Oração diária, O Defensor que eu vos enviarei... - Jo 15,26–16,4a

PRECISAMOS MUITO DE SUA AJUDA

Estimados irmãos venho aqui pedir a sua ajuda se possível for. Estamos com uma divida acumulada. Pra complicar minha situação tenho pai acamado. Diante das dificuldades que todos estamos passando compreendo o qto esta difícil para todos, mas se vc tiver a possibilidade de AJUDAR COM UMA DOAÇÃO sera de muita ajuda para diminuir as dividas. .Clique aqui

6ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico A

18 de maio de 2020

ORAÇÃO DO DIA

Pai, que o testemunho do Espírito cale fundo no meu coração e seja acolhido com discernimento e docilidade, de modo a consolidar minha fé no Senhor Jesus.

PRIMEIRA LEITURA: At 16,11-15

Leitura dos Atos dos Apóstolos –

11Embarcamos em Trôade e navegamos diretamente para a ilha de Samotrácia. No dia seguinte, ancoramos em Neápolis, 12de onde passamos para Filipos, que é uma das principais cidades da Macedônia, e que tem direitos de colônia romana. Passamos alguns dias nessa cidade.
13No sábado, saímos além da porta da cidade para um lugar junto ao rio, onde nos parecia haver oração. Sentados, começamos a falar com as mulheres que estavam aí reunidas. 14Uma delas chamava-se Lídia; era comerciante de púrpura, da cidade de Tiatira. Lídia acreditava em Deus e escutava com atenção. O Senhor abriu o seu coração para que aceitasse as palavras de Paulo.
15Após ter sido batizada, assim como toda a sua família, ela convidou-nos: “Se vós me considerais uma fiel do Senhor, permanecei em minha casa”. E forçou-nos a aceitar.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 149

         —O Senhor ama seu povo de verdade.
— O Senhor ama seu povo de verdade.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, e o seu louvor na assembleia dos fiéis! Alegre-se Israel em quem o fez, e Sião se rejubile no seu Rei!

— Com danças glorifiquem o seu nome, toquem harpa e tambor em sua honra! Porque, de fato, o Senhor ama seu povo e coroa com vitória aos seus humildes.

— Exultem os fiéis por sua glória, e cantando se levantem de seus leitos, com louvores do Senhor em sua boca, eis a glória para todos os seus santos.

EVANGELHO: Jo 15,26 – 16,4a

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
15,26“Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.
27E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo. 16,1Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada. 2Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. 3Agirão assim, porque não conheceram o Pai, nem a mim. 4aEu vos digo isto, para que vos lembreis de que eu o disse, quando chegar a hora”.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

“Quando vier o Paráclito, quando vier o Defensor…” Marquemos o dia com esta frase do Evangelho de João, que nos coloca na expectativa da vinda do Espírito Santo. O Senhor vai partir. Termina o tempo de sua presença física entre nós. Ao se encarnar, aceitou viver todas as nossas limitações, inclusive a do tempo. Contamos os nossos dias sabendo que eles chegam ao fim. Os discípulos vão experimentar dificuldades. Jesus os previne: serão expulsos das sinagogas, serão mortos. Prevenidos, quando chegar a hora, enfrentarão tudo com a força do Espírito. A missão apostólica de Paulo em Filipos teve início num ambiente de oração e boa acolhida. Num sábado, mulheres judias rezavam à beira de um rio – não havia sinagoga na cidade –, quando Paulo e seus companheiros se aproximaram para rezar com elas e lhes dirigiram a palavra. Lídia, comerciante pagã que se preparava para abraçar o judaísmo, ouviu com atenção. Foi depois batizada com toda a sua família e abriu as portas de sua casa para acolher os missionários e dar início à comunidade cristã de Filipos. Depois disso veio a tempestade. Paulo e Silas enfrentariam os açoites romanos e a prisão, mas eles tinham um Defensor, o Espírito da Verdade.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
O Evangelho de hoje nos ajuda a compreender a missão do Espírito Santo. Guiados pelo Espírito, os discípulos darão testemunho de Jesus e se manterão fiéis ao seu projeto, mesmo diante das perseguições. Que possamos acolher a Palavra em nossa vida e concretizar em nosso dia os ensinamentos de Jesus.

Oração: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos salvação, felicidade e plenitude de amor.”

Leitura (Verdade)
Leia o texto e repita as palavras ou frases que mais chamaram sua atenção. Você recorda outras citações bíblicas em que Jesus promete o envio do Espírito Santo?

“Jesus volta a falar do Espírito Santo, o Defensor, que possibilitará à comunidade testemunhar o Mestre e seu projeto. Jesus alude às futuras aflições, que poderiam abalar a comunidade nascente. O conflito, que levou Jesus à condenação e à morte, volta-se agora contra os seus discípulos. Eles não ficarão abandonados; o Espírito Santo, advogado e defensor, estará com eles. O próprio Jesus esclarece: “Eu venci o mundo”. Como Jesus, a sua Igreja é também sinal de contradição. Para muitos acusá-la e difamá-la equivale a um serviço prestado a Deus. Persegue-se, odeia-se e mata-se, supostamente, em nome de Deus. E a Igreja, santa e pecadora, prossegue seu caminho e reza pelos seus perseguidores. (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim hoje? Que luz Jesus me revela, com sua pessoa e sua mensagem? Como escuto a voz do Espírito Santo em mim? De que maneira esta passagem me compromete? O que ela me pede?

“Para acolher o Espírito Santo é preciso deixá-lo agir livremente. É preciso humildade verdadeira e acolhimento na fé. A ação do Espírito de Deus, mesmo quando repercute nas obras e nos projetos humanos, dirige-se ao coração do homem para libertá-lo, abrindo caminho para o amor” (Trecho do livro “Ele está no meio de nós”, da Paulinas Editora).

Oração (Vida)
“Vem, Espírito Criador, as mentes dos teus visita, enche com a graça do céu os corações que criaste. Tu que és chamado Paráclito, altíssimo dom de Deus, água viva, fogo, amor e unção espiritual. Doador dos sete dons, dedo da destra de Deus, solene promessa do Pai, pões nos lábios a Palavra. Acende a tua luz na mente, infunde no coração amor, aquilo que em nosso corpo está enfermo, cura-o com o teu eterno poder. Para longe repele o inimigo e a paz nos dá sem demora. E assim, por ti conduzidos, evitaremos todo o mal. Por ti conheçamos o Pai e conheçamos também o Filho, e em ti, Espírito de ambos, creiamos todos eternamente. Seja dada ao Pai a glória e ao Filho que ressuscitou dentre os mortos, pelo Espírito, pelos séculos dos séculos. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)
Sintetize em poucas palavras o apelo que o Evangelho de hoje lhe fez, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe viver? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção
“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.” (2 Coríntios 13:14)

Ir. Carmen Maria Pulga

Confira a Homilia do 6º. Domingo da Páscoa – A.Clique aqui

[apss_share]