Oração diária Nossa Senhora das Dores

24ª Semana Comum – Ano Litúrgico C

15 de setembro de 2016

ORAÇÃO DO DIA

Pai, a prática do amor e da justiça revele tua ação no íntimo do meu coração, transformando-me em instrumento de tua misericórdia, que eleva a humanidade decaída.

PRIMEIRA LEITURA: Hb 5,7-9

Leitura da Carta aos Hebreus – 7Cristo, nos dias de sua vida terrestre, dirigiu preces e súplicas, com forte clamor e lágrimas, àquele que era capaz de salvá-lo da morte. E foi atendido por causa de sua entrega a Deus. 8Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que sofreu. 9Mas, na consumação de sua vida, tornou-se a causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 30

          — Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!
— Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!

— Senhor, eu ponho em vós minha esperança; que eu não fique envergonhado eternamente. Porque sois justo, defendei-me e libertai-me; apressai-vos, ó Senhor, em socorrer-me!

— Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve! Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza; por vossa honra orientai-me e conduzi-me!

— Retirai-me desta rede traiçoeira, porque sois o meu refúgio protetor! Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, porque vós me salvareis, ó Deus fiel!

— A vós, porém, ó meu Senhor, eu me confio, e afirmo que só vós sois o meu Deus! Eu entrego em vossas mãos o meu destino; libertai-me do inimigo e do opressor!

— Como é grande, ó Senhor, vossa bondade, que reservastes para aqueles que vos temem! Para aqueles que em vós se refugiam, mostrando, assim, o vosso amor perante os homens.

EVANGELHO: Jo 19,25-27 ou Lc 2,33-35

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 33o pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda quanto de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Ou (escolhe-se um dos evangelhos)

Evangelho (Jo 19,25-27)

Naquele tempo, 25perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. 26Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. 27Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Setenário das dores. Celebrada a Cruz do Senhor, celebram-se as dores da Senhora, que são sete. Uma, na apresentação do Menino no Templo foi-lhe dito que uma espada transpassaria a sua alma; duas, fugiram para o Egito, porque Herodes queria matar o Menino; três, com seus doze anos, o Menino ficou no Templo entre os doutores sem que os pais soubessem; quatro, a Mãe vê o Filho carregando a cruz no caminho do Calvário; cinco, ela permaneceu ao pé da cruz enquanto Jesus morria; seis, um soldado atravessou o lado de Jesus com uma lança; sete, Jesus morre e é sepultado. “Que lhe importavam lágrimas?”, meditou em poesia Alphonsus de Guimaraens. Chorar. Sofrer por ele, sim. Tudo por esse a quem beijava os olhos, mas contanto que ele, o seu Filho amado, não sofresse! Junto ao lugar do sacrifício, um horto havia, e nele um monumento aberto onde nunca pousara nenhum morto. Sepultaram-no, e a lápide fechou-se. Viu-se depois o túmulo deserto: Voara ao céu quem o céu consigo trouxe. “Ah! Senhora, que sempre tu me prezes como a um filho: eis a prece que te elevo em meio ao temporal dos meus reveses.” Desde cedo lhe dissera Simeão que uma espada de dores iria transpassar seu coração. Mãe sofrida de um Filho irrequieto, sinal de contradição em corações desvendados. Seu Filho não veio trazer a paz. Veio trazer a espada e aí está ela a transpassar seu coração. Desde então a Virgem compreende nossas dores.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Na celebração de hoje, recordamos Maria, com o título de Nossa Senhora das Dores. Peçamos a ela que nos ensine a rezar, para melhor compreendermos a mensagem do Senhor, transmitida por meio de sua Palavra. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário, sublinhando os verbos e as palavras que mais lhe chamam atenção, para assim identificar seu tema central. Se for possível, recorra a outros textos que possam ajudá-lo(a) na compreensão deste.

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? O Evangelho de hoje apresenta a profecia de Simeão, feita ao pai e à mãe do Menino Jesus. O que a Palavra lhe transmite? De que forma Deus o(a) toca neste momento? Leia de novo o texto e escute o que o Senhor tem a lhe dizer.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer ao Senhor? Neste momento de oração, é a sua vez de falar o que deseja e o que está em sua mente e em seu coração. Deus, o Pai de misericórdia e amor, está com você e o(a) escuta.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que o Evangelho o(a) leva a experimentar? Qual atitude você deseja viver neste dia?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]