Oração diária Ninguém põe vinho novo em odres velhos

22ª Semana Comum – Ano Litúrgico C

02 de setembro de 2016

ORAÇÃO DO DIA

Pai, abre meu coração para acolher a novidade trazida por Jesus, sem querer deturpá-la com meus esquemas mesquinhos e contaminá-la com o egoísmo e o pecado.

PRIMEIRA LEITURA: 1Cor 4,1-5 

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios – Irmãos, 1que todo o mundo nos considere como servidores de Cristo e administradores dos mistérios de Deus. 2A este respeito, o que se exige dos administradores é que sejam fiéis. 3Quanto a mim, pouco me importa ser julgado por vós ou por algum tribunal humano. Nem eu me julgo a mim mesmo. 4É verdade que a minha consciência não me acusa de nada. Mas não é por isso que eu posso ser considerado justo. 5Quem me julga é o Senhor. Portanto, não queirais julgar antes do tempo. Aguardai que o Senhor venha. Ele iluminará o que estiver escondido nas trevas e manifestará os projetos dos corações. Então, cada um receberá de Deus o louvor que tiver merecido. – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 36

          — A salvação de quem é justo vem de Deus.
— A salvação de quem é justo vem de Deus.

— Confia no Senhor e faze o bem, e sobre a terra habitarás em segurança. Coloca no Senhor tua alegria, e ele dará o que pedir teu coração.

— Deixa aos cuidados do Senhor o teu destino; confia nele, e com certeza ele agirá. Fará brilhar tua inocência como a luz, e o teu direito, como o sol do meio-dia.

— Afasta-te do mal e faze o bem, e terás tua morada para sempre. Porque o Senhor Deus ama a justiça, e jamais ele abandona os seus amigos.

— A salvação dos piedosos vem de Deus; ele os protege nos momentos de aflição. O Senhor lhes dá ajuda e os liberta, defende-os e protege-os contra os ímpios, e os guarda porque nele confiaram.

EVANGELHO: Lc 5,33-39

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 33os fariseus e os mestres da Lei disseram a Jesus: “Os discípulos de João, e também os discípulos dos fariseus, jejuam com frequência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem”. 34Jesus, porém, lhes disse: “Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? 35Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão”.
36Jesus contou-lhes ainda uma parábola: “Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha. 37Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama; e os odres se perdem. 38Vinho novo deve ser posto em odres novos. 39E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo; porque diz: o velho é melhor”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Discípulos de João, discípulos dos fariseus, discípulos de Jesus. Multiplicam-se os mestres, seguem-nos discípulos. E isso é muito bom. Quem aprende alguma coisa deve transmitir, e quando se trata da vida e de sua sabedoria, ainda mais. Quem estuda a Sagrada Escritura tem que fazer discípulos, com eles refletir para com eles continuar aprendendo. Mestres fazem escola e as escolas têm características próprias. Eles não fazem prédios. São pessoas de intuição profunda, cheias de sabedoria, que propõem caminhos de vida. João, os fariseus, Jesus eram assim. A turma de Jesus, porém, parecia diferente. Os discípulos de João e dos fariseus jejuavam e rezavam. Os de Jesus comiam e bebiam. Jesus diz que seus discípulos jejuarão quando ele lhes for tirado. Jejuarão a ausência de Jesus. Jejum de Jesus. Ou não jejuarão nunca porque Jesus nunca lhes será tirado. Estará sempre com eles. Não é uma oração aqui e uma mortificação lá que fazem a nova criatura. Remendo novo não combina com roupa velha.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Na sexta-feira, somos convidados a rezar pelas intenções do Apostolado da Oração, portanto, estejamos em comunhão com elas. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? “Podeis obrigar os convidados do casamento a jejuar, enquanto o noivo está com eles? Dias virão, então, quando o noivo lhes for tirado, naqueles dias vão jejuar.” A leitura do texto é o primeiro passo da leitura orante, por isso, faça-a com bastante calma. Destaque as palavras que mais lhe chamam atenção, observe os personagens e as suas ações no texto. Se possível, recorde outros textos que possam ajudá-lo a compreender este Evangelho.

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Na festa do noivo não se faz jejum, pois, se ele está presente, não é necessário jejuar. De que forma a Palavra de hoje o(a) tocou? O que o Senhor falou diretamente a você? Leia novamente o texto, se achar necessário, para escutar a voz do Pai falando ao seu coração. Deixe-se tocar por sua Palavra.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Jesus é o “vinho novo” na vida do batizado, por isso, volte-se para Ele e dirija-lhe sua oração. Diga-lhe o que está em sua mente e em seu coração, pois Ele o(a) escuta.

Contemplação (Vida e Missão)
O que o Evangelho de hoje o(a) leva a experimentar? Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Ao longo do dia, procure estar com Jesus, colocando em prática os ensinamentos transmitidos pela Palavra rezada neste dia.

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]