Liturgia diária, Nossa Senhora de Guadalupe - Lc 1,39-47

PRECISO MUITO TE AJUDA !
Divida desse mês é de R$ 514,00 (referente a mensalidade do servidor do site) Data para acertar o pagamento: 17/06
Valor arrecadado: R$ 104,89
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

2ª Semana do Advento – Ano Litúrgico B

12 de dezembro de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, conduze-me pelos caminhos de Maria, tua fiel servidora, cuja vida se consumou, sendo exaltada por ti. Que, como Maria, eu saiba me preparar para a comunhão plena contigo.

PRIMEIRA LEITURA: Gl 4,4-7

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas

Irmãos, 4quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, 5a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva. 6E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abá – ó Pai! 7Assim, já não és mais escravo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro: tudo isso, por graça de Deus.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 96

          — Manifestai a sua glória entre as nações.
— Manifestai a sua glória entre as nações.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu Santo nome.

— Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios!

Publicai entre as nações: “Reina o Senhor! Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça”.

EVANGELHO:  Lc 1,39-47

– O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

39Naqueles dias Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. 46Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do

Evangelho

Nossa Senhora de Guadalupe é a mesma que Isabel chamou de bendita entre as mulheres. É aquela que acreditou e que engrandeceu o Senhor com o seu canto. Foi no começo de dezembro de 1531, no México, que o índio Juan Diego, indo para o catecismo e para a Missa, ouviu uma voz que o chamava. Subiu a colina de onde vinha a voz e encontrou-se com a Virgem Maria. A Virgem lhe disse que fosse ao bispo e lhe pedisse que providenciasse a construção de uma igreja naquele lugar. Foi o início das aparições, até o dia em que rosas caíram do poncho do índio diante do bispo. No poncho ficou estampada a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, que se venera no México com muita devoção até hoje. São muitos os milagres que ali acontecem. Ela é Padroeira de toda a América Latina. Juan Diego foi canonizado por São João Paulo II em 2002. Nos diálogos com Juan

Diego, Maria o trata com carinho de mãe. Ele pertencia a um povo maltratado. Há quase 500 anos o manto de Juan Diogo se conserva intacto com a imagem de Maria estampada de forma miraculosa, algo que ninguém ainda conseguiu explicar.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Hoje celebramos a festa da Padroeira da América Latina, Nossa Senhora de Guadalupe. Peçamos ao Senhor o dom da generosidade e a alegria de servir que Maria teve para com Isabel. Rezemos: “Ó Espírito de fé e esperança, enriquecei meu coração com as mesmas virtudes de Maria, de modo que possa alcançar, assim como ela, a bem-aventurança. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho pausadamente, quantas vezes julgar necessário, e identifique os verbos e personagens que mais se destacam na narrativa. De que modo você descreveria a relação de Maria e Isabel? Qual é o tema central do Evangelho?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Faça a meditação da Palavra de Deus, lembrando que meditar não é deixar a mente vazia, mas familiarizá-la com o Evangelho de Jesus Cristo. Escute o que o Senhor quer lhe dizer por meio do Evangelho de hoje.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Neste momento de oração, apresente a Deus, Pai de amor e bondade, seus pedidos, preces e louvores. Entregue ao Senhor tudo que você é e tem. Agradeça-lhe também sua vida.
Conclua rezando com as palavras da canção “Mãe do Céu Morena”, de Pe. Zezinho: “Mãe do Céu Morena, Senhora da América Latina, de olhar e caridade tão divina, de cor igual à cor de tantas raças. Virgem tão serena, Senhora destes povos tão sofridos, Patrona dos pequenos e oprimidos, derrama sobre nós as tuas graças. Derrama sobre os jovens tua luz, aos pobres vem mostrar o teu Jesus, ao mundo inteiro traz o teu amor de Mãe. Ensina quem tem tudo a partilhar. Ensina quem tem pouco a não cansar. E faz o nosso povo caminhar em paz. Derrama a esperança sobre nós. Ensina o povo a não calar a voz. Desperta o coração de quem não acordou. Ensina que a justiça é condição de construir um mundo mais irmão. E faz o nosso povo conhecer Jesus!”

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que apelos a Palavra despertou em seu coração? O que você deseja concretizar em sua vida?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]