim último se mantiver o mesmo. Esta discordância dialoga e aceita as diferenças. Há, porém, discordância que é verdadeira discórdia. Ela se fecha em si mesma e exclui o diferente, gerando fundamentalismos com perseguições violentas. A primeira busca a verdade, a segunda busca a si mesma. A primeira é a de Jesus. A outra é do maligno.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Iniciando nossa oração, permaneçamos em silêncio, coloquemo-nos na presença do Senhor e peçamos a graça de escutar sua Palavra. Que o Espírito Santo renove em nós o fogo de seu amor e nos dê a sua paz. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? No Evangelho de hoje, Jesus diz: “Fogo eu vim lançar sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso” (Lc 12,49). A que fogo Jesus se refere? Será o fogo do amor? Faça a leitura do texto com calma e atenção e procure identificar as palavras e os verbos mais importantes, que o(a) ajudarão a compreendê-lo.

Meditação (Caminho)
No Evangelho, Jesus diz que veio lançar fogo sobre a terra, mas que gostaria que já estivesse aceso. O fogo de que Ele fala é o do amor, da justiça, da paz. Ao fazer a leitura do texto, o que ele diz a você? Que palavra de Jesus mais o(a) toca? O que você escuta do Senhor por meio dela?

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Com certeza, o Evangelho que você está rezando o(a) tocou profundamente, tanto na sua realidade como nas realidades que o(a) cercam. Neste momento de oração, apresente ao Senhor o que você tem na mente e no coração.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Como você gostaria de viver este dia? O que se tornou ou quer se tornar vida em sua vida hoje? Em um instante de silêncio, sintetize aquilo que o Senhor lhe transmitiu e assuma sua mensagem como compromisso.

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]