Liturgia diária O discípulo está sempre disposto a seguir Jesus - Mt 8,23-27

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !

13ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

04 de julho de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, põe no meu coração a certeza de que o Ressuscitado está comigo e me dá força nos momentos de tribulação. E, assim, eu dê provas de que a minha fé é sólida.

PRIMEIRA LEITURA: Gn 19,15-29

Leitura do Livro do Gênesis –

Naqueles dias, 15os anjos insistiram com Ló, dizendo: “Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas, e sai, para não morreres também por causa das iniquidades da cidade”. 16Como ele hesitasse, os homens tomaram-no pela mão, a ele, à mulher e às duas filhas – pois o Senhor tivera compaixão dele –, fizeram-nos sair e deixaram-nos fora da cidade.
17Uma vez fora, disseram: “Trata de salvar a tua vida. Não olhes para trás, nem te detenhas em parte alguma desta região. Mas foge para a montanha, se não quiseres morrer”.
18Ló respondeu: “Não, meu Senhor, eu te peço! 19O teu servo encontrou teu favor e foi grande a tua bondade, salvando-me a vida. Mas receio não poder salvar-me na montanha, antes que a calamidade me atinja e eu morra. 20Eis aí perto uma cidade onde poderei refugiar-me; é pequena, mas aí salvarei a minha vida”.
E ele

lhe disse: 21“Pois bem, concedo-te também este favor: não destruirei a cidade de que falas. 22Refugia-te lá depressa, pois nada posso fazer enquanto não tiveres entrado na cidade”. Por isso foi dado àquela cidade o nome de Segor.
22O sol estava nascendo, quando Ló entrou em Segor. 24O Senhor fez então chover do céu enxofre e fogo sobre Sodoma e Gomorra. 25Destruiu as cidades e toda a região, todos os habitantes das cidades e até a vegetação do solo. 26Ora, a mulher de Ló olhou para trás e tornou-se uma estátua de sal.
27Abraão levantou-se bem cedo e foi até o lugar onde antes tinha estado com o Senhor. 28Olhando para Sodoma e Gomorra, e para toda a região, viu levantar-se da terra uma densa fumaça, como a fumaça de uma fornalha.
29Mas, ao destruir as cidades da região, Deus lembrou-se de Abraão e salvou Ló da catástrofe que arrasou as cidades onde Ló havia morado.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 25

          — Tenho sempre vosso amor ante meus olhos.
— Tenho sempre vosso amor

ante meus olhos.

— Provai-me, ó Senhor, e exa­minai-me, sondai meu coração e o meu íntimo! Pois tenho sempre vosso amor ante meus olhos; vossa verdade escolhi por meu caminho.

— Não junteis a minha alma à dos malvados, nem minha vida à dos homens sanguinários; eles têm as suas mãos cheias de crime; sua direita está repleta de suborno.

— Eu, porém, vou caminhando na inocência; libertai-me, ó Senhor, tende piedade! Está firme o meu pé na estrada certa; ao Senhor eu bendirei nas assembleias.

EVANGELHO: Mt 8,23-27

          – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 23Jesus entrou na barca, e seus discípulos o acompanharam. 24E eis que houve uma grande tempestade no mar, de modo que a barca estava sendo coberta pelas ondas. Jesus, porém, dormia.
25Os discípulos aproximaram-se e o acordaram, dizendo: “Senhor, salva-nos, pois

estamos perecendo!” 26Jesus respondeu: “Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?” Então, levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria. 27Os homens ficaram admirados e diziam: “Quem é este homem, que até os ventos e o mar lhe obedecem?”

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Um escriba quer ser discípulo de Jesus e se apresenta disposto a seguir o Mestre aonde ele for. Este escriba deve saber que Jesus não tem posses. Segui-lo não significa melhorar de vida, fazer carreira, adquirir bens. Jesus é mais pobre do que as raposas e os pássaros. Ele nem tem onde repousar a cabeça. Dizem que este escriba era o próprio São Mateus, que também era cobrador de impostos. Outro discípulo, convidado a seguir Jesus, pediu permissão para primeiro enterrar seu pai. O pedido pode significar que o pai tinha morrido ou que ele precisava cuidar do pai até a sua morte. A este, Jesus deixa entender que o pai não ficará abandonado. Deus providenciará seja o enterro, seja os cuidados necessários durante a fase final de sua vida. Há um Deus providente que não deixará faltar nada a quem a ele se entregar com fé e disposição. Não faltará onde repousar a cabeça nem faltará o cuidado necessário para a família que se deixa para seguir Jesus. Seguir Jesus é sempre um desafio. O discípulo disposto a seguir Jesus até os confins da terra entrega-se com alegria e tem os olhos fixos em Jesus. Nem se dará conta se sua habitação é uma toca ou um ninho, e se tem ou não onde repousar a cabeça. Isso tudo, que pode ter sido muito importante antes, ficou em segundo plano.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Neste início de nossa oração, coloquemo-nos diante de Jesus e, em silêncio, coloquemo-nos à disposição de sua Palavra. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Que as luzes do Espírito Santo nos iluminem. Amém.”

Leitura (Verdade)
“Mestre, eu te seguirei.” O que diz o Evangelho de hoje? Neste primeiro passo da leitura orante, aproxime-se do texto, faça a leitura com bastante calma e destaque os personagens que surgem durante a narrativa. Qual é o tema central do texto? Qual é o ensinamento de Jesus?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Que caminho Deus lhe indica por meio da Palavra? Leia mais uma vez o Evangelho, pausadamente, e permita que a Palavra se misture com a sua vida. Escute o que o Senhor quer lhe dizer por meio dela.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Nesta etapa da leitura orante, lembre-se de que, na oração, você fala diretamente com o Senhor. Apresente-lhe suas preces, seu louvor e sua gratidão por tudo que Ele faz em sua vida.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Faça uma síntese da Palavra para vivê-la durante este dia.

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]