Liturgia diária, O cristão é fermento na massa - Lc 13,18-21

30ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

31 de outubro de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Senhor, faze de mim instrumento de teu Reino para que ele chegue a todas as pessoas, sem exceção, mormente os pobres e marginalizados.

PRIMEIRA LEITURA: Rm 8,18-25

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos

Irmãos, 18eu entendo que os sofrimentos do tempo presente nem merecem ser comparados com a glória que deve ser revelada em nós. 19De fato, toda a criação está esperando ansiosamente o momento de se revelarem os filhos de Deus. 20Pois a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua livre vontade, mas por sua dependência daquele que a sujeitou; 21também ela espera ser libertada da escravidão da corrupção e, assim, participar da liberdade e da glória dos filhos de Deus. 22Com efeito, sabemos que toda a criação, até o tempo presente, está gemendo como que em dores de parto. 23E não somente ela, mas nós também, que temos os primeiros frutos do Espírito, estamos interiormente gemendo, aguardando a adoção filial e a libertação para o nosso corpo. 24Pois já fomos salvos, mas na esperança. Ora, o objeto da esperança não é aquilo que a gente está vendo; como pode alguém esperar o que

já vê? 25Mas se esperamos o que não vemos, é porque o estamos aguardando mediante a perseverança.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 126

          — Maravilhas fez conosco o Senhor!
— Maravilhas fez conosco o Senhor!

— Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, parecíamos sonhar; encheu-se de sorriso nossa boca, nossos lábios, de canções.

— Entre os gentios se dizia: “Maravilhas fez com eles o Senhor!” Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!

— Mudai a nossa sorte, ó Senhor, como torrentes no deserto. Os que lançam as sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria.

— Chorando de tristeza sairão, espalhando suas sementes; cantando de alegria voltarão, carregando os seus feixes!

EVANGELHO:  Lc 13,18-21

          – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 18Jesus dizia: “A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? 19Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A

semente cresce, torna-se uma grande árvore e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos”. 20Jesus disse ainda: “Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus? 21Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

A segunda etapa da viagem de Jesus para Jerusalém termina com um pequeno ensinamento sobre o Reino de Deus. O Reino é parecido com um grão de mostarda e com o fermento. O Reino de Deus pode parecer pequeno como um grão de mostarda, mas tem força própria para crescer e se desenvolver e congregar muita gente. Quem olha o grão não deve se desinteressar pela sua pequenez nem desvalorizar a sua força interna. O semeador acredita no que está fazendo, cuida da planta ao brotar e espera com paciência que os pássaros se aproximem e façam nela o seu ninho.

Uma parte do trabalho é feita por quem coloca o grão de mostarda na terra; a outra parte é feita pela natureza criada por Deus. O mesmo se pode dizer do fermento colocado em três porções de farinha. A massa adormece e cresce. Feito o seu trabalho, a mulher espera que a natureza do fermento faça o que deve fazer. É preciso de algum tempo e de paciência para esperar. O fermento não caminha sozinho em direção às três porções de farinha. Alguém precisa dar-se ao trabalho de colocá-lo. Colocamos uma pitada de sal numa xícara de arroz para dar-lhe sabor. Não usamos como medida uma xícara de sal para uma xícara de arroz. Basta uma pitada de sal. O sal tem força bastante para salgar todos os grãos de arroz de uma xícara de chá. O cristão é fermento na massa. A comunidade é o arbusto da mostarda.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
No Evangelho de hoje, lemos duas parábolas do Reino que são um apelo à confiança, pois, assim como da pequena semente surge uma grande árvore, e o pouco fermento leveda uma grande porção de farinha, o Reino de Deus vai acontecendo nos pequenos gestos permeados pela ação do Senhor. “Espírito Divino, luz de Deus, vinde nos iluminar para que possamos compreender o sentido profundo da Palavra de Deus. Fazei-nos discípulos missionários de Jesus, Caminho, Verdade e Vida, transformando nosso coração em terra boa, onde a Palavra produza frutos abundantes. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Faça uma leitura atenta do Evangelho e identifique os elementos que surgem durante a narrativa: Reino de Deus, grão de mostarda, campo, arbusto, fermento, porções de farinha… Qual é a interpretação que encontramos para cada um desses elementos? Qual é a mensagem central do Evangelho?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Neste momento, você é convidado(a) a trazer a reflexão da Palavra para a sua vida. Que aspectos do mistério de Deus esta passagem lhe proporciona conhecer? Qual traço de Jesus a Palavra lhe revela?

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Faça a sua oração, apresentando ao Senhor as suas preocupações. Não tenha medo de se aproximar de Jesus como Mestre de sua vida, aquele que é o princípio e a realização de todas as pessoas. Reze com o Senhor da vida e siga o seu caminho.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Como você pretende viver concretamente, durante o dia, os apelos que o Senhor lhe revelou?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Leitura orante: Equipe de Redação Paulinas Internet.

[apss_share]

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !