Oração diária É necessário para vós nascer do alto - Jo 3,7b-15
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o site no ar !

PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Jo 3,7b-15

“Nascer do Espírito” acontecem no momento em que somos batizados e, ao mesmo tempo, o batismo é a expressão de nossa adesão a Jesus Cristo.

Façamos a oração do dia: Pai, lança-me, cada dia, na aventura do Espírito, que me tira do comodismo e do abatimento e me faz superar meus próprios limites.

2ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 13 de abril de 2021

PRIMEIRA LEITURA: At 4,32-37 

Leitura dos Atos dos Apóstolos

32A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava como próprias as coisas que possuía, mas tudo entre eles era posto em comum.

33Com grandes sinais de poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus. E os fiéis eram estimados por todos. 34Entre eles ninguém passava necessidade, pois aqueles que possuíam terras ou casas, vendiam-nas, levavam o dinheiro, 35e o colocavam aos pés dos apóstolos. Depois, era distribuído conforme a necessidade de cada um.

36José, chamado pelos apóstolos de Barnabé, que significa filho da consolação, levita e natural de Chipre, 37possuía um campo. Vendeu e foi depositar o dinheiro aos pés dos apóstolos.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 93(92)

— Reina o Senhor, revestiu-se

de esplendor.

— Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.

— Deus é Rei e se vestiu de majestade, revestiu-se de poder e de esplendor!

— Vós firmastes o universo inabalável, vós firmastes vosso trono desde a origem, desde sempre, ó Senhor, vós existis!

— Verdadeiros são os vossos testemunhos, refulge a santidade em vossa casa, pelos séculos dos séculos, Senhor!

EVANGELHO: Jo 3,7b-15 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 7b“Vós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.

9Nicodemos perguntou: “Como é que isso pode acontecer?” 10Respondeu-lhe Jesus: “Tu és mestre em Israel, mas não sabes estas coisas? 11Em verdade, em verdade, te digo, nós falamos daquilo que sabemos e damos testemunho daquilo que temos visto, mas vós não aceitais o nosso testemunho. 12Se não acreditais, quando vos falo das coisas da terra, como acreditareis se vos falar das coisas do céu? 13E ninguém

subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. 14Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Quem foi batizado é como o vento que sopra onde quer, agita e movimenta o que encontra pela frente, impulsiona e refresca. São coisas da terra e é de coisas da terra que Jesus conversa com Nicodemos. O batizado atua neste mundo. Foi neste mundo que o Verbo se encarnou. Deus deixou de ser uma ideia e surgiu no meio de nós em forma humana palpável. Podemos crer nele sem ilusões nem fantasias.

Nele e por ele temos segurança em relação ao que ainda não vemos e chamamos de “coisas do céu”. Quem nele crê tem a vida eterna. Cremos no que o Senhor nos diz e cremos

nele. Ele nos fala nas Escrituras Sagradas e nos sinais sacramentais. São sinais sacramentais os sete que celebramos e o irmão a quem amamos. As expressões “nascer de novo”, “nascer do alto”, “nascer do Espírito” acontecem no momento em que somos batizados e, ao mesmo tempo, o batismo é a expressão de nossa adesão a Jesus Cristo. Decidimos viver por Cristo e por seu Evangelho.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Coloquemo-nos na presença do Senhor, para fazermos nossa oração com a Palavra. Abrir-se ao Espírito de Deus é contrapor-se à lógica materialista e viver na lógica do amor. Iluminar, ressignificar, nossas opções com aquela intuição e fé que ultrapassa os nossos sentidos físicos.
Peçamos ao Divino Espírito Santo esta graça, este discernimento.

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Faça a leitura do relato bíblico diversas vezes, destacando os verbos e os personagens que aparecem na narrativa. Atente-se ao diálogo de Nicodemos com Jesus: O que Jesus diz a Nicodemos? Qual a dificuldade de Nicodemos?

Agarrado ao sistema religioso que o envolvia, Nicodemos, apesar da boa vontade, tem dificuldade em aceitar a novidade do projeto de Jesus. O mistério vai se revelando aos poucos. Jesus evoca o episódio de Moisés, que elevou uma serpente de bronze em uma haste, figurando o Filho do Homem que será elevado na cruz. Quem olhava para a serpente, vivia; quem olhar para o Filho do Homem na cruz, viverá.

O verbo amar ilumina todo este texto de João. Por amor, Deus enviou seu Filho Unigênito ao mundo. Este, por sua vez, ama os que estão no mundo, confirmando-os em sua vocação e encaminhando-os para a vida eterna. Como complementação do amor, os discípulos de Jesus devem amar-se mutuamente.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim?
Leia novamente o Evangelho e deixe-se tocar diretamente por ele. Neste momento, é importante que você esteja atento(a) àquilo que está meditando, pois é o Senhor quem está falando com você por meio de sua Palavra.
Qual é o seu diálogo com o Mestre? O que você tem mais dificuldade de entender? Fale com Jesus. Interrogue-o como fez Nicodemos.

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Na oração, você é convidado(a) a dizer ao Senhor o que a sua Palavra provocou em você. Apresente a Deus, Pai de amor e bondade, seu louvor, súplica ou agradecimento.
Peça a graça de renascer pelo Espírito e afeiçoar-se às coisas do alto.

Contemplação (Vida e Missão)

Olhe para dentro de seu coração e procure identificar o sentimento que a palavra despertou em você. Com a palavra na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver no dia de hoje?

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui