Oração diária, Ninguém vai ao Pai senão por mim - Jo 14,6-14
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o site no ar !

PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Jo 14,6-14

Jesus define a si mesmo: Caminho, Verdade e Vida. Ele é o único Caminho que nos conduz ao Pai, de modo que ninguém vai ao Pai senão por ele.

Façamos a oração do dia: Pai, que eu saiba reconhecer-te na pessoa de Jesus, expressão consumada de teu amor misericordioso por todos os que desejam estar perto de ti.

5ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 03 de maio de 2021

PRIMEIRA LEITURA: 1Cor 15,1-8

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios

1Irmãos, quero lembrar-vos o evangelho que vos preguei e que recebestes, e no qual estais firmes. 2Por ele sois salvos, se o estais guardando tal qual ele vos foi pregado por mim. De outro modo, teríeis abraçado a fé em vão. 3Com efeito, transmiti-vos, em primeiro lugar, aquilo que eu mesmo tinha recebido, a saber: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; 4que foi sepultado; que, ao terceiro dia, ressuscitou, segundo as Escrituras’; 5e que apareceu a Cefas e, depois, aos Doze.

6Mais tarde, apareceu a mais de quinhentos irmãos, de uma vez. Destes, a maioria ainda vive e alguns já morreram. 7Depois, apareceu a Tiago e, depois, apareceu aos apóstolos todos

juntos. 8Por último, apareceu também a mim, como a um abortivo.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO  19A(18)

— Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

— Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

— Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia.

— Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz.

EVANGELHO: Jo 14,6-14

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: 6“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”.

8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não

acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

“Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta.” Hoje é festa dos apóstolos São Filipe e São Tiago, o Menor, que era filho de Alfeu e primo de Jesus. Neste diálogo de Jesus com Filipe percebemos a grandiosidade da encarnação do Verbo de Deus.

“Filipe, quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?”. O Deus Altíssimo se tornou Deus conosco. Jesus, o “símbolo de Deus”, é o “revelador de Deus na comunidade cristã, a mediação decisiva da salvação de Deus”.

Deus entrou na nossa história e se tornou um de nós. Os primeiros cristãos o conheceram como Jesus de Nazaré, e nos deixaram por escrito a experiência de conviver com ele. Podemos não compreender o que significa: “Eu estou no Pai e o Pai está em mim”, mas entendemos que, estando com Jesus de Nazaré, estamos com o Pai, sem confundir um com o outro.
Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Memória de São Felipe e São Tiago, testemunhas da vida e ressurreição de Jesus. Agradeçamos ao Senhor pelos apóstolos que nos deixaram tão grande e sólida herança de fé.

Senhor da Luz, Deus de misericórdia, fazei com que vossa Palavra produza no meio da sociedade frutos de paz, saúde, justiça e solidariedade. E que eu seja testemunha de vosso amor por nós. Amém.

Leitura (Verdade)

Observo a quem Jesus se dirige, para quem ele fala, de quem ele fala. Observo os verbos e os destinatários das ações e em quem devemos crer.

“Nos Evangelhos são dados muitos nomes a Jesus. Ele é o Mestre, o Pão da Vida, o Bom Pastor. No texto de hoje, Jesus define a si mesmo: Caminho, Verdade e Vida. Ele é o único Caminho que nos conduz ao Pai, de modo que ninguém vai ao Pai senão por ele. Ele proclama “Eu Sou” e desdobra em três termos sobrepostos: Caminho, Verdade e Vida. Ele não veio nos ensinar verdades, mas ele mesmo é a Verdade; ele veio nos dar a Vida em plenitude. Aqueles que crerem continuarão a missão de Jesus e a estenderão por toda parte. Nisso, suas obras, confirmadas pelo Espírito Santo, serão maiores que as de Jesus. Os discípulos, antes de serem denominados cristãos, eram conhecidos como os que estavam no caminho.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Continuo caminhando mesmo nos momento de dúvida? Minha fé me faz crer que o Senhor é meu Pastor e Guia. Que força têm essas palavras de Jesus em minha vida? “Pois eu vou para o Pai. E o que pedirdes em meu nome, eu o farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes algo em meu nome, eu o farei”.

Oração (Vida)

Ao Senhor entregamos nosso dia e pedimos que o Espírito Santo nos conceda a graça do discernimento para buscarmos a Luz verdadeira, que deve orientar a nossa vida, nosso agir e nossas decisões.
Peçamos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação nos mantenha caminhando sempre na estrada de Jesus. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra de Deus encontrou sintonia em sua vida? O que você deseja colocar em prática neste dia?

Bênção

A bênção do Pai, o amor do Filho e a luz do Espírito Santo estejam sobre mim e sobre toda a humanidade. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui