Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 17,26-37
Jesus Cristo quer renovar nosso interior, a casa de nossa existência, e nos colocar numa caminhada de fé, de vida e de compromisso fraterno, no caminho do amor verdadeiro.
Façamos a oração do dia: Pai, dá-me suficiente sensatez para não buscar segurança e salvação nos bens deste mundo, pois só as encontro junto de ti, na obediência fiel à tua vontade.
32ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A
Liturgia do dia 13 de novembro de 2020
PRIMEIRA LEITURA: 2Jo 4-9
Leitura da Segunda Carta de São João – 4Muito me alegrei, Senhora, por ter encontrado alguns dos teus filhos que caminham conforme a verdade, segundo o mandamento que recebemos do Pai.
5E agora, Senhora, eu te peço – não que te esteja escrevendo a respeito de um novo mandamento, pois se trata daquele que temos desde o princípio: amemo-nos uns aos outros. 6E amar consiste no seguinte: em viver conforme os seus mandamentos.
Este é o mandamento que ouvistes desde o início para guiar o vosso proceder.
7Acontece que se espalharam pelo mundo muitos sedutores, que não confessam a Jesus Cristo encarnado. Está aí o Sedutor, o Anticristo. 8Tomai cuidado, se não quereis perder o fruto do vosso trabalho, mas sim, receber a plena recompensa. 9Todo o que não permanece na doutrina de Cristo, mas passa além, não possui a Deus. Aquele que permanece na doutrina é o que possui o Pai e o Filho.
–
– Graças a Deus.
SALMO 119(118)
Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo!
— Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo!
— Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo!
— Feliz o homem que observa seus preceitos, e de todo o coração procura a Deus!
— De todo o coração eu vos procuro, não deixeis que eu abandone a vossa lei!
— Conservei no coração vossas palavras, a fim de que eu não peque contra vós.
— Sede bom com vosso servo, e viverei, e guardarei vossa palavra, ó Senhor.
— Abri meus olhos, e então contemplarei as maravilhas que encerra a vossa lei!
EVANGELHO: Lc 17,26-37
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
– Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 26“Como
28Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. 29Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos. 30O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado. 31Nesse dia, quem estiver no terraço, não desça para apanhar os bens que estão em sua casa.
E quem estiver nos campos não volte para trás. 32Lembrai-vos da mulher de Ló. 33Quem procura ganhar a sua vida vai perdê-la; e quem a perde vai conservá-la. 34Eu vos digo: nesta noite, dois estarão numa cama; um será tomado e o outro será deixado. 35Duas mulheres estarão moendo juntas; uma será tomada e a outra será deixada. 36Dois homens estarão no campo; um será levado e o outro será deixado”. 37Os
– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
No tempo de Noé, todos estavam vivendo tranquilamente a vida de cada dia, sem maiores preocupações, quando de repente veio o dilúvio. Assim acontecerá “nos dias do Filho do Homem”, no tempo da manifestação final de Jesus Cristo. Tudo acontecerá de repente e rapidamente, sem que saibamos exatamente como.
Os fariseus perguntaram quando virá o Reino. Os discípulos perguntam onde acontecerá tudo o que Jesus está anunciando para o fim do mundo. A resposta é enigmática. Os abutres se reúnem onde está o cadáver. Veio o dilúvio e ninguém estava esperando. O dia do Filho do Homem acontecerá sem nos darmos conta. Será essa a sensação da morte? Uma luz intensa de curta duração nos envolvendo, pondo-nos em estado de êxtase à espera da ressurreição?
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
Jesus Cristo quer renovar nosso interior, a casa de nossa existência, e nos colocar numa caminhada de fé, de vida e de compromisso fraterno, no caminho do amor verdadeiro.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”
Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Leia o Evangelho com bastante atenção, detendo-se nos versículos que mais chamam sua atenção. Observe o contexto do relato evangélico. Quais são as imagens utilizadas por Jesus? Qual é o tema central de sua mensagem? O que esse relato nos ensina?
“Muitos desejavam a vinda definitiva do Filho do Homem, num julgamento universal. Mais ainda o desejavam. O Dia do Senhor colocaria um ponto final no reino do mal e a instalação definitiva do bem. Maranatha é a última palavra da Bíblia: “Vem, Senhor, e não demores!”.
Usando o paralelismo com o Antigo Testamento, Jesus adverte seus discípulos sobre os tempos, antes do fim. Será um tempo no qual a vida segue seu curso normal e o empenho da fé será substituído pela negligência. A salvação de Deus acontece no tempo. O próprio Jesus se fez carne – se fez história – e armou sua tenda entre nós. É perigoso engano deixar para mais tarde. O tempo de Deus é agora. Agora é o tempo de amadurecer nosso projeto de salvação.
Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim? Como acolho as palavras e os ensinamentos de Jesus em minha vida?
Coloque-se diante da Palavra e esteja atento(a) ao que o Senhor diz ao seu coração. Estou atento(a) aos sinais de Deus em minha vida?
Oração (Vida)
“Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”
Contemplação (Vida e Missão)
Qual apelo a Palavra de Deus despertou em seu coração? O que você se propõe a viver hoje? Como pretende atingir esse propósito?
Bênção
- O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.
- Ele está no meio nós.
Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!
Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.
Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.
Confira a Homilia dominical. – Clique aqui
AJUDE A MANTER O SITE NO AR !
Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto
ou
PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto
Deus te abençoe !