Oração diária, Vós pareceis justos, mas Deus conhece vossos corações - Lc 16,9-15

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 16,9-15

Façamos a oração do dia: Pai, meu coração está todo centrado em ti, e em ti encontra consolo e proteção. Meu único anseio é não deixar que se abale esta segurança, fonte de minha felicidade.

31ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 06 de novembro de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Rm 16,3-9.16.22-27  

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos, 3saudai Prisca e Áquila, colaboradores meus em Cristo Jesus, 4os quais expuseram a sua própria vida para salvar a minha. Por isso, eu lhes sou agradecido; não somente eu, mas também todas as Igrejas do mundo pagão. 5Saudai igualmente a Igreja que se reúne na casa deles. Saudai meu muito estimado Epêneto, que faz parte dos primeiros frutos da Ásia para Cristo. 6Saudai Maria, que trabalhou muito em proveito vosso. 7Saudai Andrônico e Júnias, meus parentes e companheiros de prisão, apóstolos notáveis e que se tornaram discípulos de Cristo antes de mim. 8Saudai Ampliato, a quem estimo muito no Senhor. 9Saudai Urbano, nosso colaborador em Cristo, e a meu caríssimo Estaquis. 16Saudai-vos uns aos outros com o beijo santo. Todas as Igrejas de Cristo vos saúdam. 22Saúdo-vos eu, Tércio, que escrevo esta epístola no Senhor.

23Saúda-vos Caio, meu hóspede e de toda a Igreja. 24Saúda-vos

Erasto, tesoureiro da cidade, e o irmão Quarto. 25Glória seja dada àquele que tem o poder de vos confirmar na fidelidade ao meu evangelho e à pregação de Jesus Cristo, de acordo com a revelação do mistério mantido em sigilo desde sempre. 26Agora este mistério foi manifestado e, mediante as Escrituras proféticas, conforme determinação do Deus eterno, foi levado ao conhecimento de todas as nações, para trazê-las à obediência da fé. 27A ele, o único Deus, o sábio, por meio de Jesus Cristo, a glória, pelos séculos dos séculos. Amém!

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 145(144)

— Bendirei o vosso nome pelos séculos, Senhor!

— Bendirei o vosso nome pelos séculos, Senhor!

— Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre. Grande é o Senhor e muito digno de louvores, e ninguém pode medir sua grandeza.

— Uma idade conta à outra vossas obras e publica vossos feitos poderosos; proclamam todos o esplendor de vossa glória e divulgam vossas obras portentosas!

— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!

EVANGELHO:
Lc 16,9-15

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 9“Usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas. 10Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes. 11Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem? 12E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso? 13Ninguém pode servir a dois senhores: porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. 14Os fariseus, que eram amigos do dinheiro, ouviam tudo isso e riam de Jesus. 15Então Jesus lhes disse: “Vós gostais de parecer justos diante dos homens, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito, o que é importante para os homens, é detestável para Deus”.

Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

“Usem o dinheiro para fazer amigos, que receberão vocês nas moradas eternas.” Orientação clara e precisa dada por Jesus Cristo. Não se trata de tirar dos ricos para dar aos pobres. Trata-se em primeiro lugar do uso do nosso parco dinheiro honesto ganho com o suor do nosso rosto. É com ele que podemos fazer amigos, socorrendo pobres, aflitos e famintos. Eles abrirão para nós as portas do céu, porque Jesus, o dono da casa, se identifica com eles.

Preparando-nos para o fim do mundo e o fim da nossa vida, somos chamados à prática das obras de misericórdia. Diz São Lucas que “os fariseus, amigos do dinheiro, ouviam tudo isso e zombavam de Jesus”. Jesus não vê possibilidade de servir a Deus sendo amigo do dinheiro. De qualquer forma, as obras exteriores precisam corresponder ao que temos no coração, nossas intenções, nosso projeto de vida. “Deus conhece os vossos corações”. Sabemos que as aparências enganam.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Nossa vida exige que avaliemos constantemente nossas atitudes e o caminho pelo qual andamos

“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário, grifando as palavras que mais chamaram sua atenção.

“Jesus, o pregador dos caminhos, nasceu numa gruta e foi sepultado num túmulo emprestado. Pobre, anuncia a Boa-Nova aos pobres. Ele teve uma postura dura e apontou os perigos da riqueza. Quando fala dos “ricos”, o Evangelho aponta as pessoas que colocam toda a sua segurança no dinheiro. A maldição da riqueza pode atingir também os que nada possuem, mas têm adoração pelo dinheiro. Ele é uma mediação para o bem ou para o mal. É necessário e útil. O mal do dinheiro está na idolatria. Ele pretende ser adorado. Com ele, podemos comprar coisas, mas não a felicidade. Em casos extremos, o dinheiro assume a condição de senhor em relação aos seus seguidores. O dinheiro deve ser nosso empregado, e nunca nosso patrão.” 

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Faça a sua meditação, escute o que Jesus tem a lhe dizer e deixe que a Palavra se misture com a sua vida. Aos discípulos de Jesus é pedida a atitude da fidelidade mesmo nas pequenas coisas. Pensemos por alguns instantes no desafio que é o trabalho de evangelização nos dias de hoje. Os valores do Reino e do Evangelho ainda encontram espaço no coração das pessoas? Que atitudes são pedidas aos cristãos para que o seu testemunho continue revelando o rosto de Cristo?

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O templo do Senhor deve ser o nosso coração, e Ele deseja escutar o que temos a dizer. Aproxime-se de Deus e faça a sua oração, mantendo em mente que é com muito amor e carinho que Ele o(a) acolhe. Abra o seu coração e faça a sua oração, que pode ser de súplica, louvor ou agradecimento. Reze e expresse-se sem medo.

Contemplação (Vida e Missão)

Um pequeno gesto de amor pode fazer alguém feliz. Como você que acolher e alegrar os que aproximam de você hoje?

Bênção

“Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. (…) Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem. (Romanos 12, 12; 21)

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !