Liturgia diária O anjo Gabriel é enviado por Deus a Maria

4ª Semana do Advento – Ano Litúrgico A

20 de dezembro de 2016

ORAÇÃO DO DIA

Pai, dá-me a graça de ser fiel a ti, como Maria, a perfeita discípula que soube discernir a tua santa vontade, e se mostrar solícita em realizá-la.

PRIMEIRA LEITURA: Is 7,10-14

Leitura do Livro do Profeta Isaías – Naqueles dias, 10o Senhor falou com Acaz, dizendo: 11“Pede ao Senhor teu Deus que te faça ver um sinal, quer provenha da profundeza da terra, quer venha das alturas do céu”. 12Mas Acaz respondeu: “Não pedirei nem tentarei o Senhor”. 13Disse o profeta: “Ouvi então, vós, casa de Davi; será que achais pouco incomodar os homens e passais a incomodar até o meu Deus? 14Pois bem, o próprio Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel”.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 23

          — O Senhor vai entrar, é o Rei glorioso!
— O Senhor vai entrar, é o Rei glorioso!

— Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável.

— “Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação? Quem tem mãos puras e inocente coração, quem não dirige sua mente para o crime.

— Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador”. “É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face.”

EVANGELHO: Lc 1,26-38

          – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

26No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”
29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Oração Inicial
Hoje recordamos um dom precioso que Deus nos deu: o dom da Bondade. Rezemos para que o bem sempre vença e para que as pessoas possam, cada dia mais, viver esse dom. Que o Espírito Santo de Deus seja a nossa luz e que Jesus encontre cada vez mais espaço em nosso coração. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Leia o texto quantas vezes julgar necessário, destacando os verbos e os personagens. Considere o sentido do texto, repita as frases ou palavras que mais lhe chamaram atenção e procure identificar a principal mensagem do Evangelho.

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? No Evangelho que acabamos de ler, vimos que Maria escutou o Senhor. E você? O que escutou do Senhor? Qual palavra o(a) tocou? Qual palavra Deus direcionou a você? Identifique a sua voz e escute-o.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra.” Depois de ter ouvido a Palavra do Senhor, Maria colocou-se à disposição de Deus: “Eis aqui a serva do Senhor”. E você? O que você gostaria de dizer ao Senhor? Aproxime-se dele e faça a sua oração.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que compromisso você assume com Deus hoje?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

LEITURA ORANTE

O anjo Gabriel é enviado por Deus a Nazaré da Galileia. Maria é apresentada em sua virgindade, e José em sua descendência de Davi. O Anjo chega até onde está a virgem. Saudação de introdução, reação de espanto de Maria. Anúncio da concepção de Jesus e pedido de esclarecimento de Maria. Explicação do Anjo, aceitação de Maria. O Anjo se retira. A gravidez de Isabel é um sinal para Maria. A narração é simples, é para ser ouvida e meditada, mais do que ser vista e imaginada. A ação está em torno de Maria, mulher de fé que acolhe a palavra do Anjo e faz acontecer a concepção do Menino, querida por Deus. A concepção é anunciada e ao mesmo tempo a vocação de Maria. Ela é cheia de graça e Deus está com ela. Não precisa temer nada porque encontrou graça diante de Deus. Vai ser mãe e dará ao filho o nome de Jesus. Tudo será obra do Espírito Santo, por isso o que vai nascer também será santo. “Cheia de graça” é um título e um nome. Assim a cumprimenta o Anjo e assim a bendirão todas as gerações.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas.

[apss_share]