Oração diária, O Defensor que eu vos enviarei... - Jo 15,26–16,4a

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Jo 15,26-16,4a

O anúncio do Evangelho não se dará sem conflitos e perseguições. A referência deve ser sempre o Espírito Santo

Façamos a oração do dia: Pai, que o testemunho do Espírito cale fundo no meu coração e seja acolhido com discernimento e docilidade, de modo a consolidar minha fé no Senhor Jesus.

6ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 10 de maio de 2021

PRIMEIRA LEITURA:  At 16,11-15

Leitura dos Atos dos Apóstolos

11Embarcamos em Trôade e navegamos diretamente para a ilha de Samotrácia. No dia seguinte, ancoramos em Neápolis, 12de onde passamos para Filipos, que é uma das principais cidades da Macedônia, e que tem direitos de colônia romana. Passamos alguns dias nessa cidade.

13No sábado, saímos além da porta da cidade para um lugar junto ao rio, onde nos parecia haver oração. Sentados, começamos a falar com as mulheres que estavam aí reunidas. 14Uma delas chamava-se Lídia; era comerciante de púrpura, da cidade de Tiatira. Lídia acreditava em Deus e escutava com atenção. O Senhor abriu o seu coração para que aceitasse as palavras de Paulo.

15Após ter sido batizada, assim como toda sua família, ela convidou-nos: “Se vós me considerais uma fiel do Senhor, permanecei em minha casa”. E forçou-nos a aceitar.

Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 149

— O Senhor ama seu povo de verdade.

— O Senhor ama seu povo de verdade.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, e o seu louvor na assembleia dos fiéis! Alegre-se Israel em quem o fez, e Sião se rejubile no seu Rei!

— Com danças glorifiquem o seu nome, toquem harpa e tambor em sua honra! Porque, de fato, o Senhor ama seu povo e coroa com vitória aos seus humildes.

— Exultem os fiéis por sua glória, e cantando se levantem de seus leitos, com louvores do Senhor em sua boca, eis a glória para todos os seus santos.

EVANGELHO: Jo 15,26-16,4a

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

15,26“Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.

27E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo. 16,1Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada. 2Expulsar-vos-ão

das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. 3Agirão assim, porque não conheceram o Pai, nem a mim. 4aEu vos digo isto, para que vos lembreis de que eu o disse, quando chegar a hora”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

“Quando vier o Paráclito, quando vier o Defensor…” Marquemos o dia com esta frase do Evangelho de João, que nos coloca na expectativa da vinda do Espírito Santo. O Senhor vai partir. Termina o tempo de sua presença física entre nós. Ao se encarnar, aceitou viver todas as nossas limitações, inclusive a do tempo. Contamos os nossos dias sabendo que eles chegam ao fim. Os discípulos vão experimentar dificuldades. Jesus os previne: serão expulsos das sinagogas, serão mortos. Prevenidos, quando chegar a hora, enfrentarão tudo com a força do Espírito.

A missão apostólica de Paulo em Filipos teve início num ambiente de oração e boa acolhida. Num sábado, mulheres judias rezavam à beira de um rio – não havia sinagoga na cidade –, quando Paulo e seus companheiros se aproximaram para rezar com elas e lhes dirigiram a palavra. Lídia, comerciante pagã que se preparava para abraçar o judaísmo, ouviu com atenção. Foi depois batizada com toda a sua família e abriu as portas de sua casa para acolher os missionários e dar início à comunidade cristã de Filipos. Depois disso veio a tempestade. Paulo e Silas enfrentariam os açoites romanos e a prisão, mas eles tinham um Defensor, o Espírito da Verdade.

LEITURA
ORANTE

Oração Inicial

O Evangelho de hoje nos ajuda a compreender a missão do Espírito Santo. Guiados pelo Espírito, os discípulos darão testemunho de Jesus e se manterão fiéis ao seu projeto, mesmo diante das perseguições. Que possamos acolher a Palavra em nossa vida e concretizar em nosso dia os ensinamentos de Jesus.

Abramo-nos à ação do Espírito Santo que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

Leitura (Verdade)

Este é o momento de compreendermos o texto. O que ele diz? Leia-o com calma e silenciosamente. Depois, leia-o novamente em voz alta e pausadamente, repetindo as palavras que mais chamaram sua atenção.

“As autoridades judaicas haviam acusado Jesus de dar testemunho de si mesmo; portanto, um testemunho inválido. Jesus responde apontando algumas testemunhas que depõem em seu favor: as Escrituras, João Batista, as obras que faz e seus discípulos. Agora ele acrescenta a testemunha definitiva. Jesus anuncia a vinda do Espírito Santo, que ele chama de Defensor. Ele ensinará aos discípulos toda verdade e purificará sua fé. O anúncio do Evangelho não se dará sem conflitos e perseguições. Como Jesus, a comunidade cristã muitas vezes é rejeitada. A referência deve ser sempre o Espírito Santo; é ele quem guia a barca de Pedro entre as tempestades da história. Ela é sacudida pelos ventos, mas não afundará.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje? “Para acolher o Espírito Santo é preciso deixá-lo agir livremente. É preciso humildade verdadeira e acolhimento na fé. A ação do Espírito de Deus, mesmo quando repercute nas obras e nos projetos humanos, dirige-se ao coração do homem para libertá-lo, abrindo caminho para o amor”

Oração (Vida)

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes.
Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas.
Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados.
Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos.
Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra.
Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém. (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver hoje? Como pretende atingir esse propósito

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !