Oração diária Natividade de São João Batista

Natividade de São João Batista – Ano Litúrgico C

24 de junho de 2016

ORAÇÃO DO DIA

Pai, toma-me sob a tua proteção e robustece-me com o teu Espírito, de modo que eu possa cumprir, com coragem e fidelidade, as tarefas do Reino que me são confiadas.

PRIMEIRA LEITURA:  Is 49,1-6

Leitura do Livro do Profeta Isaías – 1Nações marinhas, ouvi-me, povos distantes, prestai atenção: o Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de minha mãe ele tinha na mente o meu nome; 2fez de minha palavra uma espada afiada, protegeu-me à sombra de sua mão e fez de mim flecha aguçada, escondida em sua aljava, 3e disse-me: “Tu és o meu Servo, Israel, em quem serei glorificado”.
4E eu disse: “Trabalhei em vão, gastei minhas forças sem fruto, inutilmente; entretanto o Senhor me fará justiça e o meu Deus me dará recompensa”. 5E agora diz-me o Senhor – ele que me preparou desde o nascimento para ser seu Servo – que eu recupere Jacó para ele e faça Israel unir-se a ele; aos olhos do Senhor esta é a minha glória. 6Disse ele: “Não basta seres meu Servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra”. – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 138

— Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes!
— Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes!

— Senhor, vós me sondais e conheceis, sabeis quando me sento ou me levanto; de longe pe­netrais meus pensamentos; per­cebeis quando me deito e quando eu ando, os meus caminhos vos são todos conhecidos.

— Fostes vós que me formastes as entranhas, e no seio de minha mãe vós me tecestes. Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me for­mastes!

— Até o mais íntimo, Senhor, me conheceis; nenhuma sequer de minhas fibras ignoráveis, quando eu era modelado ocultamente, era formado nas entranhas subterrâneas.

SEGUNDA LEITURA: At 13,22-26

Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias, Paulo disse: 22“Deus fez surgir Davi como rei e assim testemunhou a seu respeito: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que vai fazer em tudo a minha vontade’. 23Conforme prometera, da descendência de Davi Deus fez surgir para Israel um Salvador, que é Jesus.
24Antes que ele chegasse, João pregou um batismo de conversão para todo o povo de Israel. 25Estando para terminar sua missão, João declarou: ‘Eu não sou aquele que pensais que eu seja! Mas vede: depois de mim vem aquele, do qual nem mereço desamarrar as sandálias’. 26Irmãos, descendentes de Abraão, e todos vós que temeis a Deus, a nós foi enviada esta mensagem de salvação”. – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

EVANGELHO: Lc 1,57-66.80

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

          57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe, porém disse: “Não! Ele vai chamar-se João”.
61Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. 63Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: “João é o seu nome”. E todos ficaram admirados. 64No mesmo instante, a boca de Za­carias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Ju­deia. 66E todos os que ouviam a notícia ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele. 80E o menino crescia e se fortalecia em espírito. Ele vivia nos lugares desertos, até o dia em que se apresentou publicamente a Israel.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Nasce João. O nome João lhe foi dado por seu pai, e com insistência porque assim lhe foi dito pelo Anjo: “Tu lhe porás o nome de João”, que quer dizer “O Senhor é favorável”. João foi de fato um presente para seus pais. Ficou conhecido como o Batista porque batizava no rio Jordão. No dia do seu nascimento houve muita alegria nas montanhas de Judá. Ele nasceu na aldeia de Ein Karem, ao lado de Jerusalém, onde há uma igreja que marca o lugar do nascimento. Outra igreja é dedicada à Visitação de Maria a Santa Isabel, num lugar mais alto e mais ameno, onde Zacarias se instalou durante a gravidez de Isabel. Zacarias recuperou a fala naquele dia e proclamou o “Benedictus”, Bendito seja o Senhor Deus de Israel, que a Igreja canta todos os dias no fim do Ofício de Laudes. Viveu no deserto talvez com essênios, certamente com beduínos, não sabemos, até o dia em que começou a pregar e a batizar para a conversão.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Hoje a Igreja está em festa, pois celebra a Natividade de São João Batista. Celebremos este dia com muita fé e peçamos a intercessão de São João, para que sejamos fiéis discípulos de Jesus. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre da sua consolação, por Cristo, Senhor nosso. Amém!”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? “Quando se completou o tempo da gravidez, Isabel deu à luz um filho” (Lc 1,57). A quem o texto se refere? Leia o Evangelho com atenção, grifando as palavras ou frases que mais o(a) tocam. Quais personagens aparecem no texto? Identificar os personagens vai ajudá-lo(a) a descobrir o que o Senhor quer lhe dizer por meio de sua Palavra.

Meditação (Caminho)
No Evangelho de hoje, vimos que a Palavra do Senhor foi dirigida a Maria, e ela o escutou. Neste segundo passo da leitura orante, você também deve escutar o que o Senhor lhe fala. Leia novamente o texto bíblico e destaque aquilo que mais lhe chama atenção. O que o texto diz a você? Qual é o caminho que essa Palavra lhe indica?

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O momento da oração é muito importante na leitura orante. Coloque-se diante do Senhor, silencie a sua mente e o seu coração e, sem medo, dirija a Deus a sua oração. Apresente as suas intenções e as realidades pelas quais você quer rezar.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Repasse este momento de leitura orante e contemple a Palavra. Procure perceber quais sentimentos surgiram em você e por quais caminhos o Espírito Santo quer conduzi-lo(a) neste dia.

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]