Liturgia diária O chamado de Levi - Lc 5,27-32

Sábado depois das Cinzas – Ano Litúrgico A

04 de março de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, estou certo de que, mesmo sendo pecador, sou amado por ti, e posso contar com a tua solidariedade, que me descortina a misericórdia e a justiça como jeito novo de ser.

PRIMEIRA LEITURA:  Is 58,9b-14

Leitura do Livro do Profeta Isaías – Assim fala o Senhor, 9bse destruíres teus instrumentos de opressão, e deixares os hábitos autoritários e a linguagem maldosa; 10se acolheres de coração aberto o indigente e prestares todo socorro ao necessitado, nascerá nas trevas a tua luz e tua vida obscura será como o meio-dia.
11O Senhor te conduzirá sempre e saciará tua sede na aridez da vida, e renovará o vigor do teu corpo; serás como um jardim bem regado, como uma fonte de águas que jamais secarão. 12Teu povo reconstruirá as ruínas antigas; tu levantarás os fundamentos das gerações passadas: serás chamado reconstrutor de ruínas, restaurador de caminhos, nas terras a povoar.
13Se não puseres o pé fora de casa no sábado, nem tratares de negócios em meu dia santo, se considerares o sábado teu dia favorito, o dia glorioso, consagrado ao Senhor, se o honrares, pondo de lado atividades, negócios e conversações, 14então

te deleitarás no Senhor; eu te farei transportar sobre as alturas da terra e desfrutar a herança de Jacó, teu pai. Falou a boca do Senhor.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 85

          — Ensinai-me os vossos caminhos e na vossa verdade andarei.
— Ensinai-me os vossos caminhos e na vossa verdade andarei.

— Inclinai, ó Senhor, vosso ouvido, escutai, pois sou pobre e infeliz! Protegei-me, que sou vosso amigo, e salvai vosso servo, meu Deus, que espera e confia em vós!

— Piedade de mim, ó Senhor, porque clamo por vós todo o dia! Animai e alegrai vosso servo, pois a vós eu elevo a minh’alma.

— Ó Senhor, vós sois bom e clemente, sois o perdão para quem vos invoca. Escutai, ó Senhor, minha prece, o lamento da minha oração!

EVANGELHO: Lc 5,27-32

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, 27Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: “Segue-me”. 28Levi

deixou tudo, levantou-se e o seguiu.
29Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. 30Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: “Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?”
31Jesus respondeu: “Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. 32Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Jesus curava os corpos doentes e era médico dos corações enfermos. Veio chamar os pecadores à conversão. Veio mostrar aos que se equivocam na busca de alegrias onde convém fixar o coração. Chamou Levi, cobrador de impostos, que se levantou e o seguiu. Houve até uma festa comemorativa, não aprovada por escribas e fariseus. Afinal, publicanos eram pecadores e conviviam com outros pecadores, e com eles convivia Jesus. Quaresma é tempo de festa para os pecadores. Jesus se senta com eles e lhes mostra o amor e a misericórdia do Pai. Se não se converterem, terão ao menos descoberto que o amor existe, e Deus é amor. E Jesus vai chamando aqui e ali, este e aquele. Aquele responde, este não, e Jesus continua a chamar. Diz hoje Isaías que brilhará na escuridão aquele que não oprimir, não fizer gestos de ameaça, nem usar palavras ofensivas; aquele que der pão ao faminto. Será um reparador de brechas e reconstrutor de casas em ruínas. Reparar brechas e reconstruir casas em ruínas é um belo projeto de vida quaresmal, que consiste no que disse Isaías: não oprimir, não ameaçar, não ofender, partilhar o pão. Somos pecadores, oprimimos e ameaçamos, mas queremos nos converter.

Côn.

Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Iniciamos a oração de hoje recordando algumas palavras do papa Francisco na Mensagem para a Quaresma: “A Quaresma é um novo começo, uma estrada que leva a um destino seguro: a Páscoa de Ressurreição, a vitória de Cristo sobre a morte. E este tempo não cessa de nos dirigir um forte convite à conversão: o cristão é chamado a voltar para Deus ‘de todo o coração’ (Jl 2, 12), não se contentando com uma vida medíocre, mas crescendo na amizade do Senhor. Jesus é o amigo fiel que nunca nos abandona, pois, mesmo quando pecamos, espera pacientemente pelo nosso regresso a Ele e, com esta espera, manifesta a sua vontade de perdão.”
Com o coração agradecido porque Deus nos ama e está conosco, peçamos que o Espírito Santo nos ajude a acolher e compreender a Palavra que vamos meditar. Repita algumas vezes a oração: “Dai-nos, ó Pai, o vosso Espírito Santo!”.

Leitura (Verdade)
Leia o texto e procure compreender o que ele diz. Leia-o novamente e detenha-se em cada um dos personagens presentes na narrativa: Jesus, o publicano Levi, as pessoas da casa de Levi, o grupo de publicanos, os fariseus, os escribas… Qual é o tema que perpassa o diálogo? Quem é Levi? O que significa preparar um banquete para Jesus? Por que Jesus faz a opção pelos doentes, pelos pecadores?
Observe que o evangelista destaca claramente a profissão de Levi: um coletor de impostos e, portanto, tido pelo povo como ladrão. Destaca também que Levi, prontamente, deixa tudo e segue Jesus. Outro elemento importante é o questionamento dirigido mais uma vez aos discípulos de Jesus: “Por que comeis e bebeis com os publicanos e os pecadores?” Porém, é Jesus quem dá a resposta, revelando sua missão de buscar, curar e salvar os que eram considerados excluídos da salvação.

Meditação (Caminho)
Qual é a mensagem do texto para minha vida? Percebo alguma relação entre o texto e a realidade que vivo? Qual é o rosto de Jesus que o texto me revela? Quais sentimentos o texto desperta em mim? O que o texto tem a dizer para as diversas realidades vividas pela humanidade, hoje?
Tenha presente que todo processo de mudança, de conversão, parte de uma iniciativa divina. O próprio Deus nos chama à conversão. É a imagem do médico, citada por Jesus, que vai ao encontro dos doentes, dos excluídos, dos fracos e marginalizados. Ou o gesto de Jesus, que se aproxima de Levi, passa por seu ambiente de trabalho, vê sua realidade e lhe faz um convite de esperança. Na prontidão de Levi em responder ao convite de Jesus, compreendemos que a salvação vai acontecendo na vida daqueles que se abrem para Deus e respondem aos seus apelos.

Oração (Vida)
Em sua oração, apresente ao Senhor a prece que brotou em seu coração depois de ouvir a Palavra. Recorde as pessoas e as realidades que você deseja que possam viver a experiência da libertação e da vida nova trazida por Jesus.
Reze também a Oração da Campanha da Fraternidade 2017: “Deus, nosso Pai e Senhor, nós vos louvamos e bendizemos, por vossa infinita bondade. Criastes o universo com sabedoria e o entregastes em nossas frágeis mãos para que dele cuidemos com carinho e amor. Ajudai-nos a ser responsáveis e zelosos pela Casa Comum. Cresça, em nosso imenso Brasil, o desejo e o empenho de cuidar mais e mais da vida das pessoas, e da beleza e riqueza da criação, alimentando o sonho do novo céu e da nova terra que prometestes. Amém!”

Contemplação (Vida e Missão)
Em quais realidades você percebe a necessidade de uma pronta resposta aos apelos do Senhor?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !